Chat Feminino
Saúde

Sobre LER (lesão por esforço repetitivo).

Sofro de tendinite há anos e por mais que hoje esteja tudo um pouco mais controlado, ainda sinto dores fortíssimas no braço, no antebraço, na mão, no pulso, no pescoço e até na lombar. Sim, porque para quê ter só tendinite, se você pode ter tendinite e desvio na coluna e bagunçar tudo de uma vez?
Tirando o fato que essa doença não tem cura e que eu trabalho com computador – o que prejudica mais ainda – existem alguns tratamentos bem aliviadores e até quase erradicadores daquelas dores que me impedem, às vezes, de virar o volante do carro quando preciso de mais força ou, ainda, carregar uma caixa de lata de cervejas.

1. Reeducação Postural Global (RPG)
Comecei meu tratamento fazendo 10 sessões de RPG. No começo doía um pouco e eu pude ter noção do quanto minha postura era torta a cada sessão realizada. No fim, quando minha postura já estava melhor – e se você descuidar, ela volta a ser o que era e o RPG perde todos seus efeitos – dava até sono e, por incrível que pareça, até tirar um cochilo na maca eu tirava. E não achem absurdo, para quem já conseguiu pescar fazendo progressiva, com aquele puxa-puxa da escova e o calor do secador do cabelo, dormir durante uma sessão de RPG pode ser mais que normal.

2. Fisioterapia
Depois de imobilizar o braço por três dias por conta das dores que eu sentia, tive que consultar um fisioterapeuta e fazer mais 10 sessões, só que agora de fisioterapia. Tomava choquinho no local afetado – o que eu mais gostava – ficava com um aparelho em cima do braço esquentando e no final tinha exercício para fortalecer a musculatura. Foram 10 sessões que amenizaram bastante minhas dores, mas não as mandaram embora.

3. Exercícios físicos
Tudo melhorou depois que comecei a fazer academia. Com a musculação e o fortalecimento dos músculos, minhas dores melhoraram 80%, sem exageros. Hoje continua doendo meu braço carregar uma caixa de lata de cervejas, mas agora consigo segurar por mais de 10 segundos, felizmente.

4. Alongamento
Para quem trabalho com computador, como eu, ou mesmo sem precisar de motivo, alongar é bom e, acreditem, faz toda diferença na nossa disposição. É inevitável a sensação de bem estar depois de uma sessão de alongamento dos braços, pescoço e pulsos. Queria compartilhar com vocês dois exercícios de alongamento que ajudam a postura e recomendo que façam antes de dormir e na hora que acordarem, para uma boa noite de sono e melhor disposição para o dia que começará.

Os dois exercícios vocês farão deitadas na cama mesmo, a preguiça definitivamente não será desculpa, héin?

Deitada, apóie a cabeça no travesseiro. Flexione as pernas, levando os joelhos em direção ao peito. Apóie as mãos atrás da coxa para ajudar. A ponta dos pés fica apontada para a frente. Mantenha os joelhos alinhados e os ombros relaxados. Deixe o rosto paralelo ao teto e olhe para o alto. Fique de 20 a 30 segundos nessa posição.

O próximo exercício eu não encontrei imagem, mas o princípio é o mesmo do de cima, só que você puxará primeiro uma perna em direção ao peito e depois de 30 segundos, troca a perna. Eu, na verdade, começo com esse e depois puxo as duas pernas juntas – o exercício dai de cima.

Deixarei um exercício bônus (que infelizmente também não encontrei imagem para ilustrar). Deitada, apóie a cabeça no travesseiro. Estenda as pernas para o alto. Mantenha os pés paralelos e flexionados. Os calcanhares ficam na linha do bumbum. Passe um lençol ou uma toalha de banho pela sola dos pés e segure uma ponta com cada mão. Deixe o rosto paralelo ao teto e olhe para o alto. O pescoço e os ombros devem ficar relaxados. Fique de 20 a 30 segundos na posição. Recomendo que você faça com uma perna, depois troque pela e outra e somente depois puxe as duas. Eespero que vocês consigam entender esse aqui.

Viram só meninas? Pouco tempo e cuidados simples que podem fazer toda a diferença para nossa saúde.

Imagem da ilustração por Luiz Felipe Troleis.

You Might Also Like...

5 Comments

  • Reply
    Li
    6 de fevereiro de 2009 at 10:45 am

    Dicas simples já podem ajudar e muito no dia-a-dia e também evita ficarem mais sérias as coisas e precisar de RPG e fisioterapia… Gostei, vou fazer os exercícios :)

    bjs

  • Reply
    Nary
    6 de fevereiro de 2009 at 11:49 am

    Lu, uma dica bem bacana é por gelo na área inflamada. Eu tenho tendinite mas confesso que nem cuido muito =(

  • Reply
    luzia michelle
    6 de fevereiro de 2009 at 10:59 pm

    Olá meu nome é Luzia Michelle e estou com tendinite. Um conselho que eu tenho para vocês é de massagenes em pontos de acupultura e alongamento sempre que possível. É o que vem aliviando as minhas dores. Para os casos mais graves a acupultura é um ótimo tratamento.
    É isso então garotas, sou nova leitora aqui do chat, espero que tenham gostado da dica.:)

  • Reply
    drika ferreira
    27 de março de 2009 at 11:00 am

    muito ruim term q deixar mas dicas sobre as mao braço e antyebraço naum vi nada ai

  • Reply
    Cleciana
    29 de maio de 2009 at 3:53 pm

    Gostei das dicas, pois há pouco tempo começei sntir todos os sintomas, me assusta um pouco, pois o que eu pensava q estava no inicio parece está bem avançado. rsrs

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.