Chat Feminino
Unhas

Ah, roí minhas unhas!

Quem não adora ver sua mão linda, maravilhosa, com aquele esmalte, com aquele adesivo, aquela cor diferente? Mas tem gente que não consegue.

Muitas mulheres sofrem de um mal difícil de controlar: roer unhas. Por mais que tenham as que param fácil de cometer este ato tão destrutivo pra imagem de nossas mãos, muitas sofrem com essa mania que faz agente ficar com vergonha da nossa mão.

Como diz a Tatiana dos Santos, São Paulo 29 anos

“Quando roia as unhas me sentia péssima! Fracassada! É sério, parece piegas falar assim, mas toda vez que eu roia unhas depois eu olhava minha mão e me sentia mal pra caramba. Eu escondia as mãos no ônibus, não gostava de mostrar as mãos pras pessoas.

Parei de roê-las fazendo as unhas toda semana, por sentir vergonha das minhas mãos!

Acho que era muito por ansiedade e nervosismo que às roia, mas também por hábito. Sério, se torna um hábito ficar com a mão na boca. Tem gente que fuma por hábito de ter algo na mão por exemplo. As vezes eu estava tranquila, assistindo tv, mas a mão na boca era algo que parecia institivo!”

O hábito de roer unhas também pode ser conhecido por onicofagia, que pode ser quem roe ou até come unhas. Sempre ligado a um estado de psico-emocional de ansiedade. Quem come as unhas ainda corre risco de ter lesões no intestino, fígado ou estômago.

É mais comum entre crianças e adolescentes de 4 a 18 anos, e tende sempre a desaparecer. Geralmente as pessoas que roem unhas, fazem isso por terem ansiedade maior ou no caso de crianças crianças, por imitação ao hábito de algum familiar.

A Paula Fernanda de 22 anos e de Florianópolis também disse que conseguiu se livrar desse vício:

“Eu roia as unhas na adolescência, era mais um ‘tic nervoso’ do que por ansiedade e tal. Eu tenho muito costume de ficar mexendo nas unhas mesmo, é dificil controlar. Parei de roer as unhas simplesmente decidindo: ‘Vou parar pra poder ter unhas bonitas’. Não usei nenhum produto para controlar isso, foi só força de vontade mesmo. Não rôo mais as unhas, mas tenho costume de tirar lasquinhas e coisa e tal, mas tento cuidar mais”

Eu, pessoa que vos escreve, sofria(espero) deste mal, mas faz 2 meses que parei com isso (novo recorde) depois de tentativas e mais tentativas, e acho que é assim que agente consegue algo. Me sentia mal e escondia as mãos, que por mais que pareça, está visível a todo tempo quando estamos no computador, em uma reunião ou na escola escrevendo.

Algumas dicas pra quem quer parar de roer unhas:

* Se você é ansiosa demais e muito nervosa, faça exercícios, eles ajudam você a aliviar a tensão e a ansiedade;

* Faça sempre as unhas, assim você fica com uma “peninha” de estragá-las, mesmo sem esmalte sempre deixe uma base;

* Nunca tire esmalte com os dentes ou puxando com a outra mão. No caso de tirar com os dentes, a unha fica mais fina e enfraquecida, assim ela vai quebrar e você vai ficar tentada à roer, o mesmo vale pra puxar o esmalte.

* Mantenha as unhas bem cortadas, unhas grandes tendem a incomodar quem roe unhas, e assim você também vai ficar tentada em comê-las. Deixe pra elas ficarem grandes quando você já estiver bastante tempo sem roe-las, melhor unhas curtinhas que roidas, não é mesmo?

* Ocupe suas mãos!

* Está nervosa? Que tal um chiclete sem açucar? Mas cuidado, chiclete demais pode causar uma gastrite, não vamos trocar um mal pelo outro;

* Força de vontade! Se você não quizer, ninguém pode te ajudar!

Post escrito por Michelli Buzogany

You Might Also Like...

5 Comments

  • Reply
    Anne
    5 de fevereiro de 2010 at 10:39 am

    Essa semana que passei na Campus minhas unhas sofreram =(
    Pior que jájá é minha formatura e tenho que deixá-las perfeitinhas. Valeu o post Mi =D

  • Reply
    Julia
    5 de fevereiro de 2010 at 10:50 am

    Ai Micheli…
    Nem fala, tô em uma fase que eu nem sei mais o que são unhas bonitas…aff! Tô ansiosa! E olha que no Natal minhas unhas estavam assim: http://twitpic.com/utv4t aiaiai.
    Vou começar a me exercitar pra tentar ficar tranquila. =\
    Beijos

  • Reply
    Dafne
    5 de fevereiro de 2010 at 3:29 pm

    Graças a Deus nunca roí e nem sei, na falta do alicate, quando preciso tirar aquele cantinho, não consigo… Peço ao namorado que rói e tira que é uma beleza!
    HAUhUAhUAhuHAuHUAhuAHuHA

  • Reply
    isadora*-*
    22 de julho de 2010 at 11:01 pm

    roiu e tenho vontade de chorar vem a quela vontade e foiii
    D:

  • Reply
    Fiama
    27 de junho de 2011 at 8:19 am

    Então, desde que eu entrei no ensino médio resolvi que deveria parar de roer as unhas. Desde que eu me conheço por gente eu faço isso. Agora fazer praticamente 1 ano e meio que estou tentando parar, as vezes eu paro e fico 1 mês ou 2, ai lascando e tirando o esmalte, acabo roendo de novo. Não tinha percebido que tirar o esmalte me fazia ter a vontade de roer, fico procurando os defeitinhos e tal. Mas suas dicas foram ótimas. Espero que isso funcione. Não há remédio ou produto que ajude, a unica forma de parar mesmo é a força de vontade.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.