Chat Feminino
Livros

Resenha: As Vantagens de Ser Invisível

Terminei ontem de ler “As Vantagens de Ser Invisível” (do original The Perks of Being a Wallflower), do escritor Stephen Chbosky que teve seu livro adaptado para o cinema, com Emma Watson como uma das personagens.
Eu já tinha visto o filme e gostado muito e após terminar o livro resolvi fazer a resenha sobre os dois, que se misturam, entrelaçam e contam a história de Charlie, um adolescente que não “pertencia“.
As Vantagens de Ser Invisível resenha livro
Charlie é inocente, introspectivo é invisível. Escreve cartas a um amigo que não sabemos nunca quem é, e vai assim contando o que vive no primeiro ano do Ensino Médio. Tudo começa realmente a mudar quando ele conhece Sam e Patrick, irmãos veteranos que não são muito populares mas que o acolhem e o fazem sentir parte de algo. Ele começa a viver altos e baixos, faz amigos, vai á festas, aparece nos bailes, ouve muita música e lê muito. Tenta equilibrar tudo isso além dos medos, dúvidas, problemas familiares, segredos e decepções.
Imagino que a comoção que esse livro e filme causaram foi pela grande identificação que rola com Charlie, as dúvidas, medos e os problemas banais (ou não) que passamos na adolescência. A grande questão de pertencer, de assumir o que realmente somos e viver bem com isso.
O texto é reflexivo, cheio de passagens que nos fazem pensar. Mesmo contando coisas banais, Charlie analisa, reflete e nos dá trechos como esse:

Então, acho que somos quem somos por várias razões. E talvez nunca conheçamos a maior parte delas. Mas mesmo que não tenhamos o poder de escolher quem vamos ser, ainda podemos escolher aonde iremos a partir daqui. Ainda podemos fazer coisas. E podemos tentar ficar bem com elas.

As Vantagens de Ser Invisível Resenha Livro
O livro é de fácil leitura e dá pra terminar rápido, gostei demais. <3 Já sobre o filme: Acho que foi a primeira vez que uma adaptação não me deixou chateada, com furos ou coisas do tipo, não sei se foi porque vi o filme primeiro e depois procurei o livro, mas achei a adaptação tão linda. =) Ele tem Emma Watson como Sam, Logan Lerman como Charlie e Ezra Miller como Patrick, os três possuem uma química muito boa na tela e achei o roteiro muito bem feito. Algumas coisas foram mudadas sim, mas não acho que comprometeu tanto assim o foco central da história.
Vale também mencionar a trilha sonora que é sensacional!!

Super recomendo livro e filme! :)

“Então, esta é a minha vida. E quero que você saiba que sou feliz e triste ao mesmo tempo, e ainda estou tentando entender como posso ser assim.”

Beijinhos

Esse texto é parte do Book Tour da Revista 21. Recebi o livro pra ler e repassarei para outra pessoa. Adorei a ideia, quero participar de outros! :)

You Might Also Like...

No Comments

    Leave a Reply