Co-wash: Lavando seus cabelos sem agredi-los | Chat Feminino
Cabelos

Co-wash: Lavando seus cabelos sem agredi-los

Já falei sobre Co Wash aqui no blog lá em 2016, quando conheci e tomei conhecimento da técnica, mas acho que aquele post precisa de um update, especialmente porque inseri essa forma de lavar os cabelos na minha rotina e aprendi algumas coisas que nem contei por lá, por isso, vamos falar tim tim por tim tim dessa forma de limpar o couro cabeludo com condicionador limpante.

Co-wash: como lavar os cabelos sem agredí-losfoto: shutterstock

O que é co-wash

Vamos lá começar do começo, co wash é a junção de conditioner wash, ou seja, lavagem com condicionador. Aí vem a dúvida, porque lavar os cabelos com condicionador?

Simples minha querida, para agredir cada vez menos os nossos fios! Os condicionadores liberados para essa técnica possuem emolientes como o shampoo e são capazes de promover uma limpeza aos fios tão eficiente quanto a dos shampoos.

Para quem faz atividade física diária, o co-wash, é uma ótima opção para você que precisa lavar os cabelos todos os dias, basta alternar essa lavagem com o seu shampoo, assim eles vão ressecar menos.

O co-wash não é exclusivo para quem faz low poo ou no poo, você pode alternar a limpeza dos fios com condicionador enquanto usa os seus outros produtos da sua rotina capilar.

Mas lembre-se, se você quer abolir totalmente o shampoo da sua rotina, precisa mudar também os outros produtos, essa técnica é chamada no poo e tem um post aqui no blog sobre isso explicando melhor. 

Produtos liberados para co-wash

Nem todo condicionador é liberado para co-wash, não vá sair pegando o primeiro que encontrar na sua prateleira pra lavar porque se ele não for liberado, não vai limpar e ainda vai acumular resíduos no seu fio. Ou seja, vai dar é tudo bem errado. hehehe

Existe uma lista de componentes proibidos para co-wash, que v0cê deve fugir:  parafina, petrolatos, óleo mineral, parafina líquida, vaselina e silicones insolúveis. Se seu condicionador tiver qualquer um desses componentes, ele não serve para a técnica.

Vou deixar aqui uma listinha de produtos que podem ser usados para o co-wash e são fáceis de achar em perfumarias e e-commerces.

Condicionadores liberados para co-wash

yamasterol queratinaco-wash bioextratuscondicionador suave de lavandano poo deva curl –  amido de milho skaladivino potão skalaco-wash nyatano bubble soul powermulty salon linetudo de bom novexmaionese vegana skala

Co-wash: como fazer

Agora você já sabe o que é e quais os produtos pode usar, mas como fazer efetivamente essa limpeza? Começo logo dizendo que não é igual a sua lavagem com shampoo, o condicionador tem bem menos espalhabilidade com o shampoo, por isso é ideal que você divida mentalmente a sua cabeça em quatro partes e vá fazendo a limpeza por partes.

Como fazer co-washimagens: shutterstock

Vem comigo que te explico melhor!

1: Molhar bem o cabelo: pode molhar mesmo, deixe ele beeem encharcado.

2: Aplique o produto no couro cabeludo e massageie: essa é a hora que eu divido a cabeça em quatro e vou aplicando e massageando de 3 a 5 minutos. A limpeza se dá nesse momento, com a massagem do produto no seu couro cabeludo. Se você não massagear bem, não vai limpar direito tá? E não esqueça, massagem com a ponta dos dedos, nada de usar a unha.

3: Enxague: Pode jogar água nesses fios pra retirar todo o produto!

O blog cabeleira em pé chama essa técnica de MAME:
M: molhar
A: aplicar
M: massagear
E: enxaguar  

Acho esse nome ótimo, bem fácil e simples de memorizar a ordem certinha de fazer o co-wash. Depois de lavado, você pode aplicar uma máscara ou condicionador de sua preferência e finalizar os cabelos da forma que você mais gostar.

Alguns produtos específicos para co-wash não tem a necessidade de usar alguma outra máscara depois, você tem que observar o rótulo de cada um para ver se há ou não necessidade de utilizar essa máscara ou condicionador.

Ah, eu tenho os fios bem oleosos e não senti nenhum aumento na oleosidade depois de começar a fazer o co-wash, então, pode se jogar sem medo. ;)

Se você tem alguma dúvida, deixa nos comentários!

Beijinhos!

Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram  Twitter | Facebook |

Post Anterior Próximo Post

Aproveita e veja também

1 Comentário

  • Responder lisa 8 de abril de 2018 at 10:30 pm

    very helpful, thanks.

  • Responder