Chat Feminino
Sororidade
Comportamento

Sobre a tal sororidade

Eu falei sobre feminismo lá em 2015 aqui no blog e ainda estudo muito sobre o assunto e posso sim me considerar feminista e tenho tido muita vontade de trazer mais conteúdo desse viés aqui pro Chat Feminino. É uma coisa que eu já falo muito em outras redes sociais que achei justo trazer a discussão pra cá também.  Dentro desse conceito, o do feminismo, a gente encontra várias palavras que muitas vezes o significado fica difuso nas redes sociais e uma delas é a tal sororidade. Hoje eu resolvi falar um pouco sobre ela e porque ela é tão importante para as mulheres.

Você certamente já deve ter ouvido essa palavra em algum lugar e de acordo com o Dicionário de Estudos de Gêneros e Feminismos, de Suzana Beatriz Gamba, sororidade é:

“ uma dimensão ética, política e prática do feminismo contemporâneo. É uma experiência subjetiva entre mulheres na busca por relações positivas e saudáveis, na construção de alianças existencial e política com outras mulheres, para contribuir com a eliminação social de todas as formas de opressão e ao apoio mútuo para alcançar o empoderamento vital de cada mulher”.

Eu sei que a construção do conceito parece complicada, mas é mais simples do que você pode imaginar. Aliança é parceria, é empatia, é apoio.

SororidadeFoto: Shutterstock

Quando crescemos, nós mulheres somo incentivadas a julgar, invejar e competir com outras mulheres. Conheço irmãs que cresceram em um ambiente separatista, de competição e aquela velha inveja, ao invés de amizade, união e apoio. Mulheres não devem competir.

E é baseado nessa premissa de que as mulheres não devem competir, e sim se apoiar, que a sororidade está inserida. Mulheres, em várias situações são julgadas e apontadas primeiro por outras mulheres. Por exemplo, uma moça foi estuprada e o caso foi parar nas redes sociais, quantos comentários de outras mulheres com o seguinte teor a gente não vê:

“Se tivesse na igreja isso não teria acontecido?”
“Também olha a roupa que ela estava usando.”
“Saiu de madrugada sozinha porque quis.”

Cadê o acolhimento? A aliança? Nós mulheres devemos ser por nós primeiro, unidas nós somos mais fortes.

A sororidade e a empatia devem andar de mãos dadas para que a gente consiga construir uma sociedade mais justa e igualitária. Enquanto as mulheres seguem brigando entre si, competindo e exaltando umas e diminuindo as outras, continuaremos com essa sociedade machista que a gente vive.

Estava conversando sobre isso com uma amiga e ela disse uma frase que eu gostei muito e apoio 110%: 

“o machismo cai quando as mulheres se unem e não se curvam mais”

Você não precisa ser amiga de todas as mulheres, mas não julgue-as apenas por serem mulheres. 

Sororidade vai além de amar, apoiar e ter empatia pelas suas amigas. É simples e fácil apoiar quem a gente ama né? Difícil é não julgar aquela menina que infelizmente nunca nos desceu. Aquela mocinha que sempre nos tratou mal, mas que, não precisamos amar, mas também não precisamos julgar. É um exercício difícil e árduo, mas que demanda tempo e também vontade. ;)

Na internet a gente vê muito posts e camisetas com a frase:

Num mundo cheio de Kardashian, seja uma Diana.

Feminismo - O que não fazer

Nunca exalte uma mulher diminuindo as outras.

Lady Di foi uma mulher incrível, eu sou super admiradora da história dela, mas não precisa diminuir as Kardashians para ressaltar o quanto Lady Di foi maravilhosa. Aliás, porque as Kardashians não são consideradas maravilhosas também? Eu por exemplo gosto demais de todas, não entendo a diminuição que a sociedade faz com elas, uma família praticamente feminina, cheia de empoderamento, Girl Power e empreendedorismo. Foi porque a Kim ficou famosa depois de uma sex tape e fez desse limão uma baita de limonada na vida dela?

Se estamos falando tanto em não julgar umas as outras, porque então esse julgamento preconceituoso com as Kardashians? São esses pequenos detalhes, que mudam as coisas sabe?

Eu vejo também muita gente falando de competição amigável entre as mulheres, não se enganem, isso também é só mais uma perpetuação do machismo. Sororidade não é isso! Sororidade é empatia, acolhimento, ajuda, apoio.

É uma desconstrução diária, um exercício de rever conceitos e atitudes. De tentar ser cada dia um pouquinho melhor e juntas, vamos sempre mais longe!

Eu acredito!

 

Beijinhos!

Me segue nas Redes Sociais ⇒ Instagram |  Twitter | Facebook

 

You Might Also Like...

2 Comments

  • Reply
    Ana Lu Fragoso | Oxente Menina
    24 de outubro de 2017 at 3:52 pm

    Assunto que dá pano pra manga, Nary. Lendo seu texto, a primeira coisa que me veio à cabeça ao ler sobre competição foi de quando era mais nova e ia pras festinhas e via as meninas num faniquito louco, praticamente se empurrando, pra chamar a atenção de um cara. E daí q era o paquera da sua melhor amiga? O importante era provar q vc podia mais q ela. Mesmo sem pensar em sororidade na época, já achava esse tipo de atitude uma puta de uma sacanagem.
    Que bom que hoje as informações estão aí para refletirmos melhor e dar as mãos, inclusive em relação a coisas bobas e pequenas como essa que citei. As pequenas coisas também servem de começo.

    • Reply
      Nary
      24 de outubro de 2017 at 6:34 pm

      Começa de cedo né? Essa competição, acho que eu mesma já caí nessa merda de competir por ome, mas que bom que eu aprendi. rsss

Leave a Reply