Chat Feminino
Livros

Para Curtir: Jogos Vorazes

Olá, pessoas!

Vim aqui hoje, falar para vocês sobre meu novo vício: Jogos Vorazes.

Confesso que a primeira vez que ouvi sobre o Livro/Filme, fiquei com um pé atrás, simplesmente porque a mídia começou a vendê-lo como o novo Crepúsculo/Harry Potter. Lembro que pensei  “Como assim, Brasil?” Pra começar, porque Harry Potter e Crepúsculo não tem nada a ver um com o outro e, também, porque eu me recusava a me envolver com uma coisa que lembrasse a história de Bella Swan (não, não consigo gostar de Crepúsculo rsrs)

Então resolvi  dar uma chancce, ler um pouco mais sobre a obra e ver o filme. Resultado, vi o filme, me apaixonei e em uma semana li os três livros. Reflitam se essa coisa não me pegou de jeito!

A história se passa em um país chamado Panem, alguns anos no futuro. Esse país é dividido em uma Capital e 12  Distritos. A Capital é extremamente desenvolvida e luxuosa, enquanto os distritos são pobres e sua única missão é abastecê-la.  Nos distritos, as pessoas vivem oprimidas e necessitadas. Conhecemos então Katniss Everden (no filme, interpretada pela Jennifer Lawrence), uma garota de 16 anos que mora a no Distrito 12. Katniss, desde a morte do pai, vive para cuidar de sua família, mãe e irmã mais nova.  Ela é uma sobrevivente, vive da caça ilegal  que consegue junto de seu amigo Gale (Liam Hemsworth, no filme).

Anualmente, a Capital promove os Jogos Vorazes, a fim de relembrar uma revolta  dos distritos, que foi suprimida, ocorrida  no passado. Dois jovens entre 12 e 18 anos (um garoto e uma garota, chamados “Tributos”) são sorteados em cada distrito, e jogados em uma arena (parece com o “No Limite”) onde lutarão entre si até a morte, até que reste somente um. E toda a Panen assiste, de camarote.

É meio bárbaro né?

No Distrito 12, Katniss se voluntaria para ir no lugar de sua irmãzinha que foi sorteada. Como tributo masculino é sorteado Peeta Mellark, o filho do padeiro (interpretado por Josh Hutcherson). Ambos são auxiliados por seu mentor, Haymitch (Wood Harrelson), o Tributo vencedor do 50º jogo. Ênico vencedor do Distrito 12, descuidado e alcoolatra.

Esqueçam a magia de Harry Potter. Esqueçam vampiros e lobisomens de Crepúsculo. Aqui são pessoas “reais”, lutando como  Gladiadores pela própria sobrevivência. Tem crítica política, à exposição midiática, à manipulação das massas, aos reallity shows… Enfim, se a gente observar direitinho, tem um conteúdo bem legal de se trabalhar/refletir. Tem romance? Tem. Mas até nisso é diferente,  já que também ficamos com a pulguinha atrás da orelha diante disso (o que é real ou não, quando tudo é um show?).

O livro é escrito em um ritmo acelerado, em primeira pessoa. Então tudo o que vemos é o que a Katniss pode ver. Isso nos deixa ansiosos e recesos junto a ela. O filme foi uma boa adaptação, embora existam algumas incoerências, que são facilmente resolvidas nos livros.

Como já disse, li os três livros e gostei muito! E como o post já ficou muito longo (eu sei que sou prolixa rsrs), volto aqui para falar sobre o restante da trilogia outro dia, ok?

Quem já viu o filme ou leu os livros pode deixar suas impressões nos comentários… Vou adorar saber o que vocês acharam!

Beijos!!!

You Might Also Like...

5 Comments

  • Reply
    Ellen
    4 de maio de 2012 at 2:02 pm

    Li os dois primeiros e vi o filme. Eu amei a forma como ela aborda a política e repressão. É uma série instigante. Não vejo a hora de ler o último livro (é o último, oh, cry).

  • Reply
    Ana Paula
    15 de maio de 2012 at 1:20 am

    Pois é, Ellen, também fiquei com esse sentimento de tristeza ao perceber que o terceiro livro é o último… Mas gostei como as coisas se resolveram no fim, parece bem coerente, embora corrido no final.

    Beijos e boa leitura!

  • Reply
    Thaíne
    12 de julho de 2012 at 3:44 pm

    olá pessoal sou de Neópolis-SE cidadezinha de pouco mais de 29.000 habitantes e acho q aki sou a unica q lê os livros da trilogia já tô do segundo o em chamas…é uma pena não encontrar ninguem por perto pra discutir sobre o assunto…um grande abraço pra vocês fãs da trilogia.

  • Reply
    Thaíne
    12 de julho de 2012 at 3:46 pm

    aah eu errei ai 19.000 habitantes rsrs

  • Reply
    Leitura da semana | Blog Oxente Menina
    23 de junho de 2015 at 8:54 pm

    […] do Chat Feminino, gostou tanto do filme Jogos Vorazes que aproveitou para ler os livros e dar a dica de […]

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.