Como é viver sem tireóide - Os primeiros 45 dias | Chat Feminino
Saúde

Como é viver sem tireóide – Os primeiros 45 dias

Eu relutei muito em escrever isso aqui, não sabia se seria superexposição ou se ajudaria alguém que por ventura pode estar passando pelo que eu passei, afinal, é pra isso também que escrevo, para que outras pessoas possam ser ajudadas de alguma forma. Enfim, depois de muito relutar, aqui está o bendito post. 

Alguns já sabem, outros não e agora vou explicar: eu tirei a tireóide. Tirei porque encontrei um tumor maligno nela em Fevereiro desse ano. Sim amigos, foi o câncer, ele chegou aqui mas já se foi, antes que você entre em desespero. 

Na segunda pré carnaval recebi resultados de uma punção que havia feito e infelizmente o diagnóstico era de um tumor chamado carcinoma papilífero. Depois do baque inicial (uma crise de choro, noites sem dormir, aquela coisa), exames pré operatórios e um carnaval pra aliviar as tensões, chegou o dia de operar: tireoidectomia total. Ou seja: adeus bye bye tireóide e glândulas

Operei dia 23/02, hoje é 15/04 e estamos aí vivendo esses dias sem tireóide, o que no início eu não sabia muito bem como seria e hoje posso afirmar: é uma montanha russa de emoções. 

Eu me sinto constantemente cansada, como se tivesse correndo maratonas todos os dias, é um cansaço inexplicável que bate e vem junto logo com um leve stress e incômodo, preciso ficar quieta e me deitar, na minha cama. Onde eu estiver eu quero ir pra casa na hora. Não adianta tentar me oferecer mil soluções, a única plausível e que vai resolver é minha casa. Não sei porque isso, mas só sei que é assim que funciona. Geralmente a minha energia baixa no final da tarde. Pela manhã tenho conseguido viver melhor, inclusive coloquei a academia para esse horário para aproveitar. rs 

Eu estou completamente sem concentração. Tem horas que eu consigo fazer mil coisas, sento e sou totalmente produtiva e tem horas que não sai uma linha de nada, não consigo ver um seriado, não consigo ler nada, não consigo trabalhar direito. É um saco, é stressante, é entediante, mas simplesmente não consigo. Minha cabeça fica avoada, pensando em mil coisas ao mesmo tempo e em nada também, a linha de pensamento não sai, simples assim. 

Eu estou bem irritada. Se você me pegar em um dia ruim, ferrou. Vou te dar uma resposta completamente descabida e stressada. Acontece. Eu posso estar felizinha agora e daqui a cinco minutos estar stressada. Não consigo controlar. E com essa irritação vem também uma vontade de chorar inexplicável em qualquer hora do dia. Esses hormônios vão me deixar doida. 

Eu engordei e sinto muita fome. Essa para mim é a parte mais frustrante. Eu sinto fome e às vezes não consigo controlar e acabo comendo mais que o normal, ou seja, acabei dando uma leve engordada. Aí fico frustrada, irritada e tenho vontade de chorar. Mas minha endocrinologista disse que a prioridade do momento é organizar esses hormônios, depois a gente volta com força total na dieta. 

No momento estou fazendo reposição hormonal, mas ainda não estou com a dosagem correta, isso acontece porque só depois de exames que saberei se está tudo ok. Nos primeiros exames que fiz e levei para o médico que me operou deu hipotireodismo, já dei uma leve aumentada na dosagem do remédio mas já percebi que não é o correto ainda. Próxima semana tem endocrinologista, o médico responsável nesse controle dos hormônios. 

Até agora é isso, essa vida bem louca de viver com as emoções bem à flor da pele e sentindo cansaços eventuais e avassaladores, mas tentando melhorar todos os dias. A academia tem me ajudado e em todo esse tempo tive o apoio incondicional dos meus pais, da minha família e de amigas muito queridas que entendem esse meu período muito louco. rs

Se vocês tiverem alguma dúvida sobre tudo que eu falei aqui, podem perguntar. ;) 

Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram  Twitter | Facebook | Snapchat: naryleandro 

Post Anterior Próximo Post

Aproveita e veja também

80 Comentários

  • Responder Gabriela Lira 15 de abril de 2016 at 12:12 pm

    Tenho certeza que logo logo tudo estará bem por aí, de fato a retirada da tireóide mexe bastante com os hormônios, o que deve ser completamente horrível.Mas o mais importante é que o tumor foi retirado!

    Beijos

    • Responder Nary 18 de abril de 2016 at 11:13 am

      To focando sempre no positivo. Agora n tem mais tumor, só essa mini chateação dos hormônios mas com o tempo tudo se arruma.
      Obrigada pelo carinho. Bjsss

  • Responder yasnaya 15 de abril de 2016 at 5:10 pm

    É cada coisa que a gente passa nessa vida né
    Que bom que você está se recuperando e acho super válido você compartilhar, eu particularmente gosto dessa pessoalidade nos blogs.
    Força pra ti pra enfrentar essa fase e segue em frente!!

    Um xero

    • Responder Nary 18 de abril de 2016 at 11:12 am

      Eu demorei pra compartilhar porque estava tentando resolver isso internamente, rs.
      Obrigada pelo carinho :*

  • Responder Bel 15 de abril de 2016 at 10:01 pm

    Nary, nunca deixei um comentário aqui…..mas li seu post e quero que saiba que estou torcendo pela sua rápida recuperação. Minha mãe sofre com o Hipotireoidismo há anos e sei que, mesmo não sendo parecido com o que você passou, ela sofre bastante com o humor e o peso. Por isso foque, força e fé eu sei que você já tem, após a regulação da dosagem, vc começará uma nova jornada….alías, já começou!
    Parabéns por ter vencido,
    Bj
    Bel

    • Responder Nary 18 de abril de 2016 at 11:10 am

      Oi Bel,

      agradeço demais o carinho <3
      Espero que sua mãe fique bem também, mudanças de humor e peso não são muito legais mas a gente tem que aprender a conviver né?

      bjs!

  • Responder Paula 19 de abril de 2016 at 10:57 am

    Nossa Nary, sabia que vc tinha operado mas não o motivo! Melhoras!
    Tireóide é uma coisa chata mesmo né? Influencia em muita coisa que a gente nem sabe as vezes… Eu vivo de olho na minha pq a minha mãe tem hipo, e acho que é comum ter problema pq conheço tanta gente que tem… o chato é ter que ficar tomando remédio pra sempre, mas depois que acerta a dosagem dá pra ir levando numa boa…

    • Responder Nary 19 de abril de 2016 at 11:02 am

      Já troquei mais uma vez a dose, espero que ela fique acertada logo. :)

  • Responder Tamiris Pinheiro 21 de maio de 2016 at 2:30 am

    Nary, eu tirei minha tireoide em fevereiro de 2013 e me identifiquei com todo que você está passando no começo e muito complicado de aceitar mais com o tempo você vai aprender driblar esses sentimentos. Eu engordei muito e agora estou tentando correr atras do prejuízo infelizmente. :( Meu problema foi “ter chutado o pau da barraca” e colocar a culpa na tireoide.

    • Responder Nary 21 de maio de 2016 at 10:26 pm

      Eu tinha emagrecido 12kg logo antes da cirurgia, e engordar 3 não foi fácil. Eu voltei pra academia assim que o médico liberou mas ainda assim está complicado. Mas eu sei que é uma fase e vai passar.
      Obrigada pelo seu depoimento e força e foco pra vc continuar :*

  • Responder Pollyanna 24 de agosto de 2016 at 2:53 pm

    Olá!!
    Tb me identifiquei com o seu post. Retirei a tireoide no dia 06/08 e agora estou fazendo a preparação para a iodoterapia… Sempre lutei muito com o peso e isso está me angustiado além dos desvalanços hormonais. Bom ter pessoas que nos entendem e que compartilham das mesmas batalhas que as nossas…
    Bjos

    • Responder Nary 4 de setembro de 2016 at 9:52 am

      Oi Pollyanna,
      também estou na luta do peso. Essa semana completei seis meses de cirurgia, não precisei fazer o iodo mas sofri pra encontrar a dose correta do remédio. Mas assim, tenha calma que com o tempo as coisas começam a se organizar sabe?
      Eu entendo a angústia, o stress, o aperreio que dá, mas o que podemos fazer é viver um dia após o outro sabe?
      Espero que fique bem e qualquer coisa, pode falar! :*

  • Responder Vivian 20 de dezembro de 2016 at 7:13 pm

    Nossa que post bom e esclarecedor, fiz a tireoidectomia em setembro, estou sentindo tudo isso que vc passou, tenho comido muito, cabelo e unhas mudaram, as vezes sinto câimbras! Depois de quanto tempo vc sentiu a melhora nos aspectos que vc citou? É a sua alimentação, mudou alguma coisa relacionado a iodo, gordura?

    Pensei q eu estivesse enlouquecendo RS

    Obrigada por compartilhar isso!!

    • Responder Nary 20 de dezembro de 2016 at 9:16 pm

      Oi Vivian,

      que bom que você gostou do post, eu realmente o fiz porque quando operei quase não encontrei relatos na internet sobre isso e achei bacana esclarecer pra quem passou ou está passando sobre isso.

      A minha alimentação está normal, eu não precisei fazer iodoterapia, então não tive problemas em relação a isso.
      Os sintomas passam quando a dose começa a normalizar, já passei dos seis meses de operada e agora é vida normal, minha dose está estabilizada e agora ficarei só fazendo exames de rotina mesmo.
      Você tomou algum remédio pra cãimbra? Eu não tive, mas lembro que tomei remédios para prevenir por um tempo.

      Você não está enlouquecendo, também pensei que estava mas com o tempo os sintomas começam a passar e assim que você conseguir estabilizar a dose, vira rotina.
      Espero que fique bem e qualquer coisa, pode deixar um recado aqui no blog que eu respondo.
      Uma boa recuperação pra você.
      :******

  • Responder MARIA DALVA SOUZA 31 de janeiro de 2017 at 1:58 pm

    OI NARI MEU NOME E DALVA LI TUDO QUE ESCREVEU E E BEM POR AI, ESTOU COM QUASE 57 ANOS E EM ABRIL DESTE ANO FAZ UM ANO QUE TIREI MINHA TIROIDE NAO FOI FACIL E NAO ESTA SENDO FACIL POIS NAO ME ENCONTRO MAIS TEM DIA QUE NEM SEI QUEM SOU DE VERDADE , MAS FAZER O QUE E A VIDA TRABALHO MESMO DESANIMADA COM DORES PELO CORPO TODO, SEM DORMOIR DIREITO, PROCURO FICAR BEM POR MIM E PELOS MEUS , MAS ESTA DIUFICIL AS VESES O CHORO AS VESES AS DUVIDAS TUDO MISTURADO DENTRO DA GENTE, MAS UM DIA VOLTAREI SER QUEM EU ERA SE DEUS QUISER .

  • Responder meire coelho 13 de fevereiro de 2017 at 7:28 pm

    Muito esclarecedor…parabéns pela iniciativa!

    • Responder Nary 14 de fevereiro de 2017 at 12:39 pm

      Obrigada!
      Esse mês faz um ano sem a tireoide e pretendo fazer um novo post sobre :)

  • Responder lucy 14 de maio de 2017 at 7:16 pm

    Nary tudo bem. Então gostaria muito de pedir que escrevesse, como voce esta hoje os sintomas continuam?? Fiz a cirurgia a dois anos e meio e tenho todos esses sintomas e mais um pouco. Muito complicado porque por não saber lidar com eles, voltei a fumar. Eu sei o risco e que foi a pior coisa que fiz mais esta muito dificil. Ja procurei medico, troquei de medico e não esta ajudando. Ai o dia dia aparece enes problemas e quando vejo acontece a recaida. Desculpe o desabafo, mas gostei muito do seu blog saber que teve as mesmas reaçoes. E estou lendo tudo que aparece pra me ajudar sair dessa. Obrigada bjus

    • Responder Nary 15 de maio de 2017 at 10:44 am

      Oi Lucy,

      vou fazer sim um post sobre isso, mas os sintomas diminuíram demais, hoje já faz 1 ano e 3 meses que operei e minha vida está ‘normal’ sabe?
      Você já tentou procurar um psicólogo? Pode ser que ele te ajude também, juntamente com um endocrinologista.
      Espero de verdade que consiga superar essa fase e qualquer coisa, comenta aqui que a gente conversa.
      bjjs!

  • Responder Rosangela 27 de outubro de 2017 at 2:00 pm

    Oi Nary,
    Tudo bem? Que bom ter pessoas como você para compartilhar as suas histórias. No mês de março descobri três nódulos na tireóide . Procurei o endócrino , e já estou com a cirugia marcada para o dia 07/12/2017. Estou cheia de dúvidas e com muito medo. Gostaria de saber de você, quando que se inicia a tomar os remédios? Assim que opera, ou tem que fazer exames logo após a cirurgia para serem receitados de acordo com os resultados dos exames. Estou muito angustiada e muitas vezes fico chorando e sofrendo com tudo isso, Obrigada por dividir e compartilhar a sua história.
    Abraços.

    • Responder Nary 30 de outubro de 2017 at 4:49 pm

      Oi Rosangela,

      primeiro, respira e pensa positivo, vai dar tudo certo! <3

      Vamos lá, pra começar a tomar os remédios, varia sabe? Cada médico age de alguma forma e primeiro você tem que fazer uma biópsia pós cirurgia pra ver se vai precisar fazer iodoterapia, eu não precisei, então, comecei com os remédios uma semana depois de operada. Fui ao médico de cabeça para ele olhar os pontos e já saí de lá com caixas de puran t4 100mg, mas, ele passou os exames de sangue para que eu começasse a ser acompanhada e aí tomar a dosagem certa. Acabou que 100mg era pouco pra mim e eu subi para 125mg, depois para 137mg e hoje eu tomo 150mg, um ano e oito meses depois de operada.
      Ainda faço acompanhamento com endócrino e médico de cabeça e pescoço regularmente.
      Tenha calma e fé, vai dar tudo certo :D
      Qualquer dúvida pode deixar aqui, o que eu souber responder, te respondo com maior prazer!
      bjs!

  • Responder Tatiana 11 de dezembro de 2017 at 1:06 pm

    Oi Nary, tudo bem? Descobri por esses dias 6 nódulos na minha tireóide, ainda estou no processo de exames, punção, para ainda ter um diagnóstico e quais serão os procedimentos.
    Mas a minha dúvida é, depois de 1 ano e meio da sua retirada de tireóide, qual é a sua qualidade de vida? Os cansaços do início continuam, engordou muito, demorou muito para ajustar a quantidade certinha do hormônio?

    Obrigada pela ajuda!!

    Bjs

    • Responder Nary 12 de dezembro de 2017 at 1:21 pm

      Oi Tatiana, tudo bom?!
      Em fevereiro vai fazer dois anos que operei e está tudo bem. A vida volta a ser o que era antes? Não. Mas dá pra viver normalmente sim. E não engordei por causa do remédio não, acabei engordando por outros fatores.
      Demorou uns 6 meses pra ajustar a dose mas depois tive que ajustar de novo. A cada seis meses faço uma bateria de exames pra ver se está tudo bem, esse ano meu TSH acabou aumentando e precisei fazer um exame de imagem pra saber se estava tudo bem, mas graças a Deus deu tudo certinho.
      O acompanhamento com endócrino e médico de cabeça é para sempre. :)
      Boa sorte no seu caso e venha me contar os desenrolares.
      Qualquer dúvida que eu souber responder, estou a disposição.
      beijos!

  • Responder regina 17 de dezembro de 2017 at 8:55 am

    Ola..
    Fiz a minha a 5 dias e pensei q ia morrer com essa dor pra engolir e falar, mais lendo aqui isso vai ser o menos pior 😔
    Estou com medo.

    • Responder Nary 18 de dezembro de 2017 at 6:43 pm

      Oi Regina,

      está com medo de que? Não tenha, cada pessoa reage de uma forma a cirurgia. Esse foi o meu relato pessoal do que eu senti, mas tem gente que sente menos, gente qque sente mais. Cada ser humano é um e vários fatores podem influenciar.
      Eu por exemplo só tive problema em engolir/falar nos dois primeiros dias de operada.

      Foque no positivo que vai dar tudo certo!
      abs!

  • Responder Andréa 9 de janeiro de 2018 at 12:49 am

    Oi, Nary! Amei seu blog. Muito esclarecedor. Operei da tireoide dia 02/01/2018, retirei toda tb. Mas como você disse, cada ser humano é um. Acredita que minha voz nao mudou em nada e nem senti dificuldade para comer tb? Claro q sentia um pouco de desconforto, mas nada intenso. Que maravilha, ne? Sentia aquele desconforto natural de ter feito uma cirurgia no pescoço, mas nada relacionada a fala ou a alimentação. Amanhã é meu retorno com o médico para ele ver se está tudo bem. Ainda nao estou fazendo a reposicao hormonal, apenas de calcio. E por incrivel que pareça, apesar de eu ter tido 5 nodulos grandinhos(2 deles tinham 3 cm cada), o meu hormônio nao alterou em nada, eu continuava produzindo normalmente. Achava isso muito estranho. Mas essa sensação de cansaço que você relatou sentir, eu tb sinto. É um cansaço repentino é inexplicável, que precisamos voltar p casa, exatamente como você falou. Ainda nao percebi mudança no meu humor e nem no meu peso, mas talvez ainda seja cedo p isso, ne? Ja que ainda nem comecei a fazer a reposição. Deus queira q eu nao sinta, pois ninguem me merece de mau humor kkkkkkkkkkk, e nao quero engordar ☹️☹️ A minha preocupação, dentre outras, é se vou conseguir voltar a fazer atividade física, se vou ter resistência p isso. Fazia crossfit antes e n vejo a hora de voltar, mas vai demorar um pouquinho….enfim, amei seu blog e espero, sinceramente, que você ja esteja bem. E tb espero ficar bem. Amei seu post. Obrigada por compartilhar sua experiência e iluminar nossas dúvidas. Bj no seu coração.

    • Responder Nary 9 de janeiro de 2018 at 2:54 pm

      Oi Andrea,

      dá pra voltar a fazer atividade física sim! Você só vai demorar um pouco por causa da recuperação da própria cirurgia. E quanto a engordar, eu só engordei porque eu mesma liberei na alimentação. heheheheh
      Mas o meu mau humor foi muito, mas muito tenso.
      Agora em fevereiro/2018 completa dois anos que operei e graças a Deus está tudo bem! Sigo sendo acompanhada por endócrino e médico de cabeça e pescoço, fazendo exames regulares e com a dose do remédio ok!

      Espero que se recupere logo!!!!!

      Beijos!

  • Responder Deise Pereira 1 de março de 2018 at 1:38 pm

    Oi Nary!
    Parabéns pela iniciativa. Fazem 15 dias que fiz tireoidectomia total com esvaziamento cervical.
    Um dia após a cirurgia senti muita câimbra e fiquei assustada, mesmo sabendo que era um sintoma esperado.
    Já estou fazendo a reposição hormonal mas não passei pelo médico ainda.
    Estou sentindo muita fome, a sensação é de vazio e buraco no estômago. É normal?
    Quanto tempo demora pra voz normalizar?
    Volto a trabalhar semana que vem e estou muito insegura… tudo é novo pra mim. Sinto medo de engordar muito e não ter energia para as coisas que gosto.
    Obrigada por compartilhar sua experiência com outras pessoas…. isto ajuda muito quem está passando por esta situação compreender as mudanças físicas e psicológicas.
    Paz e bem! Bjs

    • Responder Nary 1 de março de 2018 at 3:06 pm

      Oi Deise,

      Eu não senti caimbra, mas tomei remédio pra isso não acontecer, na primeira semana pós cirurgia.
      Sim, rolou uma fome monstra, como seu remédio não tá ainda com a dose que você precisa, é normal, mas se ajusta.
      Agora sobre a voz infelizmente não posso te responder porque eu não tive alteração alguma, ficou tudo normal, no outro dia de operada já estava falando sem problemas.
      A energia e a vitalidade infelizmente demoram a voltar por causa dos remédios, mas olha, conversa sempre com seus médicos sobre isso pra eles verem como podem te ajudar.
      Boa sorte!

      bjs!

  • Responder Chris 29 de março de 2018 at 12:47 am

    Chris
    Olá Nary tenho 15 dias que fiz estou sentido muito cançaso e lendo todos esses depoimentos já fiquei com medo.
    melhoras a todos e q Deus me ajude a enfrentar tudo isso.

    • Responder Nary 6 de abril de 2018 at 10:11 pm

      Oi Chris,
      tenha calma e paciência que as coisas vão se ajustando :*

  • Responder Rebeka 29 de março de 2018 at 4:12 pm

    Oi Nary, como vai?

    Minha mãe removeu a tireoide, no começo foi um pouco mais tranquilo apesar dos cuidados de PO, mas agora com 8 meses após a cirurgia tem ficado mais difícil, já que o remédio de reposição hormonal ainda falta ajustes… Você poderia me recomendar alguns cuidados, como algum remédio para estresse, ou o que acha de de hidrantes e sabonete intimo, ajuda? … Os seus olhos também coça muito? minha mãe diz que só falta furar a pálpebra dela, estou preocupada com isso, você usa algum sabonete especial para isso?

    Obrigada desde já, seu post me ajudou

    • Responder Nary 6 de abril de 2018 at 10:11 pm

      Oi Rebeka,

      eu sugiro um acompanhamento com psicólogo, pra ela lidar melhor com as mudanças que a retirada da tireóide faz na vida sabe?
      Eu não tive coceiras, nem sabia que podia ver, não é melhor que ela vá a um dermatologista pra ver isso?
      Beijos e muito boa sorte :)

  • Responder Mariana 12 de abril de 2018 at 12:03 am

    Nary, Boa noite.
    Eu dou aula de dança. Tirei a tireóide faz uma semana.
    Você sabe quanto tempo leva para voltar a se exercitar? O médico falou que no mínimo um mês, porque na dança mexemos muito a cabeça, mas sendo sincera, acho que leva mais tempo, né?!
    O que você acha? Estou preocupada, pois me apresento em Julho e não sei se estarei 100% até lá.

    Obrigada.

    • Responder Nary 12 de abril de 2018 at 11:25 am

      Oi Mariana,

      eu operei 23/02 e voltei a me exercitar em abril, quando a cicatriz estava já bem fechadinha. Dê uma atenção à cicatriz e cuide do local pra fechar rapidinho :*
      boa sorte, se precisar de alguma coisa, pode me perguntar!

  • Responder Joana Darc Marini Patrocínio 15 de abril de 2018 at 7:18 pm

    Vou fazer essa cirurgia de retirada da tiróide estou com muito medo, Pois já tomo puran a alguns anos,Mas vou encarar e pedir muita proteção de Deus .

    • Responder Nary 15 de abril de 2018 at 10:46 pm

      Oi Joana,

      não tenha medo, a cirurgia é tranquila. :)
      Beijos e boa sorte

  • Responder DAYSE LÚCIA 20 de abril de 2018 at 12:07 am

    Minha está agendada para dia 23.04. estou nervosa tb

    • Responder Nary 23 de abril de 2018 at 8:08 pm

      Vai dar certo Dayse!
      Depois venha me contar como está :*

  • Responder Nyedja 25 de abril de 2018 at 9:33 pm

    Eu descobri em um exame não intencional um nódulo de 1 cm q depois da punção deu carcinoma papilifero ou seja meu nódulo é maligno 😭 já chorei já fiz de tudo é uma dor sem explicação pois mudanças sempre me assusta ! Vou ter que tirar o meu nódulo
    E marque com o cirurgião de cabeça e pescoço para começar a fazer os pré operatório ! Digo a vc q estou morrendo de medo dessa nova vida desse cansaço de todos os sintomas 😭😭😭😭 sou mãe de uma princesa de 3 anos onde eu q faço tudo e não sei se terei a mesma disposição mas eu vou tentar o máximo .

    • Responder Nary 3 de maio de 2018 at 7:49 pm

      Oi Nyedja,

      o meu nódulo também era maligno como o seu e tive que tirar. No início a adaptação é complicada, mas com o tempo a gente vai acostumando.
      Siga as orientações que o seu médico passar que vai dar tudo certo!
      bjs!

  • Responder Sandra Regina Cavalcante 26 de abril de 2018 at 3:46 pm

    Olá. Você operou há dois anos. Esses assuntos ainda permanecem??
    Eu vou retirar tb dia 19/05/18. Tenho uma viagem para dia 30 por avião, a médica disse que no retorno dirá se posso ir, acredita que sim.
    Como foi o seu pós operatório??!
    Agradeço muito pelo seu depoimento.

    • Responder Nary 3 de maio de 2018 at 7:48 pm

      Oi Sandra,

      hoje as coisas já normalizaram mas ainda faço vários exames rotineiros e sigo com acompanhamento com endocrinologista e médico de cabeça e pescoço. A vida não volta 100% ao normal mas dá pra viver bem sim :)

  • Responder Marcela Andrade 16 de maio de 2018 at 1:51 pm

    Oi Nary,
    Eu tbm fiz a retirada total, não consegui ainda a dosagem ideal.
    Fiz o procedimento em 26/07/2016 e sinto tudo que vc citou no post!!
    Fico alternando as medicações pra ver se me adapto melhor com uma ou outra (eutirox, levoid, syntroid), mas cheguei no ponto de uma irritação tremenda que tem uns 6 meses que não faço exames… ta um saco!!!
    Meu endócrino já está marcado pra final desse mês.
    Beijo

    • Responder Nary 17 de maio de 2018 at 5:00 pm

      Oi Marcela,
      não fique sem fazer os exames não. Espero de verdade que você consiga acertar sua dose, mas depois que acerta tem que continuar a cada seis meses fazendo os exames.
      :*

  • Responder Nathalia 22 de maio de 2018 at 11:38 pm

    Oi Nary, tudo bom?
    Tenho 24 anos e fiz minha cirurgia de retirada total na quinta feira passada.
    Agora esta aparecendo no meu rosto uns carocinhos vermelhos como se fossem espinhas, joguei no google mas nao obtive nenbuma informação relacionada a isso, você sabe se isso é normal?
    Tenho consulta com a cirurgia para retorada de pontos na sexta feira.

    Obrigada!

    • Responder Nary 23 de maio de 2018 at 4:10 pm

      Oi Nathalia,

      não sei de nada em relação a isso, comigo não aconteceu também não li nada sobre. Mas converse com o seu médico porque pode ou não ser relacionado à tireóide.
      Boa recuperação!!! :****

  • Responder Gisele Vieira 5 de junho de 2018 at 2:41 pm

    Ola Nary
    Me chamo Gisele, não retirei a Tireoide mas fiz iodoterapia o que causou uma lesão e minha tireoide foi atrofiada como se eu tivesse retirado. Me sinto exatamente como vc declarou, cansaço absurdo, irritação, muita alteração de humor e emoções a flor da pele, sem contar a parte da balança….rs Como voce esta hoje? você acha que esses sintomas emocionais reduz com o tempo? fico preocupada porque isso afeta diretamente as pessoas q me relacionam inclusive no trabalho e me atrapalham muito.

    • Responder CF 6 de junho de 2018 at 4:41 pm

      Oi Gisele,
      faz pouco mais de dois anos que operei e hoje posso dizer que levo uma vida normal. De vez em quando rolam umas alterações de humor e um cansaço, mas nada como era no começo não.
      Com a dose do hormônio ajustada, a vida é bem melhor.
      Espero que consiga se adaptar :*

  • Responder Gisele Vieira 6 de junho de 2018 at 4:50 pm

    Oi Obrigada pelo seu retorno, fico mais aliviada saber que uma hora ameniza toda essa loucura….rsrs.
    A proposito eu copiei parte do seu texto para um post meu espero que nao se importe, me enquadrei perfeitamente em algumas coisas e achei claro a forma como vc se expressou.
    Fico feliz saber que tudo isso passa, parabéns pela luta!!

    • Responder Nary 6 de junho de 2018 at 7:55 pm

      Oi Gisele,
      dando os créditos de onde veio o texto, não tem problemas :*

  • Responder Rafael Fortunato 19 de junho de 2018 at 12:02 pm

    Olá minha irma não tem tireoide também essa semana ela fez uns exames no rim e o medico constatou uma calcificação no canal dos rins por conta do cálcio que ela toma … sabe algum medico ou alguma soluça opara isso… estamos desesperados

    Obrigado

    • Responder Nary 21 de junho de 2018 at 8:36 am

      Oi Rafael,

      não sou médica nem posso falar sobre esse assunto específico. Sugiro que busque em sua cidade médicos que sejam especialistas em Rins para auxiliar vocês.

      abs!

  • Responder Wannisy Aparecida da Silva 20 de julho de 2018 at 2:22 pm

    Minha cirurgia esta marcada para dia 31/08/18, estou muito ansiosa e com medo da nova adaptação que terei que fazer.

    • Responder Nary 20 de julho de 2018 at 6:38 pm

      Oi Wannisy,

      a adaptação passa rápido, não tente pensar nisso, nem sofrer por antecedência.

      abs!

    • Responder Flavia de Farias 21 de julho de 2018 at 12:40 am

      Oi Wannisy, retirei minha tireoide toral tb em 08 maio de 2018, tenho 2 meses e poucos dias que estou sem tireoide. Tudo correu bem. Não se preocupe esse procedimento é tranquilo, eu tb no inicio antes de fazer a cirurgia estava ansiosa e com medo, mas a cirurgia foi bem tranquilo levou 2 horas e nem pareceu, para mim parece que foi 2 minutos. Vc só tem que se atentar para quem vai fazer sua cirurgia, pois tem que ser um cirurgião(a) com especialidade em cabeça e pescoço.
      Tudo vai dar certo acredite. Eu em apenas 2 meses da retirada de minha tireoide, vivo bem sem complicação graças a Deus. Só tenho agora que fazer exame de sangue para dosar o hormônio. Atualmente tomo hormônio de 112 mcg.

  • Responder Rosana Aouad 23 de julho de 2018 at 10:03 am

    Retirei minha tireoide tem 20 dias e a única coisa que não gostei foi que enjoei muito e tive muitas gases nos primeiros 8 dias .Mas na minha primeira consulta o médico diminuiu a quantifade de cálcio e tudo voltou ao normal. Me sinto mais calma e meu paladar mudou um pouco,estou comendo mais frutas e salada. Acho que a questão de fome é mais psicológico. Mas minha recuperação foi ótima ,no primeiro dia já estava falando e comendo …..rsss … Não senti dor nenhuma,só um desconforto na garganta,como se tivesse um pouco inflamada. Você que ainda vai fazer ,confie em Deus! Eu confiei nele o tempo todo e não tive medo nem tristeza hora nenhuma,apenas agradeço a Ele por ter sido o câncer menos agressivo de todos!

    • Responder Nary 23 de julho de 2018 at 7:57 pm

      Rosana,
      o psicológico ajuda muito na hora da recuperação, que bom que a sua está tranquila.
      abs!

    • Responder Nary 23 de julho de 2018 at 7:57 pm

      Rosana,
      o psicológico ajuda muito na hora da recuperação, que bom que a sua está tranquila.
      abs!

  • Responder Iris 27 de julho de 2018 at 3:20 pm

    Oi Nary! Faz 7 dias que fiz a retiada total de tireoide, estou tendo muitos gazes e enjoo. Desanimo total. Ja sai do hospital com hormônio. Hj estou bem desanimada, espero que isso passe! Abs.

    • Responder Nary 1 de agosto de 2018 at 11:01 am

      Oi Iris,

      não esqueça que ainda o hormônio você está se recuperando de uma cirurgia, tempo, calma e paciência ajudam nisso.
      Espero que fique td bem!
      bjs

  • Responder karen 28 de julho de 2018 at 11:05 am

    Oi, Nary, também fiz a tireoidectomia, minha médica disse que não precisarei fazer iodo, vi que você também não fez. Sabe se há chances de recidiva por causa disso? Qual era o tamanho do seu nódulo? Desculpe perguntar, mas ainda estou no início desse processo e fico curiosa sobre as experiências de quem já passou por isso. No início, é um choque muito grande, ainda não me recuperei totalmente. Beijos!

    • Responder Nary 1 de agosto de 2018 at 11:00 am

      Oi Karen,
      dois anos pós cirurgia não precisei ainda do iodo então tá tudo certo pot aqui.
      Se não me engano tinha 1.4mm o nódulo, preciso ver no exame rs.

      Tenha calma e paciência que as coisas se ajeitam
      bjs!

  • Responder Karen 1 de agosto de 2018 at 4:45 pm

    Obrigada por responder, Nary! O meu tinha praticamente o mesmo tamanho. Faz quase duas semanas que fiz a cirurgia, mas me sinto tão tensa, não sei se é ansiedade ou se é o hormônio… É difícil olhar para o pescoço no espelho. Complicado isso, viu? Tenho inveja de quem consegue tirar isso de letra. Você tomou algo para controlar a ansiedade? Beijo!

    • Responder Nary 2 de agosto de 2018 at 12:25 am

      Oi Karen,

      não tomei nada não na época. Eu tive muito apoio da família e dos médicos que me deixavam muito tranquila e isso foi muito fundamental pra tudo correr bem na medida do possível.
      Eu ficava muito preocupada se a cicatriz não ia ficar marcas, eu era muito neurótica com isso. Cuidei muitoooo pra não ficar marca nenhuma e ainda bem que não ficou. Mas eu estava sempre fotografando a cicatriz pra ver a evolução kkkkkk
      Vai dar certo!

      beijos!

  • Responder Luciana 7 de agosto de 2018 at 8:09 pm

    Sou a luciana…Fiz a minha a tireoidectomia total tem 8 dias; foi uma cirurgia muito tranquila, minha equipe medica foi nota 10,estou passando bem , ando pensativa, se tomei a decisão certa, deve ser normal ter esse sentimento…afinal foi retirada uma parte do meu corpo, o q consola é q foi um mal necessario…mas estou passando bem, me sinto como antes da cirurgia, graças a Deus correu bem, e meu cirurgião “Diogo Melgaço “é um ótimo profissional, eficiente e esclarecedor…fez uma incisão relativamente pequena, preservou todas as 4 paratireoideslogo não preciso repor o Cálcio,; ainda não fui a consulta de retorno do pos-cirúrgico, mas ja estou tomando hormônios, Estou bem, breve devo ir ao endócrino.
    Fiquem tranquilas, não vamos deixar, a o medo tome conta dos nossos pensamentos, somos o q pensamos o dia todo, por isso vamos pensar positivo, q as coisas só tende a melhorar, é q somos responsáveis por nós mesmos, escolheremos ver a vida como uma vida cheia de oportunidades e coisas boas a nós oferecer, viver é uma dádiva do nosso Bom e poderoso Deus!!!
    Bjos meninas força!!!

    • Responder Nary 9 de agosto de 2018 at 9:12 am

      Oi Luciana,
      que bom que a sua cirurgia correu tudo bem.
      Em relação a repensar se você fez a escolha certa ou não, porque tinha que tirar uma parte do seu corpo, olha, se precisava tirar, claro que você fez. Não passei por esse sentimento não viu, pra mim eu só queria ficar boa e a opção era tirar, então vamos tirar!
      As coisas acontecem por algum motivo e eu acho que médicos existem pra nos auxiliar nesses casos, tire esse pensamento de dúvida da sua cabeça porque se a cirurgia pra você era a melhor opção, óbvio que foi o correto.

      abs!

  • Responder Luciana 9 de agosto de 2018 at 10:45 am

    Verdade Nary, quando estava indo p a cirurgia, um médico da equipe ,Dr.José, cirurgião geral, foi até sala de espera do bloco-cirúrgico, é chamou meu nome…e com um sorriso no rosto, creio q para me passar tranquilidade e segurança, me perguntou, se eu estava animada, respondi…animaadaaa… e falei a msm frase q vc ; se temos q tirar, vamos tirar…
    Obrigada pela força Nary!

    • Responder Nary 13 de agosto de 2018 at 7:18 pm

      Já deu certo querida! :D Bjsss

  • Responder Karen 15 de agosto de 2018 at 10:00 pm

    Eu também tive a mesma dúvida da Luciana… Até perguntei para a médica se tinha tomado a decisão correta… racionalmente você sabe que é, mas são tantas variáveis, estava bem, poderia continuar a viver sem nem saber que tinha um câncer, mas depois que vc sabe, não há muito jeito… É complicado.

    • Responder Nary 17 de agosto de 2018 at 11:40 am

      Engraçado, uma coisa que eu não tive foi dúvidas. Quando o médico disse: “tem que operar”, eu só disse: “ok. Quais os próximos procedimentos?”
      Daí fui fazer os exames pre operatórios e resolver as coisas.
      Não vejo porque ter questionamento sabe? Se a resolução é essa, vamos a ela então. :)

      • Responder karen 18 de agosto de 2018 at 9:51 am

        Acho que depende da pessoa, sei lá, também fiquei pensando: “poxa é uma parte do meu corpo”! rs
        Li sobre as consequências de viver sem tireoide e fiquei com muito medo de como seria a minha vida depois disso, a ideia de depender de um hormônio artificial pro resto da vida, de exames periódicos, isso diminui um pouco a minha sensação de liberdade… Mas vamos indo. Tenho um mês de cirurgia, alguns sintominhas, mas acho que mais de ansiedade do que da regulagem do hormônio, faço os exames de sangue para ver como anda essa parte na próxima semana. Obrigada pelo relato no blog. Sempre que me bate um desânimo eu passo por aqui e pelo blog de outras mulheres que passaram pela mesma situação e estão levando suas vidas numa boa para me animar. Abraços!

        • Responder Nary 20 de agosto de 2018 at 10:24 am

          Oi Karen,
          nunca deixe de pensar positivo! Com o tempo as coisas se ajeitam.
          Que bom que meu relato te ajudou, fico imensamente feliz em saber.

          bjs!

  • Responder Luau 24 de agosto de 2018 at 11:55 pm

    Também gosto Karen de passear por esse blog, agente pensa parecido neste assunto… qdo vejos relatos positivos me sinto mais fortalecida nessa nova caminhada, estou bem , ha retornei ao cirurgião; falou q está tudo ótimo e passou os exames p avaliar os hormonios…
    Obrigada Meninas, obrigada Nary pelas palavras de apoio !
    Bjus

    • Responder Nary 4 de setembro de 2018 at 10:00 am

      Oi Lucia,
      siga pensando positivo que as coisas vão dar certo! :D
      Beijos!

  • Responder VIRGINIA BARACHO PIRES BRUNETTA 10 de setembro de 2018 at 4:31 pm

    Fiz a tireoidectomia há 1 ano e 1/2 e hoje estou com muito desconforto no pescoço. Garganta seca, muita tosse, principalmente ao deitar e conforme a posição do pescoço. A pela abaixo do corte também fica repuxando a cada deglutição. É muito chato! Isto é normal?

    • Responder Nary 12 de setembro de 2018 at 2:28 pm

      Oi Virginia,

      o ideal é que você procure um médico, de preferência o que te operou, pra ver se isso é normal ou não.

  • Responder Patricia 20 de setembro de 2018 at 9:39 pm

    Talvez eu tenha que fazer mesma cirurgia (faltam alguns exames para confirmar) e tenho uma pequena dúvida a espeito: sua voz mudou? Ouvi o relato de uma conhecida que tbm passou pela mesma cirurgia de que ela ficou um certo tempo sem voz e teve que fazer fonoterapia, hoje ela fala normalmente. Estou com um pouco de receio…

    • Responder Nary 25 de setembro de 2018 at 1:43 pm

      Minha voz não mudou não. Vi relatos sobre isso mas não é uma coisa que acontece com todo mundo.

    Responder