Qual seria o presente de aniversário bacana de um irmão pro outro? Tênis, sapato, perfume, cinto, carteira? E um estupro, que tal?
Em Queimadas na Paraíba (aqui do lado quase) um irmão deu ao outro de presente de aniversário o estupro de cinco mulheres presentes na festa de aniversário. Foi simulado um assalto e os estupradores entraram no local trajando capuzes e máscaras de carnaval. Das cinco mulheres violentadas, duas foram mortas: Michele e Isabela. Elas morreram porque reconheceram os agressores.

Michele e Isabela. (Foto: Reprodução/TV Paraíba)
Enquanto líamos a notícia ficávamos cada vez mais chocadas com a atrocidade cometida e com a pouca visibilidade do caso, porque quando pensamos em presentear alguém, imaginamos a alegria que este ato ou objeto pode trazer a pessoa a quem dedicamos. Pensamos em algo que irá agradar e ali escancaramos a nossa dedicação, o tempo, o carinho… E tudo isso porque desejamos receber em troca apenas um sorriso e a felicidade.
Então me digam, como é que se pode considerar dor, morte e lágrimas como um presente?
Quem, em sã consciência pode supor que um estupro coletivo poderia ser chamado de ‘presente de aniversário’?
Pois é, pessoas lúcidas ficam chocadas com esta atitude. Não sei o que pensar sobre esses rapazes. Loucura? Maldade? Falta de respeito pelo próximo? Falta de escrúpulos?
Sabemos que a sociedade atual trata mulheres como objetos. Atos como este são frutos do pensamento que transforma o corpo feminino em artigo de exposição, que podem ser vendidas – seja nos palcos, nas páginas de revistas, nas letras das músicasd ou nas telas de TV e cinema.
É triste quando esquecemos que as pessoas são pessoas e passamos a tratá-las como objeto de diversão. E não, o discurso de que a sociedade é culpada não justifica. Para além de tudo temos a idéia de certo e errado, do que machuca e faz sofrer, que, obviamente, não faz parte da realidade destes rapazes.
É um conjunto. É a maldade humana. É triste, revoltante… E dói em cada mulher que luta por ser respeitada. Não ter sua intimidade invadida, seu direito de escolha destroçado.
Dói em um nível que vai além do físico. Deve doer na moralidade de uma sociedade fria, que alimenta e permite que rapazes tão cruéis presenteiem dessa maneira.
E o pior. Dói saber que não foram os primeiros… E não serão os últimos.
Por isso estamos aqui escrevendo esse post e ajudando ainda mais a divulgar esse caso, para que a violência contra a mulher seja discutida pela sociedade e que medidas sejam tomadas.
E como disse a Gabi Bianco num post sobre o assunto: ” pra parar o estupro, é necessário que parem de estuprar. Simples assim. ”
Esse post faz parte da blogagem coletiva do Luluzinha Camp e foi escrito por mim e Ana Paula
ps. Sabemos que assuntos como esse geralmente não são tratados aqui no blog, mas ficamos tocadas com a história e resolvemos compartilhar a nossa revolta.
7 Comments
stela de sousa martins
17 de fevereiro de 2012 at 5:31 pmEu tenho dois filhos homens e mais um enteado, nao consigo conceber esse tipo de coisa. Falta de carater, disciplina, amor, falta de Deus ou de uma surra; quando o ser humano começou a se comportar como se fossem donos do mundo, sem medo das consequencias???
Triste…
A gente não aceita violência. Ponto
17 de fevereiro de 2012 at 6:00 pm[…] Só esclarecendo, estupro não é presente, por Nary É um conjunto. É a maldade humana. É triste, revoltante”¦ E dói em cada mulher que luta por ser respeitada. Não ter sua intimidade invadida, seu direito de escolha destroçado. Dói em um nível que vai além do físico. Deve doer na moralidade de uma sociedade fria, que alimenta e permite que rapazes tão cruéis presenteiem dessa maneira. E o pior. Dói saber que não foram os primeiros”¦ E não serão os últimos. […]
priscilla
20 de fevereiro de 2012 at 9:43 pmnooossa que atrocidade nao e mesmo !!!!
Eu nao teria coragem de dar um presente desse tao pouco de receber.
Cada pessoa deve ser composta nao apenas de um corpo e coraçao formados de Carne mas principalmente de sentimentos de AMOR .
Mari
21 de fevereiro de 2012 at 8:38 amFiquei horrorizada. Aonde esse mundo vai parar? Isso é uma combinação de fatos que só causa desgraças. Espero que os responsáveis sejam devidamente punidos.
Beijos
Shirlei
12 de março de 2012 at 6:27 pmTo chocada Nary :(
Nary
13 de março de 2012 at 8:43 amShirlei,
infelizmente esse assunto nem foi muito discutido na mídia. Sei que passou no fantástico mas depois disso mais nada =/
Karla Moreira
22 de março de 2012 at 9:39 amAgora que tô vendo essa notícia. Nossa, como algo de tamanha atrocidade ficou (e está) tão escondida pela mídia!? Não consigo entender…
O ser humano (o ser que se diz racional) me surpreende a cada dia com suas atitudes violentas, machistas, grosseiras, inescrupulosas, desrespeitosas.
Gente, isso é falta de Deus no coração dessas pessoas que reservaram tempo nas suas vidas para planejarem e executarem tal crueldade.
Desejo que as famílias da vítimas consigam ter o conforto e consolo merecidos.