Toda obra, seja ela uma reforma ou a instalação de móveis planejados, precisa de um bom planejamento para evitar dores de cabeça, como atrasos, custos extras e retrabalho. Eu lembro quando era adolescente que meus pais fizeram uma mega reforma na nossa casa e de tão grande que essa reforma foi, tivemos que ir morar na casa de uma tia por um tempo. Foi super trabalhoso porque tivemos que ir de mala e cuia pra lá, já que nossa casa estava inabitável.
Então, antes de começar uma grande reforma, meu conselho é: planeje as etapas da reforma antes que ela comece de fato.Â
Lembro que lá em 2000 e poucos, tivemos que deixar os móveis na casa, no meio do furacão da obra. Imagina o medo de quebrar ou danificar algum deles enquanto a obra tá rolando? Haja prejuízo!
foto: Shutterstock
Hoje, com mais informações, dá pra organizar tudo direitinho sem precisar endoidar com seus móveis lindos e maravilhosers. Pra não ficar uma coisa desorganizada e bagunçada, vale seguir alguns passos pra diminuir um pouco a dor de cabeça de uma reforma:
1. Organize a reforma por etapas
A primeira dica é sobre como você vai organizar a reforma. Você está pensando em reformar o imóvel todo de uma só vez? Há equipes preparadas para trabalhar ao mesmo tempo em todos os cômodos?
Organize a reforma por etapas e aproveite os espaços que não serão reformados para guardar seus móveis. Separe-os de acordo com a necessidade. Deixe por último o mais usado pela sua família.Â
2. Veja se o síndico pode ajudar
Muitos condomínios têm uma estrutura que conta com o apoio de um depósito. Veja com o síndico do seu condomínio se é possível usar esse depósito por um certo período para guardar seus móveis enquanto faz a reforma no seu imóvel.
Pode ser que não haja um acordo ou talvez o depósito não esteja disponível, mas não custa tentar. Você pode especificar um valor para utilizar o espaço. Verifique a viabilidade de deixar seus objetos lá e se compensa financeiramente.
3. Guarde os objetos em caixas e coloque etiqueta em tudo
Outra opção é armazenar seus pertences em caixas e colocar etiqueta em tudo. Entretanto, os móveis podem ser protegidos com lençóis, panos ou toalhas. Guarde-os em um canto com menos fluxo de pessoas e em lugares onde não haverá reforma.
A desvantagem desse tipo de solução é vai ficar tudo amontoado em casa e você ainda pode estar sujeito a imprevistos, como a falta de espaço para executar a reforma e danos aos objetos que, por mais que você tente protegê-los, eles continuam no mesmo lugar onde tudo está acontecendo.
4. Procure um self storage
Nossa quarta dica é o aluguel de um self storage. É um local específico para armazenar tudo o que você precisa, como objetos, móveis e documentos. É ideal para quem está passando por uma mudança ou reforma em casa. Itens de valor, como joias, podem ser armazenados em total segurança, longe da bagunça e do pó levantado pela reforma.
Móveis e documentos também podem ser armazenados em segurança, já que essas empresas de self storage contam com câmeras de monitoramento 24 horas por dia. O acesso ao local de armazenagem pode ser feito a hora que você precisar, desde que esteja dentro do horário de funcionamento da empresa. O self storage serve como uma extensão da sua casa. É ideal para situações como reforma e mudança.
Já passaram por uma reforma tensa? Me conta nos comentários como foi!
Beijinhos!
Me siga nas Redes Sociais ⇒ Instagram |  Twitter | Facebook |
No Comments