Chat Feminino
Moda

O que é armário cápsula

Há alguns posts atrás falei de Lowsumerism e consumo consciente e continuando nessa pegada que tenho certeza que muita gente já é adepta, vim falar do armário cápsula, que consiste em ser um armário com número de peças limitadas para que você consuma menos e consiga exercer mais a sua criatividade na hora de se vestir.

A blogueira americana Caroline, do blog Unfancy é tida como a criadora do armário cápsula. Em 2014 ela resolveu viver com menos coisas e parar de comprar por impulso. Ela menciona em seu blog que possuía um armário que não refletia quem ela realmente era, mas sim apenas o stress emocional que ela passava e acabava comprando como consequência. E aí, se identificou? Eu também. 

O armário cápsula consiste em você separar 37 peças que fazem sentido naquela estação do ano, seja ela outono, inverno, verão ou primavera e utilizar apenas elas, fazendo combinações entre si. Caroline monta seu armário a cada três meses, quando as estações mudam. 

O número 37 não é uma regra, ele atendeu às necessidades da Carolina, que chegou ao número pensando quantas peças ela queria/precisava de cada categoria: “Sabia que eu queria nove pares de sapato, nove partes de baixo e 15 partes de cima. Sobraram quatro: 2 vestidos e 2 jaquetas/casaquinhos”.

Para criar o seu armário você precisa primeiro separar todas as suas roupas e começar a separar em quatro partes: peças que você ama, peças que talvez você continue com elas, peças que você vai descartar e peças que servirão para o armário da próxima estação. 

O resto é meio auto explicativo né? Você vai separando até chegar em 37 (ou no número que você ache que é ok pra você) e vai usar aquelas roupas ali pelos próximos três meses, sem comprar nada novo. 

Armário Cápsula - Caroline do blog Unfancy

Alguns looks do armário cápsula de verão da Caroline – Blog Unfancy

A Gabi, do blog Teoria Criativa, fala muito sobre o assunto e traduziu uns planners que vão te ajudar a montar o seu armário. 

O exercício do armário cápsula vai te ajudar não só a comprar menos, mas também a entender o seu estilo pessoal. Especialmente quando a gente tem um guarda roupas cheio de peças, mas na hora de sair nada combina com nada. Acho que vale bem a pena pra quem está com armário abarrotado mas com peças bem desconexas. 

Eu ainda não comecei efetivamente a fazer um armário cápsula, ainda estou perdendo peso e naquela época com peças que cabem e peças que não cabem mais em mim. Doei um monte de coisa no final do ano e estou fazendo limpas periódicas e tentando comprar de forma mais consciente. Quando eu terminar de emagrecer tudo que quero, vou fazer a limpa final e começar o meu armário cápsula, espero conseguir. ;) 

Aqui no blog, a Anne já falou sobre o assunto e mostrou as musas inspiradoras de armário cápsula

Se você tiver dicas ou dúvidas sobre o tema, pode deixar nos comentários! ;)  

You Might Also Like...

3 Comments

  • Reply
    Vy
    14 de março de 2016 at 8:46 am

    Tô meio que vivendo com um armário cápsula forçadamente, já que não coube todo meu guarda roupa em 2 malas de 32 kg, HAHA! Mas quando eu voltar pra casa vou dar uma bela geral nas minhas coisas, principalmente naquelas coisas de usar pro “trabalho” (nem sei o que vou fazer quando voltar ainda). Tô pensando em dar uma de Jobs/Zucka/Mônica/Mickey e usar um uniforme, porque era muito chato acordar todo dia e ter que pensar no que vestir!

    • Reply
      Nary
      14 de março de 2016 at 9:05 am

      Eu to quase vivendo de uniforme também, tão mais prático né?! Engraçado que quando eu estava na escola eu super reclamava de uniforme, agora eu quero ter um porque eu morro de dó de gastar minhas roupas no trabalho e dá preguiça pensar no que eu vou usar hahahaha

  • Reply
    Chell
    15 de março de 2016 at 1:25 pm

    Eu quero super fazer isso =O mas não tive tempo/saco ainda rsss

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.