Como manter o foco na dieta | Chat Feminino
Saúde

Como manter o foco na dieta

Já faz mais de um mês que comecei no Desafio Sálvia Saúde e eu ainda não sai da dieta uma vez só. Pra quem vivia entrando e saindo de dietas e vivia jacando e depois correndo atrás do prejuízo isso é um marco excepcional. São mais de 55 dias direto focada na reeducação alimentar.
Tô muito orgulhosa de mim mesmo, mal caibo em mim de felicidade e alegria por estar sendo uma pessoa disciplinada e cheia de foco, mas não é nada fácil passar ilesa às tentações que surgem no dia-a-dia, por isso eu resolvi fazer esse post para compartilhar com vocês algumas dicas que me ajudam muito na hora de me alimentar.
foco dieta

Foto: Shutterstock

Mantenha uma rotina

Apesar de muita gente entortar o rosto para a palavra rotina, ela é uma das peças chaves para o sucesso em uma reeducação alimentar. Tenha horas certas para acordar, dormir, comer e se exercitar, assim o seu corpo se ajusta direitinho e você consegue fazer todas as tarefas e comer nas horas corretas.
Eu como seis vezes por dia (café, lanche, almoço, lanche, jantar e ceia) e sem a rotina isso não seria possível.
Os alertas do celular ajudam nas primeiras semanas com essa coisa de comer nas horas certas. ;)

Faça trocas inteligentes

No primeiro mês de dieta a minha nutri cortou glúten, lactose e açúcar. Parece bem o fim do mundo, mas depois que aprendi a fazer algumas trocas, a adaptação ficou bem mais fácil.
Trocar o iogurte e o queijo por versões sem lactose, o pão pela tapioca, a farinha branca por farinha de arroz, o biscoito integral pelo sem glúten e sem lactose, o macarrão integral pelo bifum (que é sem glúten) e por aí vai. Essas pequenas trocas ajudam na hora de se alimentar. Uma dieta restritiva não é o fim do mundo.

Leia os rótulos dos produtos

Além de fazer trocas uma coisa que aprendi foi a ler os rótulos dos alimentos. Prestar atenção não só nas calorias (não conte calorias viu?), mas muito mais na composição dos produtos, quantidade de sódio, gorduras, açúcares e conservantes, para ver o que você realmente vai ou não ingerir.
Uma dica bem importante é: o primeiro ingrediente na composição de qualquer rótulo é o que mais tem no produto.
E se um pão que se diz integral tem como primeiro ingrediente farinha enriquecida, o pão não é integral. Farinha enriquecida é farinha branca. Eu quando vou comprar pão presto bem atenção à isso, várias marcas se dizem integrais mas o produto está cheio de farinha branca.

Tenha metas

Estabeleça metas e tenha objetivos, eles vão te ajudar a se manter sempre focado. A minha meta é emagrecer 20kg em seis meses, mas se eu pensar no conjunto, pode ser um pouco (ou muito assustador né?) então dividi da seguinte forma: preciso emagrecer 3kg por mês, assim ao final do ano tenho emagrecido 21kg.
Além dessa meta tenho outros objetivos menores como: voltar a patinar, voltar pra zumba, voltar a correr, caber numa saia que tenho no armário. ;)
Sempre que eu tô triste ou desestimulada, eu lembro do que estabeleci pra mim e assim continuo.

Não se desespere

Tem dias que a TPM ataca, o stress tá grande e tudo que dá vontade é comer um pote de nutella sozinha, mas eu tento lembrar de todas os resultados legais que estão aparecendo e deixo a nutella pra lá. Faço alguma coisa doce permitida na dieta ou como uma banana pra suprir um pouquinho a necessidade de doce.
Não podemos deixar o impulso tomar conta das nossas ações e nem descontar as frustrações em comida (e as felicidades também não, comida não é prêmio nem consolo).
E se você cair, levante e continue a caminhada. Ela é longa, tortuosa mas o final vale a pena.

Essas dicas são bem simples mas que fazem uma diferença enorme! ;)
No instagram do desafio eu posto todos os dias, acompanhe por lá também.

Aproveita e veja também:

Assine a nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo e freebies. ;)

Post Anterior Próximo Post

7 Comentários

  • Responder Marta Freitas 1 de setembro de 2015 at 8:36 am

    Nary, ótimas dicas! Também estou fazendo a reeducação alimentar. e como é difícil, viu! ja jaguei várias vezes por não ter disciplina.

    beijos

    • Responder Nary 1 de setembro de 2015 at 12:48 pm

      É preciso muuuuita disciplina mesmo! Eu não sei nem como estou tendo, ainda bem que até agora tá dando tudo certo! hehe
      Espero que as dicas ajudem! bjsss

  • Responder Lívia 1 de setembro de 2015 at 4:59 pm

    Oi, Nary!
    Eu pareço a louca lendo rótulos! rs Fico doida quando vejo um produto anunciado como “integral” sendo que a farinha integral aparece em segundo ou até terceiro lugar. Não caio mais, não.
    Gostei muito desse comentário: comida não é prêmio nem consolo, fato.

    • Responder Nary 2 de setembro de 2015 at 7:58 am

      Eu aprendi na terapia que comida não é prêmio nem consolo e é muito difícil dissociar viu!

  • Responder Vy 1 de setembro de 2015 at 6:08 pm

    O mais importante de tudo é ter determinação de fazer algo bem feito. De resistir às tentações. Ter foco no objetivo. E no fim, até o que parecia sem graça começa a parecer melhor com o tempo, com o hábito e com os resultados ;)

    Como diria minha amiga, persevere!

    • Responder Nary 2 de setembro de 2015 at 7:59 am

      Tudo que você disse é a mais pura verdade!! To sendo perseverante e nem sempre é fácil viu, mas um dia de cada vez.

  • Responder O que eu aprendi com a reeducação alimentar (até agora) | Chat Feminino 15 de fevereiro de 2016 at 11:16 am

    […] que você dá o primeiro passo e continua naquilo ali, isso começa a fazer parte de você. São escolhas que começam a acontecer naturalmente, basta você buscar e encontrar o seu ponto de […]

  • Responder