Chat Feminino
Saúde

Foliculite: sugestões p/ amenizar o problema

Também conhecido como pêlo encravado, a foliculite é um problema que pode atacar tanto homens quanto mulheres, em geral, afligem mais as peles morenas, negras e amarelas, mas isso não impede que qualquer outra pessoa também tenha. Nas mulheres o problema é maior na virilha e pernas e nos homens, na barba.

Para acabar definitivamente com o problema é aconselhável a depilação à laser que elimina os pêlos por vários anos (não é definitiva, pois alguns pelinhos podem sim voltar). Mas como essa é a opção mais cara, geralmente as pessoas buscam outros tratamentos.

Se você tem muitos pêlos e eles inflamam frequentemente, é aconselhável procurar um dermatologista p/ tratar do problema no consultório. Esses tratamentos com o dermatologista podem envolver ácidos, por isso é aconselhável fazê-lo agora no inverno, pois não é permitido tomar sol.

Se o seu problema não é tão sério assim, você pode fazer esfoliações em casa mesmo com açúcar cristal e mel ou com fubá e aguá (minha esteticista diz que para virilha e pernas esses são melhores que muitos esfoliantes caros). É aconselhável fazer essas sessões de esfoliações em dias alternados na semana antes da depilação ou até diminuir o problema, quando então a esfoliação deverá ser apenas semanalmente. É importante manter a pele hidratada após as esfoliações e não tomar sol.

Outros cuidados importantes:
– alterne as depilações com cera e lâmina, porque o problema existe quando o pêlo que está crescendo fica “preso” sob a pele e não consegue crescer naturalmente, inflamando-a, quando se depila, o pêlo terá maior dificuldade em sair, o que não acontece quando se usa a lâmina, pois essa só corta o fio pela base.
– cremes depilatórios também podem ser uma solução.
– evite as máquinas depilatórias que arrancam os pêlos com pinças, pois é necessário fazer mais movimentos para retirar os pêlos, o que irrita ainda mais a pele. Quando eu passei da cera p/ máquina notei que aumentou consideralvemente o número de pêlos encravados.
– evite passar hidratante logo depois da depilação, deixe a pele respirar no dia, usar hidratantes no dia em que você se depila pode obstruir os poros. É bom só usar aqueles gels e cremes pós-depilatórios, que são específicos p/ isso e acalmam a pele.
– evite usar roupas de tecidos grossos como jeans ou muito justas no corpo, porque o atrito também interfere no crescimento dos pêlos, provocando os indesejáveis pêlinhos encravados.

You Might Also Like...

  • Isah
    14 de junho de 2008 at 8:36 pm

    Só Deus sabe como sofro com foliculite. Onde tem pêlo, tem inflamação. Essa dica do fubá é tudão hein…

    • wanbergs
      16 de janeiro de 2010 at 5:59 pm

      POLYSKIN ”“ Creme dermatológico importado, Usado no combate ao pêlo encravado pós-depilação axilas virilha 100% eficaz. Livre-se das bolinhas vermelhas, manchas e inflamações na raiz do pêlo.Mais informações: [email protected] ou add [email protected] Fone (79)8817-5397. Tenha uma pele limpa e invejável!Garantimos a devolução do dinheiro, caso não haja satisfação do cliente.

  • silvana
    17 de julho de 2008 at 4:36 pm

    sofro de cabelos encravados na parte da virilha,o que faço?

  • Poly
    29 de julho de 2008 at 10:09 pm

    Silvana, siga essas dicas, se não resolver, procure um médico

  • Andreia
    13 de agosto de 2008 at 7:24 am

    Quanto tempo demora a passar a foliculite?
    tenho na barriga das pernas, já fui ao dermatologista e receitou me um medicamento e um creme anti pigmentação, estão a melhorar, mas só quero saber quanto tempo é que demora

  • CAROL
    26 de agosto de 2008 at 12:30 pm

    tenho muitas bolinhas avermelhadas na regiao das pernas e bumbum, acho que pode ser foliculite, como faço para tratá-las?

  • Poly
    26 de agosto de 2008 at 9:09 pm

    Carol, siga as dicas do post, não resolvendo, procure um médico

  • NAZA
    30 de outubro de 2008 at 4:36 am

    Olá tbm? eu nunca tive poblemasde pele, mas ja fazem tres meses que me apareceu foliculite, usei varias pomadas, e nada adiantou, então uma amiga me ensinou, a passar AZEITE DE OLIVA extra virgem, todos os dias antes de dormir , o melhor seria passar 2 vezes ao dia, eu uso 2 vezes ao dia, INCRIVÉLLLLLLLLLLLLLSUMIU MESMO, usei apenas uma semana, agora a pele esta lizinha, eutinha foliculite na polpa da bunda e virilha,e cada dia q se passava aumentava mais, era mto feio, agora com azeite de oliva resolvi meu poblema, esperimente e tenha boa sorte, ABRAÇOS.

    • grace
      5 de maio de 2009 at 4:05 pm

      eu tambem tenho foliculite desde quando fiquei gravida. minha filha ja tem 2 anos e nada de desaparecer. antes disso nunca tive problema nenhum. ja fiu em varios dermatologistas, usei cremes, remedios e antibioticos… nada nada adiantou. vou a outro dermatologista agora e ou tentar tb o azeite para ver se vai dar certo.

  • NAZA
    30 de outubro de 2008 at 4:42 am

    MODO SE USAR O AZEITE. pegue um chumaço de algodão umedeça-o com azeite e passe no local afetado.

  • natacao » Blog Archive » Link Permanente: Dieta. E agora?!
    3 de dezembro de 2008 at 4:40 am

    […] Leia mais direto na fonte: chat-feminino.com […]

  • Cris
    6 de fevereiro de 2009 at 1:50 pm

    Minha filha de 11 anos tem essas manchas , e tambem já usamos de td ,vai e volta,as vezes ela nem consegue sentar,vamos tentar o oleo agora tomara que de certo, e o engraçado é que ela nunca depilou como pode aontecer isso?

  • Paula
    27 de março de 2009 at 3:21 pm

    olá!
    Já faz uns 5 anos que tenho a foliculite na minha perna inteira.
    Essa foliculite já virou um tormento em minha vida pois deixo de fazer muitas coisas por causa dela, morro de vergonha, até já perdie uma grande chance de trabalho como modelo, e quase que entrei em depreção profunda por causa dela.
    Já não sei o que fazer pra acabar com ela ou amenizar ou escondela. Por favor me ajude se souberem qualquer coisinha para diminuila me ajudem pelo amor de deus.

    • Nary
      27 de março de 2009 at 7:29 pm

      Paula,
      procure uma dermatologista que te indique um tratamento mais severo pra sua foliculite.
      boa sorte

  • Maaci
    27 de abril de 2009 at 8:38 pm

    Olá pessoal, tenho esse probleminha d foliculite a já faz algum tempo. Já tentei susar tudo e parece q num qr me deixar mesmo. Não uso saia nem chorts porq conta delas. Fico irritadíssimas em época d verão porq fica difícil colocar aqle biquininho. Sofro muito por n posso ficar sm m depilar por conta do excesso d pelos. Já tentei várioa metodos para eliminar os pelos: depilação a cera fria, quente, giletes e tal, mas creio q só vai funcionar mesmo quando fizer a laser. Gostaria d saber s existe um método p q os meus pelos cresçam c menas intensidade? spero q alguma d vcs possam m socorrer.

    Grata!

    :*

    • Nary
      27 de abril de 2009 at 9:16 pm

      Maaci,
      sinceramente não conheco metodos que fazem com que os pelos crescam com menos intensidade.
      Procure um profissional que te aconselhe melhor.
      boa sorte

  • Deyse
    29 de maio de 2009 at 5:36 pm

    Não aguento mais essas banditas ! eleas deixam minha pele com aspecto horrivel !!!!!! me ajudem !!!!!!!!

    • Nary
      3 de junho de 2009 at 7:38 pm

      Deyse,
      as sugestões do post são para amenizar o problema, mas se elas não resolvem, procurar um médico é a solução mais acertada.

  • Fernanda
    31 de maio de 2009 at 9:10 pm

    Olá! Adorei o post. Sofro com foliculite e tenho apenas 15 anos. Minha virilha está uma calamidade, com manchas e feridas, e agora tenho medo de depilar de novo. Depilei com cera e depois com uma pinça. Meus pelos são grossos. Não sei o que fazer. Passo talco toda vez antes de dormir. O pior é que eu tenho vergonha de ir à minha dermatologista. será que isso é “normal” ? Não sei o que fazer. Vou tentar o azeite de oliva, espero que melhore. Algum conselho? GRATA!

    • Nary
      31 de maio de 2009 at 10:09 pm

      Fernanda,
      você tem que ir a uma dermatologista para que ela te passe um tratamento adequado pra sua foliculite.

  • Adriana Souza
    14 de junho de 2009 at 11:24 am

    Olá! Nossa estou sofrendo muito com esse problema,tenho muita vergonha..vou tentar o azeite.
    Bj

  • Vanessa
    21 de junho de 2009 at 3:15 pm

    Eu estou sofrendo muito com essa foliculite!tem nas coxas,braços, barriga. E eu nunca depilei as coxas!Já usei tudo o que é creme(Peroxido de benzoila, ureia) e nada!Não sei o que fazer para retirar essas malditas!

    • Nary
      30 de junho de 2009 at 11:40 pm

      Vanessa,
      procure uma dermatologista, é o mais indicado.
      :)

  • kelly
    22 de junho de 2009 at 4:15 pm

    cara, isso é horrivel. esse negocio do azeite pode passar om a pele ainda irritada? alguem ja tentou esse metodo, alem da menina q recomendou? e deu certo?
    bjs

  • Mah
    22 de julho de 2009 at 10:17 pm

    Olá!
    Bom…. Achei interessante a idéia de usar o azeite. (prático)

    A receita com mel com o fubá antes da depilação, funciona mais ou menos… Pelo menos em mim ..

    Tem uma pomada também que é boa que a minha dermatologista me receitou para passar após as depilações por alguns dias 3 vezes ao dias. Se alguém quiser é uma pomada que chama: Nebacetim.. ela é à base de sulfato de neomicina. (existem genéricos, mais o resultado não foi o mesmo, fica à critério de vocês. =] )

    Beijos a todas.
    Boa sorte pra vocês! xD

  • carla
    27 de outubro de 2009 at 11:48 pm

    poxa eu tenho varias marcas na bunda e no meio das pernas… ja faz uns 2 anos e nunca sumiu… quando cicatrizadas ela ficam com uma marca preta horrivel… e tbm sai muito pus no inicio como se fosse msm uma espinha. o que devo fazer para tirar essas marcas? sera q tem como sumir mesmo?

    • Vivi
      28 de outubro de 2009 at 1:58 am

      Olá Carla! Consulte um dermatologista. Pelo que diz, o seu problema é de fato dermatológico e só um médico pode te ajudar. Ele te indicará o melhor tratamento para que você trate de vez, e não apenas disfarce com métodos caseiros.

  • thais
    2 de novembro de 2009 at 6:00 pm

    Tive esse problema no glúteo e hj n tenhoo mais nada…
    bem lisinho..tinha feito variás coisas e nada resolvia!!
    O nome do remédio é VERUTEX! PERFEITO..ACONSELHO!
    Nío precisa de receita médico..se funcionar me aviseem!!
    BOA SORTE!

  • Vanessa
    24 de dezembro de 2009 at 1:10 am

    Olá ,tenho 28 anos e dez dos 14 anos tenho bolinhas vermelhas e asperas no meu corpo todo , o medico mim falou que não tem mas jeito e disse que da genetca ,queria saber de tem algum remedio ou pumada que possa aliviar o meu sofrimento, poz elas tão se espalhando por todo meu corpo começa como se fose uma picada de inseto e depoz fica as bolinhas vermelhas tenho vergonha ate de sair pra praia ou algum canto por favor tem alguem que possa mim ajudar? Agradeço a Todos …

  • Stephanne
    15 de janeiro de 2010 at 1:05 pm

    Já utilizei o azeite porém, junto com cravo e o efeito foi muito bom. Super eficaz.

    • LuLu
      19 de abril de 2010 at 1:19 pm

      @Stephanne,

      Já utilizei o azeite porém, junto com cravo e o efeito foi muito bom. Super eficaz.

      como que vc fez esse metodo com o cravo.
      nos explique melhor !?
      beijos!

  • Stephanne
    19 de abril de 2010 at 3:29 pm

    Oi Lulu.

    O Azeite com cravo é o seguinte: vc coloca o azeite no fogo junto com o cravo e deixa ferver em banho maria por três horas. Depois de esfriar é só utilizar. Deixe o cravo dentor do vidro com o azeite durante a utilização. Passe pouco pra pele não ficar oleosa e com cheiro. Apesar que o cravo deixa um cheiro muito gostoso.
    É isso.

  • Cristina
    22 de abril de 2010 at 8:16 pm

    Olá !

    Não sei se conhecem o produto TEND SKIN liquid, ele é unico no mundo, especifico para foliculite com 100% de melhora.
    E grande a dificuldade de encontra-lo no Brasil.Estamos com a revenda do produto e despachamos para todo pais, o preço é R$ 65,00 mais frete, quem morar no RJ pode retirar pessoalmente.
    Qualquer informação estamos a disposição, email [email protected]

  • Katia
    25 de maio de 2010 at 5:18 pm

    Oi, estou gravida de 6 meses, e apareceu, e ta enchado, posso furar com uma agulha descartavel , e ouxa o pelo com o pinsa?

    • Nary
      25 de maio de 2010 at 7:08 pm

      @Katia,
      procure um médico, ele saberá o que fazer.