O que é cronograma capilar | Chat Feminino
Cabelos

O que é cronograma capilar

Eu já mencionei cronograma capilar em alguns posts aqui no blog mas nunca vim efetivamente explicar direitinho o que é esse tal cronograma que tanta gente fala e faz e porque esse bicho é tão bom pro seu cabelinho.  

Já aviso que o post vai ficar um pouco comprido, então segura na minha mão e vem comigo! 

Cronograma Capilar é uma agenda de cuidados com o cabelo criada com o objetivo de repor nutrientes, massa ou água que os fios perdem naturalmente. Cada agenda é criada de acordo com as necessidades dos fios, então, o cronograma capilar que serve pra mim não é o mesmo para você.

Primeira coisa a ser lembrada: não faça o cronograma da amiguinha, cada pessoa tem que ter o seu próprio calendário de cuidados de acordo com a sua necessidade tá? 

Os tratamentos são divididos em três: nutrição, hidratação e reparação. Cada um devolve algum nutriente que o cabelo precisa e vou explicá-los separadamente pra que fique de fácil entendimento pra todo mundo. :) 

Nutrição

A nutrição repõe os lipídios do cabelo, devolvendo assim a oleosidade necessária aos fios. A nutrição é necessária quando o cabelo está poroso, desalinhado, sem balanço e com muito frizz. 

As máscaras de nutrição possuem ingredientes como proteínas, ceramidas, óleos ou manteigas em sua composição*. Você também pode fazer uma umectação capilar nessa etapa. Ensinei a fazer uma nesse post aqui. Aqui tem alguns exemplos de máscaras nutritivas.

 

Hidratação

A hidratação é a reposição hídrica capilar, ou seja, de água mesmo. Quando o cabelo está bem ressecado, sem vida e brilho, ele está precisando de hidratação

As máscaras de hidratação pra mim são as mais difíceis de serem identificadas, o pessoal enfia tanta coisa nas embalagens que a pessoa fica meio confusa, rs. Mas procure ingredientes como glicerina, aloe vera, panthenol ou vitaminas*. Se tem algum desses na embalagem, a máscara é de hidratação. Aqui tem alguns exemplos de máscaras hidratantes. 

Reconstrução

A reconstrução faz a reposição proteica do cabelo, ela que dá força aos fios. É indicada para cabelos quebradiços, finos e porosos. 

As máscaras de reconstrução possuem queratina, colágeno, arginina ou creatina em sua composição*. Aqui tem alguns exemplos de máscaras reconstrutoras. 

Só fique atenta a quantidade de reconstrução que vai fazer no seu cabelo, queratina demais resseca os fios e deixa-os super pesados. ;) 

*Podem possuir outros componentes também, esses são apenas alguns exemplos.  

Agora que você já sabe o básico, como montar o seu cronograma?! 

Montando o cronograma capilar

Muita gente indica um cronograma base para quem está começando: 

Cronograma Capilar Oficial

A indicação é dar uma pausa de dois dias entre um tratamento e outro. 

Se você quiser montar o seu, seguem algumas dicas: 

  • Se o seu cabelo for oleoso, você vai precisar de mais hidratação que nutrição. A nutrição traz mais oleosidade pro fio e se ele já é oleoso naturalmente, não precisa de mais. 
  • Se o seu cabelo é seco, faça nutrição e hidratação de forma equilibrada, seu cabelo precisa das duas para ficar mais saudável. 
  • Todos os cabelos precisam de pelo menos uma reconstrução mensal para recuperar massa e queratina.
  • Se o seu cabelo está danificado por processos químicos como luzes, relaxamento, progressiva, alisamento… o interessante é fazer uma reconstrução a cada quinze dias até recuperar os fios, depois que eles estiverem recuperados você passa a fazer uma por mês. 

Sugestões: 

Cabelos levemente danificados

Se o cabelo é ou está ressecado, possui luzes ou coloração mas não está quebradiço ou caindo, sugiro um ciclo com hidratações e nutrições 

  • 1ª Semana: 2 Hidratação + 1 Nutrição
  • 2ª Semana: 2 Hidratação + 1 Nutrição
  • 3ª Semana: 2 Hidratação + 1 Reconstrução
  • 4ª Semana: 2 Hidratação + 1 Nutrição

Cabelos extremamente danificados

Se o cabelo está poroso, sem vida, quebrando, com frizz e caindo muito, é bom adicionar mais reconstruções no processo. Sugiro que entre elas você faça uma reconstrução ácida (expliquei sobre isso e ensinei a fazer uma aqui)

  • 1ª Semana: 1 Hidratação + 1 Nutrição + 1 Reconstrução
  • 2ª Semana:1 Nutrição + 1 Hidratação +Nutrição
  • 3ª Semana: 1 Hidratação + 1 Nutrição + 1 Reconstrução
  • 4ª Semana: 1 Hidratação + 1 Hidratação + 1 Nutrição

E pra começar, eu preciso de que?!

Sugiro começar com uma máscara de hidratação, um óleo vegetal para nutrição (gosto muito de fazer com óleo de coco) e uma máscara de reconstrução. Veja primeiro nas suas coisas se você já tem alguns produtos desses em casa, às vezes a gente tem e nem sabe. ;) É sempre bom dar uma lida nos rótulos e conferir tudo direitinho.

Se você não tem nada pra começar, indico esse kit de cronograma capilar da Leads Care, tem as três etapas em um produto só, muito prático. 

Espero ter sido clara em todas as informações. Parece um assunto muito complicado mas depois que você vai se familiarizando, acaba pegando o jeito da coisa. 

Um grupo que tem bastante informação bacana sobre o assunto é o CT Capilar no Facebook, vale a pena dar uma conferida nele. :) 

 Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram  Twitter | Facebook | Snapchat: naryleandro 

Aproveita e veja também:

Assine a nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo e freebies. ;)

Post Anterior Próximo Post

11 Comentários

  • Responder Chell 22 de fevereiro de 2016 at 10:34 am

    Faço já faz uns meses aliado ao low poo e meu cabelo tá tão lindo! A moça da loja de cosméticos pira toda vez que vou lá rssss

    • Responder Nary 22 de fevereiro de 2016 at 10:36 am

      Eu comecei o low poo mas ainda tem produto em casa que não é :( Então preciso terminar tudo antes, não to rica pra jogar tudo fora né? hehehehe
      Quando voltar pra academia quero começar o no poo, vi seus snaps sobre e fiquei empolgada!

      • Responder Chell 22 de fevereiro de 2016 at 10:53 am

        Nossa, meu cabelo ficou maravilhoso com o co-wash com yamasterol amarelo =O fiquei chocada rsss

        • Responder Nary 25 de fevereiro de 2016 at 5:31 pm

          Eu ainda não achei yamasterol pra vender aqui!

  • Responder [Cabelos] - O que é low poo | Chat Feminino 4 de março de 2016 at 9:58 pm

    […] informações para cuidar dele da melhor forma e mantê-lo sempre saudável. Depois de conhecer o cronograma capilar e aplicá-lo conheci também a técnica low poo que resumidamente consiste em lavar os cabelos com […]

  • Responder [Cabelos] - O que é No Poo e como fazer | Chat Feminino 7 de março de 2016 at 8:42 am

    […] sempre que vejo muito uma técnica quero testar pra ver como os meus fios irão reagir. Depois do cronograma capilar e do low poo, hoje vim falar do No Poo, que não usa shampoo para a lavagem do […]

  • Responder Dafne 21 de março de 2016 at 6:31 pm

    Olá Nary,
    muito bacana o post.
    Não consegui acessar os links que mostram as mascaras que podem ser utilizadas em cada etapa.
    Pretendo adotar a técnica do loo poo e ver se dá certo comigo.
    Beijos

  • Responder [Cronograma Capilar] - Máscaras para Nutrição | Chat Feminino 9 de maio de 2016 at 2:17 pm

    […] expliquei cronograma capilar aqui no blog (se você perdeu o post, clica aqui). O cronograma é composto de hidratação, nutrição e reconstrução. Hoje vim trazer máscaras […]

  • Responder [Cronograma Capilar] - Máscaras para Reconstrução | Chat Feminino 16 de maio de 2016 at 1:33 pm

    […] ao último post de recomendação de máscaras para você fazer o seu cronograma capilar. Hoje vim trazer várias opções de máscaras para reconstrução, uma etapa que eu […]

  • Responder [Cabelos] - Corte bordado, o que é! | Chat Feminino 4 de agosto de 2016 at 10:28 am

    […] mas sentia que ele estava precisando de uma revitalizada e por mais que eu estivesse seguindo o cronograma capilar direitinho ele não estava como eu queria. Diminuir tamanho pra mim não é opção e o corte […]

  • Responder