Saiba mais sobre seu cabelo | Chat Feminino
Cabelos

Saiba mais sobre seu cabelo

Gentee… O post de hoje é mais teorico, quem não gosta, pula pro proximo haha
Bem, vamos lá… Quantas de vocês foram em um salão pra fazer um tratamento que envolvesse química (como luzes, alisamento ou relaxamento) e o cabeleireiro mediu a elasticidade e a porosidade de seus cabelos?

Pois é… aconteceu comigo. Eu tinha acabado de fazer luzes e queria retocar minha progressiva, por sorte minha cabeleireira é muito boa e faz um estudo completo do fio (além de fazer um teste de mecha) e pra minha surpresa, meu cabelo não passou no teste! Mesmo ele estando com aparência de saudável, poderia ficar quebradão depois da química. Agora estou fazendo cauterizações, pra só depois poder jogar mais química no coitado hihi.

Viram só? Um estudo dos fios é MUITO importante antes de aplicar qualquer química. Se o salão que você frequenta não faz um teste de mecha, é porque não é tão confiável assim. Então fiquem atentas, viu?

Primeiro, vamos ao mais basico:
Tipos de cabelo

Cabelos Oleosos: São cabelos que ficam com grande oleosidade em pouco tempo, ganhando a aparência de sujos muito mais rapido que outros tipos.
Cabelos Normais: É o ideal, são os cabelos nem muito oleosos e nem muito secos. Em geral, cabelos bem tratados e bonitos.
Cabelos Secos: Cabelos com pouquíssima oleosidade, o ideal é deixa-los sem lavar por mais dias, ja que a oleosidade natural dos fios demora mais pra chegar até as pontas dos cabelos.

Para saber se seu cabelo é oleoso, normal ou seco, fique sem lavá-lo. Se ele ficar oleoso em um dia, é porque é oleoso (não diga?), dois dias, é porque é normal e mais que isso é porque é seco. Mas lembrando que isso pode variar as vezes, já que existem cabelos com raiz oleosa e pontas secas, são casos em que a oleosidade natural dos fios demora mais pra chegar as pontas e se acumula no couro cabeludo.

Cabelos secos tendem a ser mais porosos, e quanto mais poroso é um cabelo mais agredido ele pode ficar depois de um tratamento com química. Mas o que é porosidade dos fios?

Porosidade dos fios
– Os nossos cabelos são formados por pequenas escamas (tenho certeza que você ja viu isso em propagandas de shampoo!) e essas escamas podem estar fechadinhas ou abertas, quanto mais abertas, mais poroso é o cabelo.
– Cabelos mal tratados ou agredidos pelo sol tendem a ficar mais porosos.
– Cabelos virgens tendem a ser menos porosos.
– Quanto mais poroso é o cabelo, mais facilmente a química age nele.
– Cabelos muito porosos podem não aguentar um processo químico muito forte.
– Geralmente as pontas dos cabelos são mais porosas, pois ja ficaram mais tempos expostas.
– Pra saber se seu cabelo está muito poroso, faça um pequeno teste: Pegue uma pequena mechinha (beeem fininha mesmo heim?) e esfregue os dedos polegar e indicador pra cima e pra baixo. Se ele ficar todo ferrado, com nó e tudo mais, é porque está poroso. E onde ele ficou mais embolado é porque é onde a porosidade está critica, logo, quanto mais perto da raiz isso acontecer, pior é. Mas não se desespere se seu cabelo só ficar embaraçado, isso é normal… O que não pode é ele ficar ferradão, a ponto de você não consegui arrumar a mecha sem precisar de uma tesoura..

Agora ja sabem não é? Antes de aplicar qualquer tipo de quimica, tenha certeza que seu cabelo não está poroso. Converse com seu cabeleireiro e, se ele não fizer um teste de mecha, exija que faça!

Cabelos porosos podem ser “salvos” facilmente, com hidratações e cauterizações regulares =)

Post Anterior Próximo Post

Aproveita e veja também

14 Comentários

  • Responder Pri 18 de abril de 2009 at 11:13 pm

    Cuidados com os cabelos é de fundamental importancia!
    Há quem perca boa parte deles por não frequentar um cabeleireiro de confiança, muitas vezes devido o preço mais baixo, né?
    Acontece…

  • Responder Maria luiza 24 de junho de 2009 at 8:44 pm

    Gente estou usando Maislisyn Free meus cabelos estao fantasticos.
    Estou bela como numca apaixonei esse produto é tudo de bom.
    Beijos
    Maria Luiza

    • Responder eliana 27 de agosto de 2010 at 12:11 am

      Olá,pelo amor de deus amiga,onde compro o maislisyn,sou de Uberaba – mg e quanto custa? se tiver fone do vendedor me passa por imail? já usei no salão ele é 10.
      bjs

  • Responder Angélica 29 de junho de 2009 at 8:02 pm

    Tenho o cabelo poroso e gostaria de saber qual o tratameno que preciso fazer.gostaria que me informassem passo a passo inclusive o produto que devo usar.Obrigada.

    • Responder Anne 30 de junho de 2009 at 8:34 am

      Angélica,
      Para uma resposta tão precisa indico que vá até um especialista ;D
      É complicado indicar um produto sem ver seu cabelo, ainda mais um passo-a-passo.
      Creio que ir até um cabeleireiro e conversar sobre o assunto será a melhor alternativa.

      Beijo!

  • Responder roberta 31 de maio de 2010 at 12:13 pm

    omeu cabelo nao tem geito

  • Responder Carol 11 de setembro de 2010 at 7:22 pm

    Meninas.
    Estou numa fase muito dificil. Esta parecendo mais um filme de terror. Meus cabelos estao elasticos e porosos.
    So que ele embolou e nao quer mais desembaracar. Nada
    resolve esse problema??Ja tentei litros de oleo, um kilo de creme…o bolo de cabelo so desceu um pouco,mas nao se desfez. Meu cabelo e enoroome.
    E eu nao gosto de cortar, cortar cabelo pra mim e igual amputar um braco. O que eu faco??

    • Responder Nary 13 de setembro de 2010 at 9:11 am

      @Carol,
      faça hidratação pra poder melhorar o cabelo. Infelizmente é um tratamento
      devagar mas vale a pena no fim.

  • Responder Carol 11 de setembro de 2010 at 7:24 pm

    Eu presiso de ajuda.
    Quero fazer de tudo pra nao cortar.
    Ja chorei muito.
    Nunca vi ninguem passar por isso antes.
    To ate com medo de ir no salao pq eles vao querer cortar.
    De tao feia q ta a situacao.

  • Responder Carol 11 de setembro de 2010 at 7:26 pm

    Quero voltar a ser morena o quanto antes.
    Mas com esse cabelo assim: um bolo gigante que nem da pra pentear. Imagina passar tinta. Oh meu deus..to depressiva. Me ajuda gente..Socorro meu deus!!!!

  • Responder BELINHA 31 de março de 2011 at 4:48 pm

    NUNCA DESCOLORI OU PINTEI MEUS CABELOS, SO FAÇO RELAXAMENTO COM GUARNIDINA HÁ 10 ANOS REPAREI QUE HA DOIS MESES MEUS CABELOS ESTÃO ELASTICO O QUE DEVO FAZER ELES ETÃO QUEBRANDO ME DE UMA DICA DE ALGUMA COISA BOA QUE EU POSSA FAZER OLBRIGADA.

    • Responder Nary 1 de abril de 2011 at 8:19 am

      @BELINHA,
      procure um profissional de sua confiança para ver o que aconteceu com o cabelo e que ele te indique um tratamento adequado.

      bjs

  • Responder beatrici 11 de maio de 2012 at 6:15 pm

    oi meus cabelos são cacheados em baixo e ondulados em cima ele é fino e seco da metade até as pontas ele parece que não tem forma é feio e cheio !
    e é fino demais,ele é castanho avermelhado pos quando era pequena era ruiva!eu comecei a pintar os cabelos com 8 anos já fiz luzes, reflexo,pintei de preto ,loiro ,vermelho, e´antes de eu começar isso ele r=era cacheadinho e não enxia porfavor me ajudaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa?????

    • Responder Nary 18 de junho de 2012 at 9:08 am

      Beatrici,

      antes de qualquer coisa, hidratação nele! Hidratar o cabelo é o primeiro passo pois você já aplicou muita química nele.
      Depois disso procure um profissional de confiança para que ele indique o melhor a fazer. Não adianta eu te dizer que deve cortar, ou parar de pintar ou qualquer outro conselho já que não estou vendo seu cabelo nem sou cabeleireira.

      abs

    Responder