Como fazer umectação capilar | Chat Feminino
Cabelos

Como fazer umectação capilar

De um tempo pra cá eu tenho cuidado mais do cabelo e conheci o cronograma capilar, um cronograma de cuidados com o cabelo para recuperação dos fios. Dentro desse cronograma conheci a umectação capilar um processo que recupera os fios porosos e ressecados de forma simples e barata. Fiquei curiosa e aprendi como fazer, achei bem interessante a proposta e resolvi contar aqui.
Na umectação usamos óleos 100% vegetais para devolver os lipídios à fibra capilar, isso vai fazer com que os cabelos fiquem macios e saudáveis, nem só de queratina vive o fio de cabelo. Além disso, os óleos vão ajudar a preservar a estrutura do cabelo, eles ão ricos em anti-oxidantes e vitamina E, amiguinhos do seu picumã.
Então, que óleo vegetal é esse? Qualquer óleo sem processamento, sem conservantes, aditivos e livres de óleo mineral e parabenos. Entre eles: óleo de coco, azeite de oliva (siiim azeite!), óleo de rícino, óleo de linhaça, óleo de argan, óleo de soja, dendê, amêndoas, amendoin, milho… Sim, a ideia de passar óleo no cabelo é completamente estranha mas acredite, depois que você passa e vê os resultados, vai passar essa estranheza.

Como fazer

Existem algumas formas de fazer a umectação:
umectação capilar

Com o cabelo sujo e seco, aplicar o óleo nos fios e deixar agir de 15min a 3h, depois lavar e condicionar – Esse é o método que eu fiz e adorei. Quando você começa a aplicar acha esquisito porque o cabelo vai ficar todo oleoso, mas depois que lava e condiciona ele fica macio e sedoso.

Lavar os cabelos apenas com shampoo e deixar secar sem aplicar condicionador, colocar o óleo nos cabelos, deixar agir por 30 minutos e depois lavar os fios.
Aplicar o óleo nos cabelos secos, colocar uma touca na cabeça e deixar agir enquanto dorme, lavar os fios no dia seguinte.
Passar o óleo nos fios (especialmente nas pontas ressecadas) minutos antes de ir ao banho.

Das quatro técnicas usei a primeira e a última, preferi a primeira, deixa os fios macios, sedosos e brilhantes.
Não tenha medo de fazer a umectação, é um processo baratinho e ótimo pra fazer na tarde do sábado. ;)
Se o seu cabelo não apresentar melhoras depois do processo vale lembrar que a fibra não é só queratina e lipídios, muitas vezes ele precisa também de hidratação (reposição hídrica), nutrição ou construção (aminoácidos e proteínas). O grupo do cronograma capilar tem muitas informações e dicas para fazer umectação, reconstrução e outros procedimentos que vão ajudar a melhorar o cabelo.
Eu to bem empolgada com esse cuidado todo nas madeixas e claro, continuo a contar tudo por aqui.

Beijinhos

Aproveita e veja também:

Assine a nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo e freebies. ;)

Post Anterior Próximo Post

4 Comentários

  • Responder Indicações da semana: máquina de vinho, sorvete de banana e mais! 12 de março de 2014 at 10:05 pm

    […] Como fazer umectação capilar por Chat Feminino. DICONA da Nary para dar um jeito nos cabelos sem gastar muito. […]

  • Responder O que é cronograma capilar | Chat Feminino 22 de fevereiro de 2016 at 10:27 am

    […] como proteínas, ceramidas, óleos ou manteigas em sua composição*. Você também pode fazer uma umectação capilar nessa etapa. Ensinei a fazer uma nesse post aqui. Aqui tem alguns exemplos de máscaras […]

  • Responder Usos do óleo de coco na rotina de beleza | Chat Feminino 25 de abril de 2016 at 4:07 pm

    […] também fazer a famosa umectação capilar, que eu ensinei bem direitinho nesse post aqui. Para quem faz cronograma capilar, a umectação é […]

  • Responder [Cronograma Capilar] - Máscaras para Nutrição | Chat Feminino 9 de maio de 2016 at 2:18 pm

    […] de utilizar máscaras, nessa etapa você também pode utilizar óleos para fazer a umectação capilar, uma substituta da nutrição que faz o mesmo serviço que ela. Algumas pessoas preferem máscaras, […]

  • Responder