[Guia Blog] 7 dicas para quem está começando um blog | Chat Feminino
Lady Geek

[Guia Blog] 7 dicas para quem está começando um blog

Em 2001 eu abri meu primeiro blog, no weblogger, plataforma que nem existe mais. E desde esse primeiro endereço na web, que eu nem me lembro mais, não parei de escrever e compartilhar coisas na internet. Esse ano faz 14 anos que blogo e aqui no CF são sete. Muito tempo né?!
Quando comecei não sabia nem pra onde ia e fui fazendo as coisas na doida mesmo ou pegando uma dica aqui e outra ali, bem no erro e tentativa. Mas os tempos mudaram e hoje vim trazer 7 dicas para quem está começando um blog, tema indicado pelo Rotaroots, que eu achei super legal e resolvi escrever sobre.

São dicas simples, nada absurdo, mas que ajudam muito.
Dicas blog

1. Seja você mesmo

Acho que essa dica é a mais valiosa de todas. Ninguém consegue ser um personagem o tempo todo e ser você mesmo é uma das coisas mais legais que você pode ser. ;) Cada pessoa no mundo é única então porque não ser você, com todas as coisinhas que fazem de você uma pessoa especial e tal.
Eu sempre defendi muito a autenticidade e nunca deixei de ser eu mesma aqui e se vocês me encontrarem na rua, vão ver a mesma Nary daqui do blog, do instagram, do facebook, enfim, de qualquer lugar.

2. Escreva sobre o que você gosta

Nunca, em hipótese alguma queira blogar para ganhar dinheiro, especialmente se isso inclui escrever sobre o que você não gosta. Muitas vezes para blogar a gente precisa pesquisar pra escrever os posts e estar antenado com as novidades do assunto. Imagina se você começa a escrever sobre algo que não gosta e tem que todo dia pesquisar sobre aquilo? Vai ser um saco e você não vai curtir. Portanto amiguinho, não faça isso!
Defina sua linha de conteúdo, seja você mesmo e escreva sobre o que te faz feliz!

3. Se organize

Isso pra mim ainda é um problema algumas vezes, mas continuo tentando. Organizar o conteúdo que vai entrar no ar e separar dias certos para postar certos assuntos pode ser uma forma bacana de organização. Por exemplo, aqui no blog entra toda sexta os links da semana, então durante a semana eu separo os assuntos e vou montando o post para na sexta ele estar bonitinho no ar.

Outra coisa bacana é ter um calendário editorial, que você possa anotar toda sua agenda de posts e não se perder. Mês passado eu consegui preencher meu planner mensal e fiquei tão feliz. :)

4. Escreva corretamente

Não quero que você escreva em um português cheio de palavras difíceis e complicadas, mas saber escrever direitinho é tão lindo!!! Pode usar gírias? Pode, se isso fizer parte do seu dia a dia amigo, pode usar mas também não exagere.

Tá em dúvida em como se escreve uma palavra? Google! Ele te ajuda.

5. Imagens são importantes

Além de escrever direito, é sempre bacana usar imagens bonitas no seu post. Calma, não se desespere se você não tem uma super mega master power câmera fotográfica maravilhosa, muitas vezes o celular pode fazer fotos incríveis, basta você treinar o olho. Usar banco de imagens grátis também ajudam a ilustrar seu post. ps. O freepik tem várias fotos legais.
Você sabia que um post com fotos é bem mais agradável de ler do que um só de texto? :) Por isso acho tão importante de colocar imagens em um post, não precisa ser 30 fotos, às vezes uma resolve.
Não esqueça de escolher uma de resolução que fique legal no seu layout.

6. Mantenha um banco de inspiração

Tem dias que a gente sofre sem inspiração alguma, eu mesma passo por isso sempre e uma das coisas que acho legal é ter sempre um banco de inspiração para possíveis posts. O pinterest é um local maravilhoso pra você fazer isso. Fazer listas de coisas que você quer publicar também ajuda muito, daí caímos de novo no tópico da organização.
Ser organizado é também ter um banco de ideias. rs

7. Se divirta!

Por último e muito importante: SE DIVIRTA! Encarar seu blog como uma coisa que te faz bem é muito bom! Eu acho super prazeroso sentar, abrir meu wordpress e escrever diariamente aqui. Se eu não me divertisse não por aqui há seis anos e nem tão cedo quero parar.
Por isso é tão importante escrever sobre o que você gosta, pois assim você pode se divertir pesquisando, escrevendo, editando, revisando e compartilhando o conteúdo que você gosta e se divertiu fazendo.

Então essas foram as minhas dicas, mas como eu sou uma pessoa péssima em seguir listas, trouxe uma dica bônus que pode te ajudar muito: As redes sociais são suas amigas. Use-as para compartilhar seu conteúdo, mas use-as sabiamente, nada de ficar fazendo spam na página do coleguinha tá?!

Beijinhos

Esse post faz parte do meme de março do Rotaroots

Aproveita e veja também:

Assine a nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo e freebies. ;)

Post Anterior Próximo Post

5 Comentários

  • Responder anita 19 de março de 2015 at 11:29 am

    Você adora se inspirar não é ashuashuahusa

    • Responder Nary 19 de março de 2015 at 1:51 pm

      Eu sou movida a isso. haha

  • Responder Maisa Rodrigues 27 de janeiro de 2016 at 12:53 pm

    Estou em reta de “estudos” antes de começar meu primeiro blog e não tenho o que dizer sobre como é bom o fato de hoje já existir tanto conteúdo legal na Internet a respeito disso. Adorei as dicas, e acredito que a última seja sem dúvida a mais importante, haha. Obrigada e beijos. <3 Ah, seu blog é lindo, incrível. Vou com certeza continuar acompanhando!

    • Responder Nary 28 de janeiro de 2016 at 11:57 am

      Oi Maisa,

      que bom que gostou do post. E sim, se divertir tem que ser prioridade, não adianta fazer nada obrigado né? Enquanto eu estiver me divertindo fazendo o blog, ele vai continuar :)
      Quando você abrir o seu, vem me contar preu visitar :*

  • Responder Tamara MR 4 de abril de 2016 at 7:00 pm

    Adorei as dicas, Naty! Estou começando agora com o blog e toda ajuda é muito bem vinda! Parabéns pelo seu blog. Gostei muito!
    Ah, te achei no grupo Guia Blogosfera no face rsrs. Beijos!

  • Responder