Chat Feminino
Comportamento

As novas Barbies e o poder da representatividade

A Mattel anunciou recentemente uma reformulação nas Barbies. Elas agora vão ter 3 novos tipos de corpo (tall, curvy e petite), sete tons de pele diferentes, 22 cores de olhos e 24 tipos de cabelo. A marca fez essa reformulação diante de uma brusca queda nas vendas da boneca que virou ícone e é certamente uma das mais famosas do mundo.

A notícia correu vários portais e caiu no gosto das pessoas. Eu, particularmente fiquei muito feliz e precisei vim aqui falar um pouquinho sobre isso.

lace front wigs

O corpo de proporções irreais da boneca vinha sofrendo críticas ferrenhas. Era humanamente impossível ser uma Barbie e cada vez menos as meninas queriam as bonecas, porque não se viam representadas ali.

Uma bela jogada de marketing e um tiro certeiro numa palavrinha que a gente precisa entender muito: representatividade. As crianças brincam de coisas que querem ser “quando crescer” e se ver representado em um brinquedo é um trunfo muito grande para a auto aceitação.

E crescer sem se aceitar completamente não é legal e dói.

Entender que as pessoas são diferentes, possuem corpos diferentes, pensamentos e gostos diferentes é um passo muito importante para a igualdade. A criança gordinha dentro de mim ficou muito feliz e agradecida por finalmente ver bonecas que se assemelham a mim quando pequena e a tantas outras meninas que sofrem (ou sofreram) bullying por serem acima do peso.

Eu espero que não só a Mattel, mas que outras marcas comecem a repensar o posicionamento diante do mundo e das lutas pela diversidade e façam cada vez mais brinquedos assim. :)

You Might Also Like...

1 Comment

  • Reply
    Chell
    3 de fevereiro de 2016 at 2:51 pm

    Eu achei o máximo =D
    Agora tem Barbie de cabelo coloriiidoooo!! =D

Leave a Reply