Chat Feminino
Comportamento

[Reflexão] Uma autoestima incomoda muita gente

O texto abaixo foi escrito pela Lec, um desabafo bem pertinente sobre a autoestima e as redes sociais

Meu cabelo, como a maioria dos cabelos, tem vida própria. E, desde que eu cortei, não tenho me acertado muito com ele. Aí que ontem, olhei no espelho e ele estava exatamente do jeito que eu imaginei que ele ficaria quando decidi pelo corte. O volume certo, o amassadinho perfeito, a franja no lugar. Mas, como a lei de Murphy adora tirar com a minha cara, isso aconteceu 5 minutos antes de eu ir dormir. Porque, óbvio que ele não poderia ACORDAR assim. Não faz parte das leis da física-dos-cabelo.

Então que eu estava tão feliz que finalmente estava vendo o cabelo do jeito que eu queria, que decidi tirar uma foto dele. Sim, já de pijama. E mais, resolvi postar no instagram, para compartilhar minha revolta com a ironia do fato.

Hoje, chegando no trabalho, fui abordada por uma menina, que rindo, afirmou que “não acreditava que eu tinha postado a foto. Porque eu me achava muito para fazer algo do tipo. Porque, se eu achava que meu cabelo estava bom, não devia ter dormido”.
Auto estima
Eu não sou de escrever textos de autoestima, sempre achei que era muito fácil falar tendo tendência a ser magra e meu cabelo sendo liso. Sempre imaginei que eu não sei o que é sofrer bullying e reclamar de autoestima era algo que não cabia a mim. Também do tipo de pessoa que acredita que, a partir do momento que se publica algo na internet, você está sujeito a qualquer tipo de opinião. Contra ou a favor. Por mais que “eu não tenha perguntado nada”, ela está no direito de dar a opinião dela, afinal minha atualização surgiu nas redes sociais dela e a caixa de comentários está lá para o bem e para o mal.

Só que o que eu percebi do comentário dela, é que não foi absolutamente nada relacionado ao assunto. Foi apenas uma tentativa de minar a minha autoconfiança. Sim, eu achei meu cabelo bonito, digno de foto nas minhas redes sociais. E qual é o problema nisso? Por que eu não tenho o direito de me achar bonita e divulgar o fato? Por que esta mania de regular e rir de quem se sente bem consigo mesmo e afirma isso abertamente? Já não basta todas as mídias massacrarem a gente diariamente com um padrão de beleza inatingível? Não é o suficiente
você receber mensagens de como se deveria estar mais magra / loira / maquiada / cheirosa / perfeita o tempo inteiro? Ainda tem que vir alguém randômico ridicularizar você apenas porque você se achou bonita naquele momento?

Desculpa, mas eu não aceito este tipo de coisa. E ninguém deve aceitar. Não cabe a nenhuma pessoa no mundo fazer o outro se sentir inferiorizado por ser ele mesmo. Respondi “sim, eu me acho mesmo” e virei as costas. Como minha mãe disse, não sou obrigada.

You Might Also Like...

1 Comment

  • Reply
    Ana
    14 de agosto de 2013 at 5:20 pm

    Lec rainha. <3

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.