Cuidados com os cabelos descoloridos | Chat Feminino
Cabelos

Cuidados com os cabelos descoloridos

Eu não lembro quando comecei a descolorir os cabelos, deve fazer uns 10 anos por aí (me senti velha) e de lá pra cá aprendi muitos cuidados com os cabelos descoloridos. O processo de descoloração agride muito os fios e precisamos sempre ter algum carinho especial com eles, porque ninguém merece um fio poroso e feio né?

Se você quer fazer aquelas luzes para morenas ou se você é loira natural como eu e faz luzes para dar uma bela iluminada no rosto, já adianto: o tratamento que você dava aos produtos antes não é o mesmo depois das mechas. Mas não se desespere, vem comigo que vou te ajudar a tratar desses fios aí.

Cuidado com a quantidade de lavagens

Quanto mais a gente lava os cabelos, mais eles ressecam. Os shampoos agridem demais os nossos fios e pra quem tem luzes, lavar o cabelinho todo dia é como assinar uma sentença de morte. Pareço altamente dramática falando assim, mas é a pura verdade. Quanto mais você lava, mais ele resseca, então a orientação é que não se deve lavar os fios todos os dias. Se você faz alguma atividade física e precisa lavar todos os dias, sugiro utilizar a técnica do Co-Wash, devidamente ensinada, explicada e com dicas de produtos nesse post aqui.

Corte quando necessário

Por mais que a gente hidrate e cuide dos cabelos, uma hora eles vão precisar da famosa Vitamina T, a tesoura! As pontas vão ressecando o cabelo vai ficando com aquele aspecto de murcho e mal cuidado e olha, não há reconstrução que salve, tem que cortar as pontas pra que o fio continue a crescer de forma saudável. Não tenha medo da tesoura, ela é necessária às vezes. Aprendi isso na marra viu, eu tenho um certo pavor dela, mas quando é necessário, tem que aparar.

Use produtos específicos

Ah os produtos, tem vários no mercado que mantém a cor, iluminam, hidratam e são pensados especificamente em quem descoloriu o picumã. Há uma razão de ser pra isso né? Além de produtos específicos para loiras, é interessante procurar os para cabelos coloridos (amo de paixão esse aqui), eles também cuidam e tratam dos fios. Nesse post aqui indiquei três produtos para cabelos descoloridos que amo.

Inclua óleo capilar na sua rotina

Os óleos capilares tem a função de nutrir o fio, devolvendo a oleosidade natural deles. Com o ressecamento proveniente da descoloração, eles são ótimos aliados para deixar o seu cabelo sempre lindo. Após o banho sempre uso algum (gosto muito desse da Pantene) e uma vez por mês faço umectação capilar com óleo de coco.

Use, mas não abuse, dos shampoos desamareladores

Os shampoos desamareladores são grandes amigos dos cabelinhos descoloridos. Eles tiram o aspecto amarelado que as mechas podem ficar com o tempo, mas não pode abusar não. Se usar demais o cabelo fica ressecado, pesado e algumas vezes ele fica cinza de tanto shampoo roxo que a pessoa usa. Cada cabelo é um, no meu uso uma vez por mês e fica ok.

Prefira shampoos transparentes ou iluminadores

Para não haver alteração na cor dos fios, a recomendação é usar sempre shampoos transparentes, que não possuem pigmentos demais e assim a cor do seu cabelo fica preservada. Existem também os shampoos iluminadores, que servem como o nome já diz, para iluminar o loiro e deixá-lo mais bonito. Geralmente os iluminadores tem um tom perolado. Adoro esse tipo de produto, farei resenha em breve de um que tenho e amo.

Monte um cronograma capilar para cuidar dos fios

O cronograma capilar é uma agenda de cuidados com os seus fios que você monta de acordo com a necessidade deles. Com ele você nutre, hidrata e repara o cabelo com a frequência que ele precisa. Os fios descoloridos ficam muito fragilizados e ter um cronograma feitinho especialmente pras eles vai deixar os seus cabelos bem mais saudáveis. Eu falei mais sobre o assunto e inclusive ensinei a montar o seu cronograma nesse post aqui.

Muita coisa né? Mas como eu disse lá em cima, não basta descolorir e pronto, tem que cuidar pra que os cabelos fiquem sempre lindos e aguentem outros tipos de química. ;) Se você acha que deixei alguma dica de fora, me conta nos comentários!

 

Post Anterior Próximo Post

Aproveita e veja também

3 Comentários

  • Responder Stephanie Ferreira 16 de março de 2016 at 3:59 pm

    Ótima dicas! Desde que platinei o cabelo, o cuidado mudou completamente se comparar com o ruivo. Faço umectação a cada 15 dias, reconstrução todo mês, e tenho que cortar as pontinhas sempre… Matizar o cabelo toda semana… Essas coisas.. Da um trabalhão, mas o cabelo fica lindo e saudável!

    Beijão Nary

    • Responder Nary 17 de março de 2016 at 10:04 am

      Dá uma alegria né de ver o cabelinho todo lindo?! <3 Todo o trabalho de cuidar dá a maior satisfação quando ele fica lindo.
      beeijo

  • Responder Cabelos coloridos para inspirar | Chat Feminino 18 de novembro de 2016 at 10:28 am

    […] o cabelo precisa estar descolorido, aproveita e já pega as dicas pra cuidar do seu picumã desse post aqui, caso você queira virar um unicórnio ou quer só descolorir os fios […]

  • Responder