Chat Feminino
Música

Para Curtir: Nouvelle Vague

Olá Galerinha que acompanha o Chat-Feminino!

Me chamo Ana Paula. Sou psicóloga, cientista da religião (sim, essa profissão existe rs) e louca por arte no geral (cinema, teatro, literatura, imagens, esculturas..). Como sou nova por aqui,vou pedindo licença para invadir o cantinho de vocês. A partir desta semana trarei coisas bem legais no “Para Curtir”. Passearei entre literatura, música, cinema, séries e um monte de ‘´etecétaras’ que aparecerem pelo caminho.

Minha primeira dica é uma banda que tenho ouvido muito esses dias, chama-se “Nouvelle Vague”. É um coletivo musical francês, criado em 2003 pelos músicos Marc Collin e Olivier Libaux.

Tá. Massa… Mas porque chamar de “coletivo”? A razão é a seguinte: o grupo contém vários vocais ”“ femininos e masculinos ”“ alguns fixos, outros não. Ou seja, os álbuns sempre tem aquele frescor de vozes novas (tem até uma brasileira no grupo, chama-se Eloisia).

O Nouvelle Vague não trabalha com canções autorais. Eles fazem cover de grupos dos anos 80 (punk rock, pós-punk e new wav) tais como Depeche Mode, Joy Division, Dead Kennedys, The Clash entre outras. Aham Ok. Fazer cover parece fácil e batido…

Massss eles fazem de uma forma bem diferente: eles dão uma levada Bossa Nova para as músicas! Isso, vamos bater no peito e ter orgulho de ser brasileiros! Gente, fica muito bom. Sabe aquele sonzinho gostoso e, de certa forma, sensual? Pois é. Até porque a inspiração deles é um movimento do cinema francês, da década de 1960 chamado “nouvelle vague” (!) ”“ ou Nova Onda, em tradução literal ”“ contemporânea da Bossa Nova (que também não deixa de significar ‘´nova onda’). Outra coisa interessante, é que as vocalistas só cantam músicas as quais não conhecem; segundo Marc Collin, isso garante que cada versão tenha uma identidade própria. Eu achei isso fantástico!

Eles já tem três cds (Nouvelle Vague; Bande á Part e 3) e algumas coletâneas. E já vieram ao Brasil várias vezes

Eis a discografia:

2004 – Nouvelle Vague
2006 – Bande Apart
2006 – Live Session- EP (Exclusivo para iTunes)
2007 – Late Night Tales (coletánea)
2007 – Nouvelle Vague by Coming Home (coletânea)
2007 – Nouvelle Vague presents New Wave (duplo)
2008 – Aula Magna (ao vivo)
2009 ”“ 3
2010- The Best

Uma curiosidade é que uma das versões deles já esteve em um dos episódios de Grey’s Anatomy (que eu adoro!) ”“ segunda temporada, episódio 8, a música é “I melt with you”.

Abaixo o vídeo de uma apresentação deles em Belo Horizonte. A música é justamente “I melt with you”.

E para finalizar, o site do grupo, para dar uma olhadinha e conhecer um pouco mais =D

Bienvenu sur notre site internet

Gente, queria dizer que também estou muito aberta à sugestões, portanto não se acanhem e falem mesmo!
Abraços e até semana que vem!!!

*-*-*-*-*-*-*

PS: Acabei de descobrir que o Nouvelle Vague tem um novo CD, chamado Couleurs Sur Paris com versões de músicas francesas. Ficou lindo! O mesmo estilo new wav e pop. Cada faixa cantada por uma vocalista diferente. Vale a pena conferir!

You Might Also Like...

1 Comment

  • Reply
    Rose Cristina
    17 de fevereiro de 2011 at 2:31 pm

    Mulher, amo nouvelle vague, tenho todos os cds deles! Sou fã de carteirinha! E recomendo para as leitoras do chat-feminino que gostam de um barulhinho bom, porque é isso que define bem a banda!
    Beijos!

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.