Chat Feminino
Beleza Saúde

Era melhor ter se prevenido.

Sei que não fui a primeira e não serei a última a sofrer um forte processo de descamação da pele devido a exposição ao sol. A primeira e grave vez que isso aconteceu foi num Carnaval, lá em 1999. Fui com duas amigas da época escola para a praia e nenhuma lembrou de passar o protetor, muito menos quis lembrar.
Resultado? Pele do corpo todo descascando: rosto, barriga, costas, ombros, pernas e pé (até o pé, dá pra acreditar?) e uma boca dobrada de tamanho. A combinação dos três S (sal, sol e saliva) como o farmacêutico nos disse ”“ sim, tivemos que ir até uma farmácia buscar algum alívio, pois ninguém agüentava sentar na cadeira no penúltimo dia ”“ nos deixou com uma boca de deixar muito negão por ai com inveja ”“ sem preconceito algum, viu meninas?
Depois de muito Caladril e uma pomada que ele nos recomendou para passarmos na boca sobrevivemos e eu não brinquei mais com o sol. Não vou mentir, tem uma ou outra vez que acabo esquecendo ou deixando de lado o protetor, mas são situações raras; minha pele e um bronzeado mais bonito em primeiro lugar.
Nesse caso, como não houve a prevenção, tivemos que remediar. E o que fazer quando tomamos sol demais e nossa pele está descascando?
Primeiro de tudo é fugir um pouco do sol. É preciso dar um descanso para a pele que está se refazendo, já que a exposição continua só aumentará os riscos de uma insolação ”“ o que aconteceu com a gente ”“ câncer de pele e queimaduras mais graves. E acreditem, o sol queima mesmo, porque já vi meu pai com queimaduras de segundo grau na pele por não ter se protegido.
No caso de surgirem bolhas, não ache que você está virando um et. hihihi É “natural”, pois as bolhas aparecem por queimadura direta pelo sol, como se fosse com água quente. Se as bolhas aparecerem, não as estoure. E caso você perceba algo de diferente, corra para um dermatologista, não se automedique.
Pode também surgir coceira e, por mais que seja muito difícil, tente não coçar. Use bastante hidratante, mas não coce para evitar mais agressão a sua pele.
E o mais irresistível: puxar a pele. Tá, eu não vou pedir para vocês não puxarem porque isso sim é impossível ”“ e eu particularmente adoro puxar uma pele descascando, seja em mim ou em outra pessoa ”“ só que vocês devem imaginar, não é o mais recomendado. Uma dica para acelerar o processo é passar cremes hidratantes ou óleo de amêndoas.
É como eu disse meninas, o ideal seria a proteção, mas se vocês chegarem na fase de remediar, não esqueçam das nossas pequenas dicas. ;)

You Might Also Like...

1 Comment

  • Reply
    Ana Paula
    19 de fevereiro de 2009 at 4:45 pm

    Excelentes Dicas ! Obrigada… Vai servir muito !
    Abraços !

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.