Chat Feminino
Saúde

Precisamos falar sobre comida

Eu fiquei relutando em fazer esse post mas encontro várias situações que me fazem ter certeza que precisamos falar sobre comida de uma forma leve e saudável, sem neuras e estereótipos. Coisa que cada vez menos acontece atualmente.

Há alguns dias eu comentei no twitter que não gostava de iogurte desnatado e que estava comendo por causa do plano alimentar passado pela nutricionista e por isso deveria emagrecer 5kg de uma vez, só porque era muito ruim. Falei em tom de brincadeira, quem me segue por lá sabe que eu só falo besteira mesmo, até que a Chell me mandou um reply falando algo como: “se for gostoso, bote na boca e cuspa” (eu não achei a reply exata, mas era algo parecido com isso).

comida

Foto: Food for thought de Shutterstock

Na hora a gente teve uma discussão saudável sobre o assunto e resolvi trazer a minha opinião pra cá.

Comida é pra ser saboreada, é alimento, fornece energia para o corpo e a gente deve tratá-la dessa forma.

Cuspir comida é uma das coisas mais estúpidas que alguém pode fazer na vida.
Primeiro é um desperdício (tem milhões de pessoas passando fome e você vai cuspir comida amigo? sério? de verdade mesmo?) e segundo, cuspir comida pode ser um dos sintomas da anorexia, doença séria e que mata.

Eu vejo por aí várias ~musas fitness~ com discursos de: bote o chocolate na boca e depois cuspa, coma um hambúrguer pelada em frente ao espelho e várias outras atrocidades.
Você, que está lendo, não precisa disso. Eu não preciso disso. Ninguém precisa disso.

Comer é uma delícia, é uma das formas de socializar com as pessoas e esse ato não pode se tornar uma coisa culposa.
O que a gente precisa é aprender que o nosso corpo precisa dela pra viver, é fisiológico. A gente come, transforma o alimento em energia e vive. Não podemos ser escravizados pelo alimento.

Eu era uma pessoa que descontava tudo em cima da comida: as felicidades, as conquistas, os fracassos. Tudo era uma desculpa para me afundar em Doritos, sorvete, batata frita, chocolate, Coca-cola e sanduíche. Hoje eu aprendi que eu posso passar a semana comendo de forma saudável e organizada e em uma refeição no fim de semana comer algo que seja fora do meu plano alimentar (passado por uma nutricionista, diga-se de passagem). Inclusive reluto em chamar isso de “refeição lixo“, comida não é lixo.

Eu aprendi a equilibrar e me relacionar bem melhor com a comida.

A dieta, começa na cabeça. ;)

You Might Also Like...

4 Comments

  • Reply
    Vy
    15 de dezembro de 2015 at 1:52 pm

    Em todo lugar a comida é demonizada. Gente, comida é gostoso, traz felicidade sim, mas não é pra exagerar, claro! Também acho uma estupidez falar em cuspir comida. A gente precisa é começar a falar sério sobre comida, sobre limites, sobre saúde. Precisamos entender melhor o que a gente bota no corpo, pra deixar de falar asneira por ai…

    • Reply
      Nary
      16 de dezembro de 2015 at 10:47 am

      Exatamente!!! Nossa relação com a comida é muito conturbada e a gente precisa aprender a saber lidar com ela.

  • Reply
    Lívia
    21 de dezembro de 2015 at 9:49 am

    Sempre que leio algo sobre isso, de colocar a comida na boca e cuspir, eu lembro de Jogos Vorazes. Lembro da Capital. Da Katniss dizendo que não daria conta de comer tudo do banquete e o pessoal falando pra ela vomitar pra poder comer mais…
    E bom saber que tem mais gente que acha estranhíssimo alguém chamar de “dia do lixo” o dia em que se come coisas deliciosas… comida não é lixo, apenas parem.
    Beijo, Nary! Ótimo post!

    • Reply
      Nary
      23 de dezembro de 2015 at 11:28 am

      Depois que você disse eu lembrei da cena de Jogos Vorazes. É muito doido perceber que tem gente que realmente vive nessa realidade doida né? Comida é tão bom!!!!
      bjs!

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.