Chat Feminino
Livros

Para Ler: Garcia Marquez e Saramago

Hoje darei a dica de dois livros bem marcantes pra mim.

Memórias de Minhas Putas Tristes do escritor Colombiano Gabriel García Márquez
Sinopse: Ao revelar a história de um velho jornalista que decide comemorar seus noventa anos com uma noite de amor com uma jovem virgem, García Márquez constrói um hino de louvor à vida e, por extensão, ao amor, já que um não existe sem o outro no imaginário do Prêmio Nobel de Literatura de 1982.
Porque ler: O livro é de um humor extremamente peculiar! O personagem é engraçado e meio trágico também, já que nunca amou na vida, apenas teve amantes. A narrativa é inusitada e em certos momentos eu morri de pena do jornalista =/
Mas sim, é um livro fininho e delicioso de ler. Vale muito a pena!

As intermitências da morte de José Saramago
Sinopse: “Não há nada no mundo mais nu que um esqueleto”, escreve José Saramago diante da representação tradicional da morte. Só mesmo um grande romancista para desnudar ainda mais a terrível figura.
Apesar da fatalidade, a morte também tem seus caprichos. E foi nela que o primeiro escritor de língua portuguesa a receber o Prêmio Nobel da Literatura buscou o material para seu novo romance, As intermitências da morte. Cansada de ser detestada pela humanidade, a ossuda resolve suspender suas atividades. De repente, num certo país fabuloso, as pessoas simplesmente param de morrer. E o que no início provoca um verdadeiro clamor patriótico logo se revela um grave problema.

Porque ler: Primeiro tem que ler porque é do Saramago e todo mundo um dia na vida precisa ler uma obra dele!!!! A narrativa é completamente maluca, em algumas horas sentimos falta de pontuação e em outras horas ela parece quebrar o ritmo do texto, o que deixa a leitura bem mais interessante e dá até certa margem para que o leitor interprete o texto ao seu bel prazer! O enredo faz a gente pensar nas consequencias de pequenas coisas como, se um dia as pessoas pararem de morrer, o sistema quebraria completamente, é um desencadeamento de acontecimentos trágicos impressionantes. E uma das melhores sacadas do livro é a morte se travestir de mulher sedutora!
A leitura é um pouco mais densa que a do livro do Garcia Marquez, mas também vale muito a pena ler!

E você leitora do CF, que quer recomendar um livro pra gente, mande um email com a sua avaliação para [email protected]

You Might Also Like...

2 Comments

  • Reply
    Ana
    27 de maio de 2009 at 9:11 am

    adoro memória de minhas putas tristes!

  • Reply
    *Lusinha*
    27 de maio de 2009 at 9:40 am

    Já li o primeiro Nary e tô louca para ler esse segundo.
    Comecei com Saramago com Ensaio sobre a Cegueira (maravilhoso) e o próximo dele será esse.
    Bjitos!

Leave a Reply