Chat Feminino
Cinema

Para Curtir: Ondine

Hoje vou trazer mais um filme para vocês procurarem e curtirem. Desta vez, falarei sobre Ondine, um filme inglês de 2009.

Conta a história de um pescador que, um belo dia, pesca uma mulher. Exatamente. O filme inicia com Syracuse (Colin Farrell, de Alexandre, o Grande) puxando sua rede e surpreendendo-se com a mulher desacordada que veio nela. A bela mulher, de aspecto misterioso afirma se chamar Ondine (Alicja Bachleda, uma cantora polonesa) e a presença dela coincide com vários eventos de “difícil explicação” (para não dizer, mágicos).

Anne, a filha de Syracuse, é portadora de insuficiência renal, e vive com sua mãe e o namorado dela, ambos alcoólatras. Esperta como toda criança dos filmes sabem ser, ela logo teoriza que Ondine é na verdade uma selkie, um ser da mitologia nórdica. As selkies são as mulheres focas, que simpatizam com pescadores e tem o dom de lhes conceder desejos.

Considerado um conto de fadas contemporâneo, Ondine é ambientado na Irlanda. A fotografia faz um bom uso das paisagens belíssimas. Durante o dia percebemos a imensidão que os cerca, a nas cenas noturnas ficamos quase sufocados com a escuridão (que também é interna aos personagens). A edição mantêm o filme naquele clima melancólico que parece rodear a vida de Syracuse. Eu que não sou muito fã de Colin Farrell achei a atuação dele muito boa, totalmente condizente com o perfil do personagem.

Nada muito mirabolante acontece, o filme jamais acelera, mesmo em seu clímax. É uma história de esperança, como muitas outras, o que me chamou a atenção nele, é a forma como somos levados sempre a ficar na dúvida acerca da origem de Ondine.

A direção do filme é de Neil Jordan (diretor do meu amado Entrevista com o Vampiro). Não é sua obra prima, mas é um filme para aquela tarde em que não queremos agitação, somente que a fantasia preencha nosso cotidiano.

Para quem ficou curioso, segue o trailer:

You Might Also Like...

1 Comment

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.