Bullet Journal, o que é e como começar um | Chat Feminino
Lady Geek

Bullet Journal, o que é e como começar um

Você provavelmente deve ter visto algum bullet journal por aí, os bichinhos estão aparecendo cada vez mais, especialmente entre as amantes de papelaria (o pinterest tem muita foto deles) e desde o ano passado vinha querendo montar um pra mim, até que decidi que esse ano não usaria agenda, mas sim um BuJo (abreviação de Bullet Journal) e vim aqui explicar melhor o que é e como faz pra ter um. ;)

Bullet Journal – O que é

O bullet journal é um sistema de organização, criado pelo designer Ryder Carroll, que começou a organizar suas tarefas em papel e identificá-las com ícones (bullets em inglês). O método dele está todo explicado em seu site: www.bulletjournal.com.
Mas resumindo, o BuJo é um caderno/agenda de tarefas que você faz pra se organizar.
Bullet Journal

O Bujo acima é do próprio Ryder Carroll, as duas páginas representam o resumo do mês de julho/2014 com as tarefas que ele tem pra fazer. Cada ícone representa uma coisa diferente. As bolinhas são compromissos, caixinha de ‘check’ para tarefas, hífen para informações importantes, asteriscos são as prioridades e exclamação para o que você tem que prestar atenção.

Está confuso? Eu também fiquei quando li sobre a primeira vez, mas uma coisa que eu aprendi foi: você não precisa fazer o seu BuJo igual ao de todo mundo, escolha o melhor método para você! O importante é fazer as listas de tarefas e se organizar.

O que eu faço são layouts semanais em duas páginas e coloco todas as tarefas dos dias organizando em listas. Comecei o meu bujo na segunda semana de janeiro e fiz o mês de janeiro e fevereiro de uma vez só. Antes de começar os meses, muita gente cria ‘trackers’ com metas para serem cumpridas durante o mês/ano/semana. Tem tracker de ida à academia, seriados vistos, filmes vistos, livros livros e até para economizar dinheiro. Dá pra fazer muita coisa com o seu Bullet Journal!

Bullet Journal e Planner – duas coisas diferentes

O planner geralmente é uma agenda que já vem fechada, impressa e organizada e os BuJos você mesmo quem monta, essa é a principal diferença entre os dois e que muita gente confunde. Os dois são formas de se organizar, você escolhe a que mais se adapta à sua vida. ;)

Bullet Journal – Materiais

 

Um caderno e uma caneta. Esses são os materiais que você precisa para começar o seu Bullet Journal. Muita gente indica usar caderno quadriculado ou pontilhado porque fica mais simples pra escrever, mas eu comecei com um moleskine que tinha encostado em casa e estou me virando bem com ele. Uso canetas stabilo, pois amo/sou e comprei duas Fiber Castell fine pen, mas pra escrever as tarefas eu uso uma compactor 07, que não transfere e amo.

 Eu abri um board no Pinterest cheio de inspirações pra Bullet Journal. Ainda vou trazer outro post só com inspirações legais e fáceis pra você fazer com o seu.

Beijinhos!

Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram  Twitter | Facebook

Aproveita e veja também:

Assine a nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo e freebies. ;)

Post Anterior Próximo Post

14 Comentários

  • Responder Isabele 25 de janeiro de 2017 at 5:04 pm

    Amo BuJo e vou defendê-lo. Além da diferença de estratégia entre os bullets e os planner, temos o preço. Com um caderno e uma caneta você cria um bullet journal. Para ter um planner a gente não desembolsa menos de 100 pilas.

    • Responder Nary 25 de janeiro de 2017 at 6:32 pm

      Esqueci de por essa diferença tbm! heheheh
      No meio do ano vou comprar um moleskine quadriculado ou pontilhado na bookdepository ja pra usar em 2018!

  • Responder letras e costuras 25 de janeiro de 2017 at 8:17 pm

    bullet journal é tudo, meu 2o ano consecutivo usando. sou apaixonada <3
    adoro as canetas da faber castell pen fine!
    :***

    • Responder Nary 26 de janeiro de 2017 at 11:29 am

      Eu não achei dessas canetas aqui em Natal :((( Aqui é super difícil de comprar material escolar mais diferente, só tem o basicao. kkkk

  • Responder Ana Lu Fragoso 25 de janeiro de 2017 at 10:22 pm

    Sou adepta ao bullet journal e não sabia. Meus 1001 caderninhos são cheios de listas e bolinhas, hahaha.
    Meu grande problema, seja com agenda, planeer, bujo, caderno comum, é que eu começo escrevendo em um, depois anoto uma coisa em outro, depois em outro, e no final das contas estou perdida sem saber onde escrevi.
    Atualmente estou só com uma agenda e um caderno de rascunho onde vou anotando tudo, mas hj já comecei a escrever em outro. Acho que não tenho salvação!
    Bjssss

    • Responder Nary 26 de janeiro de 2017 at 11:28 am

      Eu era que nem tu, saia colocando tudo em mil cadernos e depois me perdia. hahaha Agora eu concentro tudo num só porque fica bem mais simples de encontrar as informações depois.

  • Responder KARINE 26 de janeiro de 2017 at 1:14 am

    amei o seu moleskine, que coisa linda <3 eu decidi começar a usar buJO esse ano tb, e tô tentando encontrar o meu jeitinho de montar ele, haha. acho muito legal isso de criar algo do seu jeito, sabe? por isso que acabei deixando a ideia do planner de lado (embora tenha visto alguns muito maravilhosos pela internet!), haha.

    • Responder Nary 26 de janeiro de 2017 at 11:32 am

      Eu comecei querendo muito um planner mas todos tão caríssimos daí acabei desistindo e partindo pra ideia do Bujo, aí comecei a procurar caderno com folha quadriculada ou pontilhada pq não sei desenhar e eles ajudariam mais, mas aí também não achei aqui em Natal, lembrei do moleskine que estava por anos guardado e resolvi usá-lo. É sem pauta mas to me virando bem.
      Acho bom porque além de se organizar você tira um tempinho pra exercer a criatividade. Eu não sei desenhar então fui pro pinterest procurar referências e fico testando bannerzinhos e coisinhas fofas em um caderninho a parte, pra por no Bujo.

  • Responder Paula 26 de janeiro de 2017 at 4:43 pm

    Acho bem legal BuJo mas não consigo me adaptar. Acho muito livre e eu preciso de algo mais formatado pra não largar!

    • Responder Nary 31 de janeiro de 2017 at 11:27 am

      Eu to curtindo muito, to me adaptando super bem, ainda mais que não enfeito demais o layout e sempre utilizei listas pra me organizar.

  • Responder Natasha Arruda 27 de janeiro de 2017 at 11:20 am

    Tinha criado esse hábito mas depois deixei de lado, mas tenho que voltar.

    • Responder Nary 31 de janeiro de 2017 at 12:03 pm

      Eu sempre usei papel pra me organizar e ter achado um método que me ajuda foi melhor ainda!

  • Responder Gustavo Woltmann 7 de fevereiro de 2017 at 8:00 am

    Nossa! Legal seu site, blog, estilo, formato de tudo! super show mesmo! Realmente seu trabalho é top e digno de ser reconhecido cada vez mais! Com que frequência você posta artigos? Tem canal no Youtube também? Ahh e se não estiver participando do evento la no Melhor Amiga, eu recomendo viu? Abraços!

  • Responder Débora F. Gessner 17 de fevereiro de 2017 at 10:34 am

    Adooooro cadernos de organização. O Bullet J. invadiu muito forte o muno das blogueiras entre 2016 e 2017 né :D
    Eu tenho um caderno simples que sempre escrevo minhas tarefas diárias e vou tentar transformá-lo em Bullet também! Beijo,
    http://www.setevidasfelinas.com.br

  • Responder