Chat Feminino
Livros

Para Curtir: As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon é uma série, de quatro volumes, escrita por Marion Zimmer Bradley e narra a lenda do Rei Arthur através da visão de Morgana, centrando-se nos personagens femininos, mostrando a força da mulher.

Como toda boa história (versão) arturiana, essa série também é envolvente, intrigante e, err… Mágica. Vamos volume por volume:

A Senhora da Magia: O primeiro livro fala principalmente sobre Igraine, casada contra a vontade com o Duque Gorlois da Cornualha e passando por uma série de conflitos e alguns poucos momentos felizes ao lado dele e de sua filha Morgana, ao mesmo tempo em que é pressionada por Avalon a se casar com Uther Pendragon e, com ele, gerar o filho que salvará a Bretanha: o futuro Rei Arthur. A segunda metade do volume O restante do volume se centra na adolescência e juventude de Morgana, levada pela Senhora do Lago para Avalon e treinada para se tornar uma sacerdotisa da Deusa.

A Grande Rainha: A história começa pouco depois da coroação de Arthur como Grande Rei da Bretanha e é focada em Guinevere, a princesa escolhida para se casar com Arthur. Ela é uma cristã fanática, com ideias extremamente patriarcais e um profundo complexo de inferioridade por ser mulher. Guinevere se apaixona por Lancelote, o principal cavaleiro de Arthur. Ela cobra de Arthur que ele se torne o mais cristão dos reis e tenta impor à Corte um estilo de vida cristão cada vez mais radical. Arthur, supondo que o estéril do Casal Real talvez seja ele, permite que Guinevere se torne amante de Lancelote, para dar um herdeiro ao trono.

O Gamo Rei: Na Corte de Arthur, o caso de Guinevere e Lancelote logo passa a ser de conhecimento público, tornando-se piada, pouco depois, em toda a Bretanha. Morgana se casa com o Rei de Gales do Norte e consegue, até um certo ponto, se tornar uma matriarca pagã naquela corte, embora escondida dos cristãos.

O Prisioneiro da Árvore: Guinevere é flagrada por cavaleiros da Távola cometendo adultério com Lancelot, e ambos fogem do reino. A sucessora de Viviane é morta acidentalmente por Mordred. Avalon fica sem uma Senhora do Lago. Mordred, agora homem feito, enfrenta o pai.

Essa série é uma ótima versão, aproveitando muitos fatos inexplorados e criando uma visão nova, até mesmo original. É uma ótima pedida para quem, assim como eu, é encantada pela lenda do Rei Arthur.

You Might Also Like...

2 Comments

Leave a Reply