Chat Feminino
Saúde

ACNES: Acabe com elas!

Tem coisa pior do que uma acne (ou espinha) no rosto? Eu creio que a maioria das pessoas que sofreram ou sofrem com isso, responderiam não. Eu mesma já sofri com espinhas e passei por todos os tipos de tratamentos que vocês poderiam imaginar, e vou contar aqui como fiz pra me livrar delas.

Bem, vamos ao que interessa: Como tratar esse problema?
Em primeiro lugar, tudo depende da causa e do grau da sua acne. Muitas vezes, mesmo limpando sempre a sua pele e tendo todos os cuidados possíveis, o problema pode ser hormonal ou hereditário, então procure um médico. Abaixo explicarei como funcionam as principais medidas de tratamento.

ÁCIDOS: Geralmente o primeiro tratamento passado por um dermatologista é feito com ácidos, mas se com isso seu problema não for resolvido, então talvez você esteja com um problema hormonal.

ANTIBIÓTICOS: Indicados para quando o tratamento com ácidos não funciona. Os antibióticos atuam inibindo a proliferação das bactérias.

ANTICONCEPCIONAIS: Sim, existem alguns tipos de pílulas anticoncepcionais que diminuem a produção da secreção das glândulas sebáceas. O problema é que se você parar de tomar as pílulas, as espinhas voltarão.

RETINÓIDE ORAL: Usado em último caso! Quando nenhum outro tratamento resolve. Se trata de um remédio derivado da vitamina A que reduz o tamanho das glândulas sebáceas, diminui a secreção de sebo e reduz a inflamação. O tratamento é doloroso e delicado, pois existem muitos efeitos colaterais, mas é efetivo em 70% dos casos.

Além disso, não se esqueça dos cuidados que pessoas com pele oleosa devem ter:
1 – Mantenha a pele limpa, lave com sabonete neutro até 3 vezes por dia.
2 – Para inibir a proliferação de bactérias, esfolie a pele em torno de 15 em 15 dias. Existem cremes esfoliantes que contenham ácido salicílico, ou, caso você queira economizar, a Poly postou uma receita caseira de esfoliação no post passado.
3 – Não use produtos oleosos que possam obstruir seus poros. Dispense o uso de hidratantes no rosto e use um protetor solar em gel e não em creme.

Fonte: Cucas.

You Might Also Like...

24 Comments

  • Reply
    Poly
    2 de junho de 2008 at 12:48 pm

    Lissa, só complementando, quanto à limpeza, os dermatologistas recomendam lavar o rosto no máximo 3 vezes por dia, pq se vc retira mto a oleosidade o organismo vai produzir em dobro p/ recuperar e o efeito das lavagens excessivas pode ser o oposto.
    E tbm é mto importante passar hidratante no rosto, msm quem tem acne, pq a pele pode ser oleosa e não ser hidratada, mas nem pensar em hidratantes comuns pq eles vão msm obstruir os poros e agravar a situação. Existem hidratantes específicos p/ pele com acne que ajudam a balancear a oleosidade (é bom principalmente no caso de peles mistas). É fundamental o uso desses hidratantes p/ quem passa o dia em locais com ar condicionado, como eu, pq o ar resseca mto a pele. Mas é bom conversar com o dermatologista e pedir a prescrição desses hidratantes pq ele irá avaliar melhor qual tipo é o melhor p/ vc. Eu uso o da Clean & Clear, mas sei de pessoas que são proibidas de usar esse tipo de produto.

  • Reply
    Lissa
    2 de junho de 2008 at 4:38 pm

    Sim, eu sei disso. Eu mesma uso dois tipos de hidratantes, sendo que um deles é de hidratação intensiva. Mas não quis entrar no mérito dessa questão pq, como eu disse, a pessoa deve antes de tudo procurar um dermatologista. E pretendo criar um post sobre produtos pra quem tem pele oleosa.

    Quanto a lavagem, dessa eu nem sabia pq nunca me preocupei quanto a isso, apesar de ja ter lido isso num blog ae. Ja editei o post, vlw poly.

  • Reply
    Poly
    2 de junho de 2008 at 4:54 pm

    Qdo tá mto quente e é impossível nao ficar com o rosto mto oleoso, eu retiro o excesso com folhinhas próprias p/ retirar o excesso de oleosidade, pq elas não retiram toda a oleosidade da pele, só retiram msm aquele aspecto de brilho, é uma opção p/ não lavar mto.
    Eu li sobre isso em alguns livros e na embalagem dos sabonetes p/ pele oleosa.
    Mas entrar na questão dos hidratantes é complicado pq deixa o post mto grande :x

  • Reply
    Lissa
    2 de junho de 2008 at 5:16 pm

    A ideia das folhinhas é otima XD mas nunca usei… As vezes da mesmo uma agonia enorme sentir que o rosto ta oleoso

  • Reply
    mariados anjos chagas
    20 de julho de 2008 at 9:01 pm

    ess problema não é meu é do meu filho que sofre desde dos 16 anos ,hoje ele esta com 20,e já fiz de tudo para melhorar o rosto dele e nada parece que cada vez passa vai piorando e além do mais ainda tem nas costa, sera que isso tem cura ou não?

  • Reply
    Poly
    21 de julho de 2008 at 2:29 pm

    Maria,
    eu tinha um primo que teve esse mesmo problema, toda vez que ia tomar banho ele sujava a toalha de sangue porque as espinhas das costas e do rosto estouravam e manchavam as toalhas.
    Ele fez um tratamento com a dermatologista tomou medicamento oral e ácidos. Quando as espinhas secaram e pararam de inflamar ele fez algumas seções de peeling com a médica. O tratamento durou cerca de um ano, mas valeu a pena, depois disso ele nao sofreu mais com esse problema.
    Procure um bom dermatologista que o problema do seu filho será resolvido.

  • Reply
    daniele morais de souza
    9 de outubro de 2008 at 1:27 pm

    eu estou tomando a pilula para as espinhas, mas deixei de tomar um dia então gostaria de saber se tem algum problema de eu ter deixado de tomar um dia e se a pilula tem o mesmo efeito?

    Daniela, você deve procurar o médico que receitou as pílulas e perguntar diretamente a ele. Assim, creio que esses remédios só surtam efeitos quando tomados sequencialmente e tals…
    Conversa com teu médico que ele te orientará melhor.
    Bjinhos
    Nary

  • Reply
    dianes
    11 de janeiro de 2009 at 3:36 pm

    qero falar dermatologista onllane por favor e urgente como faço aqui na minha cidade tao em ferias e e grave

    Oi Dianes,
    Não existe derma on-line que eu saiba.
    Sinto muito, não podemos ajudá-la nesse caso.

    Anne

  • Reply
    dhaianna
    20 de outubro de 2009 at 4:58 pm

    tenho varias manchas de acne no corpo gostaria de saber como clarea-las sou morena e tenho muita melanina, outra coisa que gostaria de saber é como clarear minhas costas pois eu nao tomo sol e sao escuras isso fica um tanto desproporcional. Grata =]

    • Reply
      Nary
      26 de outubro de 2009 at 3:53 pm

      Dhaianna,
      recomendamos que voce procure um dermatologista, pois ele irá passar o tratamento mais adequado para clareamento de manchas.

  • Reply
    katia
    17 de outubro de 2010 at 6:21 pm

    já usei vários tipos de ácidos para tirar melasmas da pele,só que o que acontece é que minha pele fica pálida com aspecto de doente eo melasma continua,nem se quer descama minha pele e foram todos eles ácidos bem concentrados. não sei mais o que fazer,por favor me de uma orientação.

    • Reply
      Nary
      18 de outubro de 2010 at 9:45 am

      @katia,
      procure um dermatologista que irá indicar o tratamento mais adequado
      pra você.

  • Reply
    day
    2 de fevereiro de 2011 at 7:57 pm

    eu queria saber se asepxia e um bom tratamento para espinha se acaba de verdade ou não e gostei das suas orientaçoes obrigada.

  • Reply
    Raquel
    24 de fevereiro de 2011 at 2:10 pm

    devido a doença que tenho(Alopecia) tenho que tomar remedio pra queda de cabelo(uso oral de finasterida),estou tomando desde julho do ano passado, o mesmo é manipulado e agora o meu rosto esta cheio de espinhas.Não sei mais o que fezer agora parei de tomar o finasterida,pois acho que é ele que esta me trazendo tantas espinhas…o que fazer???estou muito aflita com tantas espinhas e elas são muito doloridas… EU nunca tive espinhas

    • Reply
      Nary
      24 de fevereiro de 2011 at 3:30 pm

      @Raquel,
      o mais adequado é você procurar uma dermatologista que irá indicar o melhor remédio para seu problema.

  • Reply
    Isabela
    2 de outubro de 2013 at 10:22 pm

    Oi meninas,tenho 15 anos não vou mentir,nao tenho espinhas no rosto,mais tenho um problema que me incomoda tanto quanto,é em questao a oleosidade que tenho na regiao T – testa,nariz e queixo.E com esse probleminha surgem cravos!Enfim eu uso sabonete de glicerina neutro de manha e a noite para lavar o rosto e em seguida uso um creme hidratante adstringente de pepino oque voces acham? Acham que pode piorar ou pode ajudar a melhorar? começei a usar esse metodo agora

    • Reply
      Nary
      3 de outubro de 2013 at 1:15 pm

      Isabela,

      limpar, hidratar e tonificar o rosto são passos fundamentais para que a pele fique sempre linda. Você deve também sempre usar produtos que se adequem ao seu tipo de pele, mas o mais indicado mesmo é procurar um dermatologista que te indique produtos perfeitos pra você. ;)
      Se você começou a usar esses produtos agora, veja como eles se comportam na sua pele e qualquer alteração pra pior, suspenda o uso, mas não deie de procurar um médico.

      abs!

  • Reply
    FRANCISCA
    7 de dezembro de 2013 at 10:25 am

    ESTOU GRAVIDA E SEMPRE USEI O HIDRATANTE HYDRA+ BIOACTIVE, DA ROC GOSTARIA DE SABER SE POSSO CONTINUAR USANDO OU SE TEM ALGUMA RESTRIÇÃO A ESSE PRODUTO?

    • Reply
      Nary
      8 de dezembro de 2013 at 8:20 pm

      Francisca,

      você deve procurar um dermatologista que te indique os produtos a usar durante a gravidez. abs!

  • Reply
    mirely
    27 de janeiro de 2014 at 7:38 am

    ola gostaria de saber se alguem ja usou recutam e como foi?

  • Reply
    daniele
    23 de abril de 2014 at 11:38 am

    Me ajude por favor, tenho lavado sempre , meu rosto com shampoo jhonson baby. Três vezes ao dia, passo minancora nas espinhas para secar.Mais agora ele não secam mais.
    E se secam ficam manchando a pele, ,não sei, mais o que fazer.
    Estou com a pele na area da bochecha toda manchada de espinhas.

    • Reply
      Nary
      23 de abril de 2014 at 12:14 pm

      Daniele,

      o mais indicado no seu caso é procurar um dermatologista que irá te orientar como proceder corretamente!

      abs!

  • Reply
    Lara De Souza Santos
    26 de julho de 2014 at 7:15 am

    Me ajudem Estou com uma coceira na barriga e tenho uns carocinhos e debaixo dos seios e na virilha coça e da hematomas isso já esta acontecendo há 30 dias e só na nessa parte do corpo eu já marquei uma demartologista pelo SUS mais ainda não me chamou desde já muito obrigada

    • Reply
      Nary
      27 de julho de 2014 at 11:36 am

      Lara,

      não somos médicas, por isso não podemos dizer o que pode ser sua coceira.

      abs!

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.