Chat Feminino
Cinema

[Cinema] – Noé

To uma mocinha, indo ao cinema semanalmente, é um programa que eu realmente adoro e quando vejo os trailers já programo o filme do outro sábado. Semana passada foi a vez de Noé, adaptação hollywoodiana da história bíblica famosa, na qual Noé constrói uma arca e nela abriga além da sua família, um casal de animais de todas as espécies do mundo, para sobreviver do dilúvio que Deus mandará afim de resgatar sua Criação e purificar a Terra, já que o homem tinha se transformado em um pecador.
Antes de falar efetivamente sobre o filme, quero deixar algumas coisas claras, antes que alguém fale algo: sou católica (criada dentro da igreja e quem me conhece pessoalmente sabe), tenho a mente super aberta e entendo perfeitamente que é um filme, é ficção e não uma reprodução fiel da Bíblia. – Escrevi isso por quê tá rolando tanta polêmica na internet e tanta gente dizendo que o filme é uma blasfêmia que é melhor avisar antes minha visão né?!
Noé
Enfim, o filme começa com a criação do mundo, uma linha do tempo visualmente muito bonita, narração bem interessante, uma coisa bem Hollywood mesmo, quase épica eu diria. Achei interessante começar pelo começo, quando Deus criou a terra, os animais e por fim o homem, a traição de Adão e Eva, expulsão do paraíso, Caim e Abel… uma verdadeira aula sobre a criação do mundo na visão religiosa.
O desenrolar disso chega em Noé, que tem visões de que precisa construir uma arca para salvar sua família, os animais e limpar a terra do pecado. O filme retrata o personagem como humano, com sentimentos, sensações e dúvidas, muitas dúvidas. Noé duvida ser um homem puro para ter sido escolhido por Deus. Por vezes ele parece o anti-herói da história (nesse caso, Deus atuava como herói).
A película mostra também coisas que a gente realmente não imagina, como a população revoltada que também quer o seu lugar na Arca, porque Noé e não todos?
Punição, pecado e divindade são muito explorados mas de uma forma mais humana.
Achei interessante a forma como humanizaram os personagens, pessoas que amam, odeia, riem e choram e não divindades.
Uma coisa a se comentar são os efeitos especiais, cortes de câmera e trilha sonora. Tudo muito bem feito e alinhado. Não vi em 3D mas imagino que seja uma experiência muito boa.
Eu particularmente saí do filme satisfeita, embalou minha tarde chuvosa de sábado e foi um bom divertimento.

Se você for ao cinema sem expectativas e querendo apenas entretenimento, você terá. Se você for cheio de dogmas, fé e esperando a história bíblica fielmente retratada na telona, nem gaste o seu dinheiro. ;)

Beijinhos

You Might Also Like...

2 Comments

  • Reply
    Kelly
    11 de abril de 2014 at 7:33 am

    Eu fui bem quado lançou e não tinha ainda no Brasil, pelo trailer parecia ser fiel a historia bíblica. Depois de assistir o filme que descobri que não tem muito haver. O filme foi super bem feito, muitas coisas nos fazem pensar… principalmente o respeito de Noe pela criação (quando ele ensina a crianca sobre a flor e depois os animais)
    Outras coisas eu meio que sai rindo,
    1- Meu marido perguntou se adao e eva eram aliegineas, coocon? Pq no filme eles parecem alienigenas, huahauhauha. Achei tao mal feito essa parte
    2- Pode ver que quando Noe começa a contar a historia da criação o que aparece eh a evolução (???) (Mas tbm achei lindo essa parte dos dias criativos)
    3-E aquelas pedras?? Eram os anjos que vieram pra terra (resumindo demonios) e ainda ajudaram a construir a arca. Essa parte total ficcao mesmo.
    4- Noe psicopata, hhahahahahah

    Bom, nem sei o que dizer do filme, eu esperava um pouco mais.. confesso que não gostei.

    • Reply
      Nary
      11 de abril de 2014 at 8:31 am

      Mas então, você foi com a cabeça pensando em ser reprodução da Bíblia, aí realmente não teria como gostar mesmo. O filme é uma adaptação bem interessante que mostra que todo mundo é bom e mau ao mesmo tempo. Achei bem interessante a abordagem desse tema.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.