Hoje quero deixar uma dica prática, barata e que funciona muito bem comigo para manter minhas unhas um pouco mais saudáveis, evitar que elas quebrem com tanta frequência e vê-las cumpridas de vez em quando – como eu amo vê-las.
Sempre gostei de pintar as unhas e de tê-las cumpridas, mas meu cuidado efetivo com elas aconteceu nos últimos dois anos. Na verdade, o cuidado veio porque elas deixaram de crescer, tornaram-se muito quebradiças, viviam virando (que aflição, né meninas?) e chegaram a me impedir de usar esmalte diversas vezes, porque começou a descascar também. Acho que essa época foi a mais crítica.
Em consulta a uma demartologista, ela me disse que eu tinha alergia a esmalte e que deveria utilizar além do creme que ele me passou para massagear as unhas e fortalecê-las, usar esmalte hipoalergênico. Como o creme custava o olho da cara, ficou inviável pra mim fazer essa manutenção, então deixei de pintar as unhas. Na mesma época, uma amiga passava pelo mesmo problema e sua demartologista atribuiu o enfraquecimento e descascamento de suas unhas, também, ao estresse que ela vinha sofrendo. Quando eu fiz relação com a minha vida, percebi que minhas unhas sofriam com o meu estresse também. Piorou, né? Porque estresse nem com creme caro a gente resolve. hihihi
Então, depois de ler uma dica sobre esmaltes da Risqué – que inclusive já foi assunto aqui no CF – comecei a passar essas bases fortificadoras e as duas da Risqué que foram lançadas na época: DNA Nails e Reestruturador.
O que eu faço e que pode servir para você também?
Clique em continue lendo e descubra…
Não pinto mais minhas unhas toda semana para dar um tempo para que elas “respirem”. E mesmo quando estou sem esmalte, passo essas duas bases acima ou o Complexo 4 em 1 para unhas da Avon. Isso ajuda com que minhas unhas fiquem protegidas e o crescimento delas mudou muito depois que comecei a “tratá-las” assim. Agora só preciso arrumar a melhor forma para que elas quebrem menos, pois embora mais fortalecidas que naquela época, ainda precisam quebrar e dobrar menos.
E você? Tem alguma dica? Alguma fórmula? Compartilhe com a gente!
18 Comments
Lia
21 de novembro de 2008 at 12:17 pmPra quem tem uma dieta alimentar nada equilibrada e unhas quebradiças, aconselho a procurar um médico pra ver se não é falta de cálcio e colágeno… Minhas unhas sempre foram fracas e quebradiças, nunca conseguia deixá-las crescer mas depois que comecei a tomar cápsulas de cálcio e colágeno, nossa, elas ganharam vida nova! Ficaram super fortes, às vezes me pego admirando minhas unhas e nem acreditando que um dia elas se lascavam por qualquer coisa! Recomendo!
Aninha
21 de novembro de 2008 at 3:45 pmEu roí as unhas por muuuito tempo, e usava de tudo, até aqueles esmaltes com um gosto ruim, o que era péssimo, porque tudo o que eu pegava pra comer quando as minhas unhas estavam com o tal esmalte, ficava com o gosto dele. :P
De uma hora pra outra parei de roer, só que aí, tenho muuuitas manchinhas brancas na unha, e até hoje não sei pq.
Ah, uma coisa que acho importante ao fazer a unha é cuidar se a manicure ou pedicure estereliza os alicates e espátulas, e se ela usa uma lixa nova pra cada cliente. Se a pessoa não tem como saber de tudo isso, eu aconselho a levar os próprios materias, pra evitar contaminação de fungos e micoses.
Beijos gurias!
Anne
21 de novembro de 2008 at 6:43 pmEu tinha parado de roer, mas voltei tudo de novo nessa época de trabalhos e provas :( eta má influencia eu aqui no CF hein tsc tsc
Mas tô usando uma base pra ver se paro de novo. O triste é que as unhas estão tão curtinhas e feias *snif*
Mais dia menos dia eu abro um grupo de apoio aqui no CF entitulado “RUA” Roedoras de Unhas Anonimas heuahueah :D
Jéssica
21 de novembro de 2008 at 8:04 pmAff ‘– minhas unhas queeeeeebram mesmo, são tão fracas e descamam tbm…
segundo minha mãe e a médica tbm, meu problema é falta de vitaminas. alimentação irregular tbm causa enfraquecimento
das unhas…
fato..
uma pena, mas adoro pintar as unhas :D
beeijo :*
Dani Mansur
22 de novembro de 2008 at 10:09 amUma receita maravi pra mim é alimentar: comer 3 castanhas do pará por dia. Não vale comer mais, pq engoooorda. Não sei quais são as substâncias q tem nelas, só sei q são mágicas. O efeito surge após uns 10 dias do início do “tratamento” e qdo vc o interrompe por dias, já começa a sentir as unhas quebradiças novamente. Minha manicure sabe qdo estou sem castanhas rsrs, ela diz q a diferença é brutal. Foi uma dermato q me indicou anos atrás e eu nunca mais abandonei, pois é gostoso, fácil e saudável.
Bjos
Ariane
22 de novembro de 2008 at 10:20 pmOlha, tenho o mesmo problema, mas no meu caso além do estresse, tem a ver com hormônios…..não bastasse, do nada, as minhas unhas começaram a ficar quadriculadas/marcadas e não mais lisinhas. Por isso, pra evitar ainda mais danos, faço o mesmo, raramente esmalto as unhas, e qdo o faço, antes passo alguma das bases forticadoras.
=***
Poly
22 de novembro de 2008 at 11:01 pmComer GELATINA ajuda a fortalecer as unhas, além de dar mais elasticidade à pele, evitando a flacidez, quem está passando por regimes e processos de emagrecimento, comer gelatina ajuda a não deixar a pele ficar flácida, com gordurinhas sobrando.
E nem sei se existe ainda, mas qdo eu era mais nova passava casco de cavalo, um líquido comprado em farmácia, assim que tirava o esmalte e deixava a unha respirar por pelo menos 24h antes de aplicar esmalte/base de novo e antes de aplicar, mais uma camada do casco… minhas unhas eram bem duras, grandes e bonitas (continuam sendo, mas agora eu prefiro mantê-las mais curtas)
Aline
24 de novembro de 2008 at 10:23 amDica: manda manipular esmalte com formaldeído. Isso se você não for alérgia justo ao formaldeído dos esmaltes, né?
Siria
29 de novembro de 2008 at 9:40 pmSocorro galera. Eu nãooooooo sei de nada que faça as unhas parar de quebrar. Se voces sabem mande-me um recado.ok
Siria, as dicas estão no post.
Tente segui-las já é um bom começo!
Beijão!
Anne
Kamilla
14 de dezembro de 2008 at 9:00 pmOi…
Olha, eu ñ sei pq, + eu peguei essa mania horrível de roer as unhas…
Eu queria parar de roer + ñ consigo…
Já passei alho na unha e td + ñ adiantou nd…
Eu queria saber se tem algum tipo de esmalte especial que ajude contra isso…
Mt obrigada
Kamilla
14 de dezembro de 2008 at 9:03 pmOi…
Rs … Tbm tenho + uma coisa…
Embaixo das minhas unhas ficam umas pelinhas soltando…
ñ o q é…
Eu queria saber o q é!!!
E tbm o q ajuda p/ combater isso…
Vcs podem me responder???
Obrigada desde já…
Nary
14 de dezembro de 2008 at 9:35 pmKamilla,
existem no mercado soluções para não roer a unha, creio que na Avon tenha.
E quanto as pelinhas que ficam soltando, vc tem que procurar uma dermatologista.
lane
3 de março de 2009 at 4:28 pmsegundo a minha AVÓ pingar um pouco de oléo de banana faz com que as unhas indureção!
Brenda C.
10 de agosto de 2010 at 3:27 pmOi gente preciso muito de uma resposta.
Olha desde de pequena eu não paro de roer as unhas, até que eu resolvi parar, só que ela não cresce inteira só aparece um negocio branco e ela não cresce mas eu estou 3 semanas sem roer oque eu faço ?
Nary
10 de agosto de 2010 at 9:02 pm@Brenda C.,
procure um dermatologista, pode ser que tenha havido algum problema, já que você roeu as unhas por tanto tempo.
Eu roí até os 17 anos e até hoje minhas unhas continuam fracas.
Ellen Sutil de Oiveira
12 de agosto de 2010 at 11:36 pmOla tudo bem estou a procura de mulheres que estejam interessadas em unhas de porcelana se tiverem algumas dicas obrigada. Ellen Manicure e Porcelanista.
Tamila
11 de março de 2011 at 9:56 amEssa dica é caseira!
1 dente de alho,100ml de agua,1 colhesinha de suco se limão.
Coloca a agua e o alho todo pilado em uma vasilha para ferver.Depois add o limão. Coloca num recipiente seco de esmalte,e daí pinta todo dia antes de dormir anoite. Funciona bein! bjoss
Sara *-*
31 de março de 2011 at 10:59 am@Tamila, Tamila gostei bastante da sua dicaaaaa! Isso melhora muito alguns dos meus vicios nessas unhas….
Obrigadaaão! E testem todos!