Chat Feminino
Viagem

Como economizar para viajar

Sempre que eu viajo e posto foto no instagram ou facebook vem um engraçadinho falar “tá rica hein!” Na verdade nem estou, apenas aprendi a economizar para poder viajar mais durante o ano.
Não precisa de muito esforço, apenas de organização e foco. Separei algumas dicas preciosas, vem comigo!

Como economizar para viajar

Escolha o destino

Parece bobo, mas não é. Escolher o destino da viagem é o passo principal para começar a juntar dinheiro. Quando eu escolhi ir pros EUA em 2013 (LA, Vegas e SFO) comecei a calcular o dinheiro que eu julgava necessário para conhecer esses destinos.
Comecei a pesquisar na internet (blogs de viagem ajudam demais) o que eu queria fazer nos locais, bem como preços de passagem de avião, entrada de atrações, traslado, aluguel de carro, hospedagem, preço médio de comida e uma lista aproximada do que eu queria comprar.
A partir daí eu pensei, vou precisar juntar X reais para a viagem. Estabeleci a meta e calculei quantos meses eu iria precisar juntar para isso. A partir daí começou o desafio, como juntar?

Separe uma quantia X por mês

Continuando o tópico anterior, depois de tudo calculado (aliás, sempre calculo jogando para cima, melhor sobrar dinheiro do que faltar), é hora de estabelecer uma quantia fixa por mês para separar do salário. Assim que eu recebia, já ia separando na poupança o que iria ser para a viagem. Separe e esqueça que esse valor existe, ele é para você viajar e somente só.
E como eu sou uma pessoa que sempre quer fazer viagens, isso acabou se tornando um hábito, todo mês eu separo uns 20% do que recebo para a poupança da viagem. ;)

Estabeleça prioridades

Tudo na vida é questão de escolhas, então, é preciso estabelecer prioridades e começar a cortar gastos supérfluos que muitas vezes julgamos extremamente necessários mas que nem são. Baladas, almoços, jantares, lanches e compras são coisas que fazem parte da vida de muita gente e que podem ser cortadas em prol de um bem maior.
Uns dois meses antes de viajar eu começo a não sair mais de casa, ou separar pouco dinheiro para sair uma vez por fim de semana ou uma vez a cada duas semanas e só. Paro também com as compras, especialmente de coisas que eu sei que não são necessárias como: aquela blusinha linda da vitrine, um brinco novo ou maquiagem (o meu ponto fraco, sempre). Antes de sacar o cartão eu sempre penso: essa blusa custa X, que vai ser alguma coisa que vou usar na viagem, aí acabo desistindo.

Mantenha o foco

Manter o foco não é fácil, especialmente eu que sou um pouquinho consumista demais, mas é só criar um mantra e se jogar nele. Lembre-se que é uma coisa que você quer muito e que vai precisar se esforçar para conseguir, porém a recompensa é maravilhosa.
Se você for viajar com amigos e todos estão juntando grana para isso, deem força um ao outro que olha, dá certo.

A fórmula para economizar não existe, cada um sabe onde o calo aperta e como pode cortar gastos aqui e ali. Não é fácil no começo mas depois que você começa a viajar e percebe como vale a pena se esforçar, acaba se tornando um hábito natural.

Uma coisa que eu gosto é de viajar com o máximo de coisas pagas como entrada em alguma atração, algum traslado que for fazer dentro do destino e em alguns casos até a hospedagem.
Gosto de voltar com menos contas possíveis, para começar a programar a próxima.

Se você tiver alguma dica pra ajudar a quem tá querendo economizar, conta nos comentários!

Ensinei também a como planejar sua viagem pela internet
Além desse, tem vários outros posts sobre viagem aqui no blog. Basta clica aqui para conferir tudo!

Beijinhos

You Might Also Like...

3 Comments

  • Reply
    Chell
    19 de dezembro de 2014 at 9:18 am

    Eu acho isso chato sabe, a gente rala, junta grana pela vida e vem alguém e fala q to nadando em dinheiro. Se a fia soubesse o tanto que ralei, deixei de sair e deixei de comprar pra fazer aquela viagem… rssss

    ADOREI o post Nary! =D

    • Reply
      Nary
      19 de dezembro de 2014 at 10:46 am

      É verdade Chell! Eu me privo de muita coisa pra poder viajar e quando to lá aproveitando os frutos do meu suor nego vem falar besteira.
      kkkkkk

      =*

  • Reply
    Yasmin
    9 de janeiro de 2015 at 7:04 pm

    Amei o post, mesmo! E comecei a seguir as dicas escolhendo roteiro e agora vem a parte TENSA de me organizar e juntar. :D
    Muitas viagens para 2015! \o/
    Beijo, Min

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.