Chat Feminino
Livros

[Livro] – Divergente

Confesso que não estava com planos de ler Divergente, livro da Veronica Roth que faz parte de uma trilogia que conta a história de uma sociedade futurista. Vi muita gente comentando e só me interessei de verdade quando vi o trailler do filme que estreia essa semana no Brasil. Como me animei pra ver o filme, resolvi ler o livro antes (sou dessas) e olha, adorei! Me empolguei tanto que li em um dia só (no caso ontem). Tava animada pra fazer resenha e já to querendo comprar Insurgente e Convergente, os livros subsequentes da trilogia.

Livro Divergente

Divergente narra a história de uma sociedade distópica dividida em cinco facções: Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição, cada facção representa uma virtude. Aos 16 anos os jovens passam por um teste de aptidão para indicar que facção eles se identificam mais e posteriormente precisam escolher qual irão querer viver. No livro conhecemos Beatrice, nascida na Abnegação (facção altruísta) ela descobre em seu teste que não se encaixa em nenhuma das facções e por isso é uma Divergente, porém, ela precisa escolher uma e dessa escolha corre o desenrolar da história. Eu acho que se eu contar mais acaba estragando umas partes bem interessantes do livro, portanto, já indico que leiam.
A narrativa é fluida e se desenrola da melhor maneira possível. É em primeira pessoa, Beatrice quem narra tudo, deixando o relato super pessoal. Você vai lendo e a cada página quer saber o que acontece na outra, nessa brincadeira terminei o livro em um dia (tem 502 páginas). Tem ação, um tiquinho de romance e muitos questionamentos válidos sobre sociedade e caráter.
Acho que faz muito sucesso porquê tem uma protagonista que não se encaixa nos padrões pré estabelecidos daquela sociedade e todo mundo já se sentiu meio deslocado não é? Então rola aquela identificação com Tris. Além dela ser forte e mais corajosa do que ela pensa que é, uma protagonista feita pra gente amar.

O livro é todo bonito, capa com alto relevo, folhas amarelas e grossinhas, letras relativamente grandes e não é muito pesado, tudo isso contribui para uma leitura melhor né?
Quinta estreia o filme e já to doidinha pra ver! hahahaha

Beijinhos

You Might Also Like...

4 Comments

  • Reply
    Cynthia Germanna
    16 de abril de 2014 at 7:59 pm

    Já desejo muito essa coleção, porém tenho só uns 15 livros na fila… Mas vou terminar comprando, não me aguento. Vi o trailler e amei!

  • Reply
    [Livro] - Insurgente | Chat Feminino
    23 de julho de 2014 at 9:41 am

    […] de Divergente vim trazer a resenha de Insurgente, segundo livro da trilogia criada por Veronica Roth e que conta […]

  • Reply
    [Cinema] - Insurgente | Chat Feminino
    1 de abril de 2015 at 9:51 am

    […] os três livros aqui no blog: Divergente Insurgente […]

  • Reply
    [Livro] - Convergente | Chat Feminino
    16 de janeiro de 2016 at 10:52 am

    […] livro da Trilogia Divergente: Convergente. Se você não leu as outras resenhas, aqui tem a de Divergente e aqui a de […]

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.