Chat Feminino
Moda

Buyer, você sabe o que ele(a) faz?!

Buyer ou ‘comprador‘ é aquela pessoa que pesquisa tendências e seleciona coleções para lojas multimarcas. Pouca gente sabe o que um buyer faz e como se dá esse processo, então pra esclarecer algumas dúvidas sobre essa profissão e pra conhecer um pouquinho mais sobre ela, fiz umas perguntinhas básicas à Gabi Leal que é buyer da Spicy e Bain Douche duas lojas aqui de Natal (tem em Recife também) que têm estilos completamente diferentes mas bem marcantes.


Gabi, arrasante de batom azul. Foto por Gladis Vivane

Segue a mini entrevista:

Qual o trabalho do buyer?!

Bom, é um trabalho bem gostoso, mas que também é de muita responsabilidade. Na verdade você é responsável pelas compras da coleção. Alguma empresas trabalham com meses de antecedência… no caso da Bain Douche e Spicy temos uma dinâmica mensal, e até semanal de acordo com a demanda. Lembrando que há um orçamento que não pode ser ultrapassado, é preciso negociar as forma de pagamento e estar por dentro do que os clientes estão querendo e principalmente do que eles não querem… Outro ponto importante é que algumas vezes temos que deixar de lado nosso gosto pessoal e pensar apenas no comercial, eu levei um tempo para aprender isso, só com a prática mesmo.

Como é feita a pesquisa das tendências?
No nosso caso (temos uma empresa familiar) eu fico responsável por ficar de olho no que está rolando no mundo (através de blogs, revistas, sites) e começar a inserir na coleção novos produtos para testar a aceitação das clientes. Além disso, a cada mudança de estação fazemos um resumão das principais tendências internacionais para treinar nossa equipe. O legal é que montando esse treinamento eu acabo fazendo uma pesquisa que me ajuda muito também. E claro, ficamos de olho nas ruas, nas novelas (inshalá! kkkk) e na opinião das nossas clientes. Quando viajo pra qualquer lugar (seja NY ou Itu) também gosto de observar e fotografar tudo, pra ter idéia para vitrines, publicidade…


Vitrine da Bain Douche

Quanto tempo aproximadamente você gasta escolhendo as peças que vai enviar pras lojas?

Olha, dependendo do fornecedor, leva de uma até duas horas. Primeiro olhamos o que eles tem para oferecer, selecionamos as peças que nos interessam e depois escolhemos as cores a grade (quantidade de peças por tamanho) para cada loja. Essa parte é bem importante, pois alguma lojas vendem melhor certos tamanhos, ou certa cor…

Com qual frequência você escolhe e manda as peças?!

Nós trabalhamos principalmente com marcas de pronta-entrega, isso garante que semanalmente tenhamos novos produtos na loja. Então funciona mais ou menos assim: uma vez por mês passo uma semana inteira selecionando e comprando a massa de produtos para aquele mês, e nas outras semanas, passo um dia ou dois pra fazer reposições de produtos, e garimpar novidades. Já o nosso jeans, da marca Spicy e Bain Douche, a cada 3 meses sentamos com pessoal da fábrica que nos fornece para desenvolver os modelos… aí é um trabalho mais demorado, escolhemos lavagens, shapes, botões, etiquetas… mas é um delícia ver pronto depois!


Vitrine da Spicy

Gabi, obrigada por ter aceitado em participar do post e pela eficiência em ter respondido às perguntas!!!

Espero que vocês tenham gostado da entrevista, se sim, comentem. ;) Posso procurar outras pessoas que trabalhem com moda e fazer uma série desmistificando as profissões que envolvem esse ramo, que acham?!

Beijinhos

You Might Also Like...

2 Comments

  • Reply
    Talita Oliveira - @teylite
    24 de maio de 2011 at 11:48 am

    Gente do céu! Imagina eu de compradora! Seria terrível. Acho mesmo que uma das partes mais terríveis é dissociar seu gosto pessoal com o gosto comercial e isso pra uma pessoa egocêntrica como eu? Ia ser a primeira a dizer: Ng vai usar isso não que não tá com a bixiiiga de ng gostar hahaha! Mas é um trabalho realmente interessante e super dinâmico. Muito ótimo mesmo! Amei o post Nary, adorei saber sobre essa profissão um tanto quanto inusitada!

    Bjs

  • Reply
    Ana Luísa Fonseca
    24 de maio de 2011 at 9:23 pm

    Amei o post, adorei saber como funciona o trabalho da Gaby, mas eu acho que o trabalho pra mim assim não ia funcionar não…
    Não pelo que disse Talita, mas por que eu ia acabar me acabando nas compras…
    Prefiro ficar de personal shopper das amigues mesmo! kkkkkkkk
    Não é não Nary?

    Beeeijo!

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.