Stop the beauty madness - Pare com a loucura da beleza | Chat Feminino
Comportamento

Stop the beauty madness – Pare com a loucura da beleza

Não sei se vocês viram pelo facebook uma campanha chamada stop the beauty madness que incentiva as mulheres a postar uma foto de cara lavada e pensarem um pouco sobre essa loucura toda que são os padrões de beleza estabelecidos pela sociedade.

A Lilian me desafiou lá no facebook e por lá mesmo postei minha foto, mas decidi trazer a discussão e o desabafo pra cá.

Stop beauty madness

Eu nunca fui a menina gata da sala, mesmo loira dos olhos verde (pois é pois é) tive problemas de peso a vida inteira e ainda luto eternamente com a balança. Ouvi e ainda ouço muito: você tem um rosto tão lindo, se emagrecesse ficaria mais linda ainda.
Quer dizer que as bonitas são apenas as magras?
A vida inteira ouvi isso e a vida inteira me martirizei por isso.
Sempre usei óculos com grau altíssimo e usei aparelho por longos quatro anos da minha vida. E isso também era um problema, imaginem a combinação de óculos, aparelho e um cabelo que nunca foi liso?

Stop beauty madness

Passei por isso com algum sofrimento e muita força de vontade. Hoje, muitos e muitos anos depois a menina insegura ainda mora aqui de alguma forma mas tem bem mais confiança que aquela inocente que se abalava e chorava por tudo (ainda choro por tudo gente, me deixem).

Sofrer bulliyng não é legal e dói, dói na alma.
E ceder e sucumbir aos padrões hoje impostos pela sociedade dói também, ainda mais quando algumas vezes temos que fazer o que não é nosso, o que não parece com a gente.

Sempre fui muito relax em relação à sair de casa sem maquiagem, confesso, trabalhei quatro anos em um local e quase nunca ia maquiada, apenas em reuniões e ocasiões especiais, mas mudei de emprego e agora estou num local que a qualquer tempo posso ter uma reunião com pessoas da alta sociedade natalense (é é pois é) e estou basicamente neurótica: “e se eu não tiver maquiada o suficiente?”, tanto que agora religiosamente saio de casa maquiada, uma mudança que eu pensei que não, mas me afetou quando recebi o desafio.

Outro fato que me veio à mente quando vi as fotos e percebi que tenho muitas sardas foi a minha última visita à dermatologista, queria um tratamento para oleosidade e ela perguntou “e essas sardas, você não vai tirar?”

Mas como assim? Minhas sardas, fazem parte de mim e sinceramente não me reconheceria sem elas. Porque eu tenho que tirá-las? Para enriquecer a médica e a indústria de beleza? Fazer várias sessões de peeling, gastar com cremes e mais cremes para perder minha identidade e ficar como todas as outras, barbies e plastificadas.

Não precisamos de rótulo, nem de julgamentos.
Me amo de cara limpa, minhas sardas, meus poros, olheiras e minha sobrancelha bagunçada.

E todo mundo deveria se amar também!

Lá no facebook desafiei minhas amigas e aqui desafio quem quiser fazer e postar sua foto de cara limpa!

Para saber mais sobre a campanha, clique aqui.

Beijinhos

Aproveita e veja também:

Assine a nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo e freebies. ;)

Post Anterior Próximo Post

8 Comentários

  • Responder Mag Barbosa 28 de agosto de 2014 at 9:08 pm

    Muito legal a campanha. Também vivo de cara lisa, o máximo de maquiagem que passo e lápis, rímel e batom.
    Mulher, não tire nem cubra com maquiagem suas sardas, não. É tão lindo! :3
    Sinceramente, eu acho que a maioria das pessoas ficam mais bonitas sem maquiagem. Tu fica linda!

    • Responder Nary 29 de agosto de 2014 at 9:32 am

      Vou tirar minhas sardas nem a pau! <3 <3
      Brigada querida =*

  • Responder Edvânia 29 de agosto de 2014 at 12:24 am

    Post Perfeito! <3 Você falou de tudo de forma sincera e direta!
    É uma chatice essa balela toda de ser perfeita! E a mídia impões tanto que a gente acaba surtando e pensando/sofrendo sobre o assunto! Mas eu concordo com você a gente tem que se amar pelo que somos e temos que mudar porque queremos e não porque a mídia impões ou porque queremos seguir um padrão de beleza! Beijos! :)

  • Responder Kelly 29 de agosto de 2014 at 12:10 pm

    Olha, eu acho que voce fica bonita de cara lavada e bem natural. Antes eu tinha mais coragem de sair na rua sem make, hj eu fico mais preocupada. Tenho 33 e percebo que o rosto esta mais manchado e que agora possuo um par de olheiras que antes não tinha. Fico pensando que talvez se eu fizer um claramento (as minhas manchas não são sardas como a sua, são do sol mesmo e não me pertencem, rsss) eu teria mais cortem de sair na rua de cara limpa.

    • Responder Nary 31 de agosto de 2014 at 7:27 pm

      Kelly,

      é bom procurar um dermato pra ver as manchas de sol. :) Tem que tomar cuidado com elas, às vezes uma rotina simples deixa nossa pele bem melhor!

      beijos

  • Responder Froide 30 de agosto de 2014 at 6:30 pm

    Anne,

    Sempre fui uma crítica rígida do uso da maquiagem. E isso, acredite, trouxe muitos problemas.

    O senso comum é cruel com quem não quer se submeter a padrões de beleza. E é cruel também para quem a eles se submete. A impressão que tenho é: estar satisfeita é um problema. Mecanismos que fomentam e criam uma sensação de insatisfação.

    Eu, por exemplo, sempre lutei com a balança, mas de um jeito diferente: a magreza. Tenho um super metabolismo e não importa o que eu coma, o que eu tome, quantos exercícos faça: falta peito, falta bunda, falta o padrão.

    Vou mentir se disser que estou satisfeita, que não queria “ter mais corpo”, mas tenho plena consciência de que o problema não é comigo e acho que você também tem. E isso é o princípio. Lutar para que sejamos belas ainda que fora dos padrões photoshopados é um exercício de estima diário.

    Ps; você é linda.

    • Responder Nary 31 de agosto de 2014 at 7:26 pm

      Oi Froide,

      entendo todas as questões e acho que o que a gente não pode é se deixar levar por essa pressão né?!

      Ps. quem escreveu o post foi eu, Nary, e não a Anne

      =*******

  • Responder Lidos & Assistidos – o que mais gostei da web ~ 3 | Realidade de Consumo 17 de setembro de 2014 at 2:09 pm

    […] Stop the beauty madness – Pare com a loucura da beleza em Chat Feminino: Não sei se vocês já notaram, mas acredito que sim, que nas redes sociais fica rolando um desafio de postar fotos sem make. Levando este fato além da modinha viral, tem um assunto bem sério por trás dele: o de que não devemos seguir um padrão de beleza! Nada de ser magrinha, ter cabelo liso perfect, ter pele sem manchas e acnes, espinhas, cravinhos… O que for! Temos que nos aceitar pelo que somos e respeitar uns aos outros pelo que somos também! Sem falar que por trás desse “padrão de beleza” que a mídia tentar nos impor, tem uma história e experiência pessoal de cada um de nós! E é exatamente isso que a Nary trata neste post! Vale muito a pena ler e fique atenta! Reflita seus conceitos e se liberte dessas futilidades!!! ;) […]

  • Responder