Esses dias eu estava pesquisando sobre cuidados capilares e descobri a reconstrução ácida. Achei bem interessante que resolvi fazer e escrever pra cá um pouco mais sobre essa técnica e também ensiná-la.

Foto: Addwigs
O que é a reconstrução ácida?
Os nossos fios possuem ph ácido, entre 4,5 e 5,5 e processos químicos e tinturas abrem as cutículas, deixando o cabelo com ph alcalino (acima de 7) e consequentemente porosos e ressecados. Para que as cutículas sejam seladas e os cabelos fiquem macios e cuidados é preciso que o cabelo esteja sempre no ph ácido, para isso a reconstrução ácida, técnica que vai ajudar a selar essas cutículas e baixar o ph do cabelo.
Para fazer o tratamento, usa-se vinagre de maçã (sim, aquele vinagre que você põe na salada), ele possui ph ácido e fecha as cutículas selando a hidratação dentro do fio.
Como fazer a reconstrução ácida?
Para fazer você vai precisar de:
Shampoo transparente
Vinagre de maçã
Máscara reconstrutora
Máscara hidratante – eu fiz com máscara de nutrição
Condicionador – opcional
Leave in
Passo a passo:
1 – Lavar o cabelo com o shampoo normalmente, duas vezes.
2 – Dilua o vinagre em água (meia xícara de vinagre e quatro de água) e aplique no cabelo todo massageando bem. Enxague
3 – Aplique a máscara reconstrutora, deixe agir por 10 minutos e enxague.
4 – Aplique a máscara hidratante, deixe agir por mais 10 minutos e enxague.
5 – Aplique o condicionador e enxague tudo – Passo opcional – Você pode passar ou não o condicionador. Eu usei porque ao invés de passar máscara hidratante eu usei a de nutrição.
6 – No último enxague aplique um pouco da mistura de água com vinagre e deixe no cabelo.
7 – Aplique o leave-in. Fim! Tem gente que faz escova depois da reconstrução, mas você pode deixar secar naturalmente. :)
Como contei no passo a passo, usei a máscara de nutrição da vichy ao invés da de hidratação porque estava sem, então, acabei usando o condicionador do passo opcional, para ver se o cabelo ia ficar mais pesado ou não.
A reconstrução deixa os fios mais macios e sedosos. Eu estou com as pontas bem castigadas por causa das luzes e depois da primeira reconstrução eles já estão melhores.
Vou fazer outra daqui a 15 dias.
O recomendado é fazer uma a cada 15 dias e quando os fios estiverem melhores, uma vez por mês.
Você pode usar os produtos que tiver em casa, os da foto são apenas os que eu utilizei. ;)
7 Comments
Isabele
10 de janeiro de 2016 at 3:58 pmEu usava a mistura de agua e você vinagre como o último enxágue do cabelo. Ficava perfeito. Meu marido me chamava de vinagrete por conta do cheiro. Rs
Nary
10 de janeiro de 2016 at 6:52 pmO meu nem ficou muito, acho que o de maçã tem menos. rs
Vy
10 de janeiro de 2016 at 10:22 pmVou confessar que quando eu te vi tuitando do vinagre quase achei que você tava com piolho (só não achei porque acho que você não tuitaria se fosse o caso e talvez porque hoje exista método melhor pra tratar piolho do que usar vinagre no cabelo, HAAHAHA) =P
Nary
11 de janeiro de 2016 at 9:36 amE usavam vinagre pra matar piolho?! HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHHAHA Eu descobri isso agora kkkkkkk
Vy
11 de janeiro de 2016 at 8:31 pmsim, lá no começo dos anos 90. como saber? pq eu passei por isso. pior do q ter piolho era ter q ficar com vinagre na cabeça. jamais farei nada na cabeça q leva vinagre. por trauma.
Nary
12 de janeiro de 2016 at 9:42 amEu nunca tinha passado vinagre, mas deixa o cabelo tão maravilhoso kkkkkk
O que é cronograma capilar | Chat Feminino
27 de abril de 2016 at 8:44 pm[…] Se o cabelo está poroso, sem vida, quebrando, com frizz e caindo muito, é bom adicionar mais reconstruções no processo. Sugiro que entre elas você faça uma reconstrução ácida (expliquei sobre isso e ensinei a fazer uma aqui) […]